A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Redepetro e o Sebrae, tem o prazer em apresentar o IV SIMPÓSIO DE PETRÓLEO E GÁS DO ONSHORE BRASILEIRO, cujo objetivo é reunir profissionais, estudantes e pesquisadores da área de petróleo e gás com ênfase em exploração onshore. Na ocasião, ocorrerão apresentações de trabalhos científicos, palestras e minicursos. O evento será realizado no Expocenter da UFERSA, localizado na cidade de Mossoró, uma das maiores produtoras de petróleo em campos terrestres do Brasil.
As preocupações com as emissões dos gases do efeito estufa levaram o Brasil a ratificar o acordo de Paris em 12 de setembro de 2016, o qual estabeleceu metas de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) visando permitir que o planeta não se aqueça além de 1,5ºC até o final do século 21. As metas brasileiras estabelecidas foram: Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025 e 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030.
Nesse contexto será necessária uma transição energética, o que envolve uma mudança do uso predominante de combustíveis fosseis para fontes mais limpas e renováveis. No Brasil, a transição energética enfrenta desafios significativos onde estes estão associados a mudança significativa na mentalidade, estrutura financeira das empresas de energia, investimento em pesquisa e legislação ambiental. A transição energética pode incluir as tecnologias de CCS (captura e armazenamento de carbono) nas suas pesquisas de forma a diminuir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
No cenário local temos a exploração de campos maduros associada a
escassez hídrica do semiárido nordestino, o que com a chegada dos “novos players” ao Rio Grande do Norte vem promovendo
a retomada de novos negócios e pesquisas relacionados a CCS (captura e
armazenamento de carbono) e economia circular.
Esperamos que o IV Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro
seja um local para interação entre as empresas e a academia de forma a fomentar
o desenvolvimento técnico-científico nas diversas cadeias do segmento
petrolífero.
Desejamos as boas-vindas a todos!