IV SIMPAR - Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná

IV SIMPAR - Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná

online Centro Universitário Integrado, Centro - Campo Mourão - Paraná - Brasil
presencial Com transmissão online

Sobre o evento

O IV SIMPAR – Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná é um evento científico multidisciplinar, internacional e híbrido, voltado a pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação interessados em pesquisa, extensão e no fortalecimento do ecossistema de inovação em todas as áreas do conhecimento.

Consolidado como um espaço de compartilhamento de saberes e práticas, o SIMPAR oferece palestras com especialistas nacionais e internacionais, além de oportunizar a apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências, com publicação nos anais do evento e em livro eletrônico com ISBN.

A comissão científica é composta por pesquisadores de instituições de excelência do Brasil e do exterior, como a Universidade Federal de Lavras (UFLA), CEFET-MG, Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), além de universidades de Portugal, África do Sul e México.

O evento é promovido pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia – IN2, em parceria com Instituto Politécnico de Portalegre-Portugal, Instituto Politécnico de Santarém-Portugal, University of Johannesburg-África do Sul, Universidad Autónoma de Baja California- México, com o apoio institucional do Integrow – ecossistema de inovação do Grupo Integrado.

Datas importantes

Inscrições: até 24 de novembro de 2025

Submissões de trabalhos: de  28 de julho a  03 de novembro de 2025

Resultados de aprovação dos trabalhos: divulgados aos autores conforme as finalizações das avaliações

Divulgação de datas e locais de apresentações de trabalhos: até 24 de novembro de 2025, na área do participante.

Realização do evento: 24 a 26 de novembro de 2025

Disponibilização dos certificados:  em até 15 dias úteis após o encerramento do evento, na área do participante. 

Inscrições

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Atividades

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Submissões

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Normas para formatação e submissão de trabalhos

Tipos de Trabalhos
Serão aceitos trabalhos originados de projetos de pesquisa, iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCC), atividades de extensão ou ações de inovação. É obrigatório seguir rigorosamente o modelo de submissão disponibilizado, incluindo a inserção do logotipo oficial do evento. Trabalhos fora do padrão estabelecido serão indeferidos. Trabalhos submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação devem, obrigatoriamente, incluir a autoria de um(a) professor(a) orientador(a).

Mérito Ético
Trabalhos submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação devem, obrigatoriamente, incluir a autoria de um(a) professor(a) orientador(a).
Pesquisas, ações de extensão ou relatos de caso que envolvam, direta ou indiretamente, seres humanos ou animais, devem respeitar os princípios éticos vigentes. É imprescindível apresentar, na seção Metodologia, o número do parecer de aprovação emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) ou por uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

Autores
Cada trabalho poderá ter até 10 autores.
Pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento, sob pena de desclassificação do trabalho.

Processo de Avaliação – Sistema Duplo-Cego
A avaliação dos trabalhos submetidos ao SIMPAR será realizada por meio do sistema duplo-cego, em que os autores não têm acesso à identidade dos avaliadores, e os avaliadores desconhecem a identidade dos autores. Esse modelo assegura maior imparcialidade, credibilidade e qualidade científica, permitindo que os pareceres se baseiem exclusivamente no mérito do conteúdo apresentado, livre de qualquer influência externa.
Submissão: Versões Identificada e Não Identificada
Para garantir a integridade do processo avaliativo, os autores deverão obrigatoriamente submeter duas versões do trabalho:
  • Versão não identificada:  Este arquivo não deve conter qualquer informação que permita a identificação dos autores, coautores, orientadores ou instituição de origem. A presença de nomes, logotipos institucionais ou qualquer dado identificável implicará na desclassificação automática do trabalho.
  • Versão identificada:  Trata-se da versão final com a identificação completa de todos os autores, coautores e orientadores. Esta versão será utilizada para publicação nos anais do evento, caso o trabalho seja aprovado após o processo de avaliação e validação.

Categorias de Trabalhos Aceitas
Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes categorias:
  • Resumo simples
  • Artigo original
  • Artigo de revisão
  • Relato técnico
Os autores devem obrigatoriamente utilizar os modelos disponibilizados pelo evento para cada uma das categorias.

Modelos de artigos

  • Artigo Original: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Referências.

MODELO DE ARTIGO ORIGINAL - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

  • Artigo de Revisão: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Revisão de Literatura; Considerações Finais; Referências.

MODELO DE ARTIGO DE REVISÃO - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

  • Relato técnico: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Contexto do Projeto (situação-problema); Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Referências.

MODELO DE RELATO TÉCNICO - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

  • Resumo: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Resultados; Considerações Finais. Sua extensão deve ser de 150 a 500 palavras.

MODELO RESUMO - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

Critérios para avaliação de trabalho

Os trabalhos submetidos serão analisados pela Comissão Científica, previamente formada para esta finalidade. 

A análise abrangerá os seguintes critérios:

  • objetivos relevantes, 
  • método adequado, 
  • aprovação em comitê de ética (quando cabível), 
  • resultados apresentados com clareza,
  • conclusões pertinentes.
  • qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação),
  • estruturação no formato adequado.

Todos os trabalhos serão verificados com ferramentas anti plágio, o que se for detectado, acarretará no indeferimento da submissão.

Os autores deverão seguir rigorosamente as normas de formatação dos trabalhos e as orientações dos avaliadores, quando houver, sob pena de indeferimento da submissão. 


