Os anelídeos poliquetas são invertebrados marinhos de grande diversidade e importância ecológica, atuando como bioconstrutores, bioturbadores e indicadores ambientais. Estão entre os três grupos da macrofauna bêntica com maior número de espécies. Apesar de seu papel fundamental nos ecossistemas marinhos, ainda há muitas lacunas de conhecimento sobre sua diversidade e ecologia, em particular ao longo da costa brasileira.
No entanto, nas últimas décadas, o interesse e número de pesquisadores sobre o grupo tem aumentado de forma significativa, motivando a realização de eventos dedicados ao tema. Um deles tem sido o Simpósio Brasileiro de Polychaeta, com três edições até o momento, sendo a última edição realizada em 2020.
Com o objetivo de retomar e consolidar um espaço de encontro periódico, integrando estudantes e pesquisadores de diversas regiões do Brasil, será realizada a quarta edição do evento, com o propósito de fortalecer essa comunidade científica, promovendo a troca de experiências e o avanço do conhecimento sobre o grupo.
Junte-se a nós e contribua para o avanço do conhecimento sobre os anelídeos poliquetas!