O Laboratório de Estudos Regionais do Sul e Sudeste do Pará (Lerassp), vinculado à Faculdade de Geografia, do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e sudeste do Pará (UNIFESSPA), realizou no período de 12 a 16 de junho de 2017, o I Simpósio de Estudos Regionais e Agrários do Sul e sudeste do Pará (Sera Sul): políticas públicas, movimentos socioterritoriais e questão agrária na Amazônia. O evento foi realizado de forma presencial no Auditório do Campus I e nas salas de aula dos blocos do Instituto de Ciências Humanas/ICH da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, na cidade de Marabá/Pará.
O Simpósio teve como objetivos a socialização de pesquisas acadêmicas acerca da questão agrária, das políticas de desenvolvimento territorial e os movimentos sociais na Amazônia; a troca de experiências profissionais sobre a atuação profissional nas políticas agrárias na Amazônia; o fortalecimento das discussões e estratégias de organização coletiva e participação política na atuação profissional; o estímulo à reflexão teórico-metodológica de profissionais que trabalham na área agrária e das políticas territoriais, bem como de estudantes de graduação e pós-graduação. Em 2019 e 2022, foram realizados, em formato presencial e remoto, respectivamente o II e III Sera Sul.
Há uma quantidade expressiva de produções acadêmicas que vem investigando as contradições sociais da produção do espaço urbano e rural e das políticas de desenvolvimento territorial no Brasil e na Amazônia, e na particularidade do sul e sudeste paraense. Dessa maneira, buscando compreender a complexidade das questões anteriormente apontadas e suas transformações recentes, no início do ano de 2024, o Lerassp passou por uma reestruturação (de seus membros, linhas de pesquisa, usos e atividades), e passou a denominar-se LABORATÓRIO DE ESTUDOS REGIONAIS DA DIVERSIDADE DO ORDENAMENTO TERRITORIAL NA AMAZÔNIA/REDITE – Amazônia.