Prazos para correção

  • Correção pelos avaliadores: 4 dias corridos após a designação.
  • Correção pelos autores (em caso de trabalhos aceitos com correções): 4 dias corridos após a solicitação.
  • Validação pelos avaliadores: 4 dias corridos após a designação.

Resultados de aprovação dos trabalhos: divulgados aos autores, via e-mail, conforme as finalizações das avaliações.

Divulgação de datas e locais de apresentações de trabalhos: até 24 de novembro de 2025, na área do participante.

Haverá certificação apenas para os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no evento.


Melhores trabalhos

Serão concedidas certificações para os melhores trabalhos de cada área temática (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar), desde que tenham sido submetidos, aprovados e apresentados durante o evento.

Os 15 artigos mais destacados (sejam originais, relatos ou de revisão), submetidos, aprovados e apresentados durante o evento, serão selecionados para inclusão em um livro digital a ser publicado em 2026.


Normas para apresentação de trabalho

As apresentações dos trabalhos selecionados serão realizadas oralmente. Elas poderão ocorrer de duas formas:

  • Online: Pela plataforma Even3.
  • Presencialmente: No Centro Universitário Integrado, nas unidades Campus e Centro.

A escolha do formato de apresentação (online ou presencial) deve ser feita pelo autor no momento da submissão do trabalho.


Apresentação online

A apresentação oral online terá uma duração de até 10 minutos, com 5 minutos para arguição. É de responsabilidade do apresentador possuir uma conexão estável com a internet durante a apresentação online.


Apresentação presencial

A apresentação oral presencial terá uma duração de até 20 minutos, com 10 minutos para arguição. 


Modelo de Slide

O autor pode elaborar apresentação do trabalho no Power Point, conforme modelo.

MODELO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO - SIMPAR 2025 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)


Os dias, horários e locais para apresentações serão informados a partir da divulgação dos trabalhos aceitos pela Comissão Científica, na área do participante.

Em caso de ausência dos autores será respeitada a programação original das apresentações.

Cada sessão será moderada por um convidado da área, que coordenará os debates e assegurará o cumprimento dos horários.

Os  trabalhos aceitos serão publicados na íntegra nos ANAIS eletrônicos do evento. 

Certificados

Certificado de Participação

Os certificados de participação no IV SIMPAR serão emitidos exclusivamente para os participantes que cumprirem os critérios mínimos de frequência, conforme descrito abaixo:

  • Participação em pelo menos 75% das atividades do evento, incluindo obrigatoriamente: Presença em, no mínimo, duas (2) palestras.

A presença será registrada por meio do controle de participação em cada atividade. Os certificados serão disponibilizados em formato digital, pela plataforma oficial do evento, em até 15 dias úteis após o encerramento.


Certificado de Apresentação de Trabalho

Serão emitidos certificados de apresentação somente para os trabalhos que forem submetidos, avaliados positivamente e efetivamente apresentados durante o evento.

Atenção: Não serão emitidos certificados para participantes que não atenderem aos critérios mínimos de participação estabelecidos.

Para dúvidas sobre a emissão de certificados, entre em contato com a equipe organizadora pelo e-mail: simpar@grupointegrado.br


Organização

REALIZAÇÃO

Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia - IN2


ORGANIZAÇÃO

Integrow - Ecossistema de Inovação do Grupo Integrado

NEPE - Núcleo de Empreendedorismo - Centro Universitário Integrado

Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal

Instituto Politécnico de Santarém - Portugal

University of Johannesburg - África do Sul

Universidad Autónoma de Baja California - México


COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Fabrício Pelloso Piurcosky  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Ana Paula Nacke Paulino - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Francielle Baptista  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Laís de Souza Braga  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Mariana Pavanelli  - Centro Universitário Integrado

Profa. Me. Simone Correia Molina Favarão

Tayane Jamyle Patricio- Centro Universitário Integrado


CONSELHO CONSULTIVO

Profa. Me. Anália Enríquez - UNAE - Universidad Nacional de Educación - Paraguai  

Profa. Dra. Cristina Lelis Leal Calegário  - UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG

Prof. Dr. Eduardo Gomes de Carvalho - UTFPR - MG

Prof. Me. Ernani de Souza Guimarães Júnior - UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas - MG

Prof. Dr. Fabrício Pelloso Piurcosky  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Francielle Baptista  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dr. José Agostinho Sousa Pinto - Instituto Politécnico do Porto – Portugal

Profa. Me. Laura Verena Schaefer - UNAE - Universidad Nacional de Educación - Paraguai  

Prof. Dr. Lázaro Eduardo da Silva  - UTFPR – MG

Prof. Dra. Mariana Pavanelli  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Matías Denis - UNAE - Universidad Nacional de Educación - Paraguai  

Profa. Me. Mónica Viviana Sigmund Villalba - UNAE - Universidad Nacional de Educación - Paraguai  

Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal Júnior - UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas - MG

Profa. Dra. Reyna Barragan  - Universidad Autónoma de Baja California – México

Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri -  UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas - MG

Prof. Me. Sheldon William Silva  - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - MG

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dra. Ana Carla Broetto Biazon  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Ana Paula Nacke Paulino - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Camila Mottin  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dr. Fabrício Pelloso Piurcosky - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Francielle Baptista  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Laís de Souza Braga  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Marcelo Alexandre Cordeiro  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dr. Marcelo Henrique Savoldi Picolli  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Mariana Pavanelli  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Paulo Henrique Rodrigues  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dr. Robervani Pierin do Prado  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Roney Alan Nogueira  - Centro Universitário Integrado

Local do Evento

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