O Grupo de Estudos e Pesquisa
Sobre Gestão, Trabalho e Educação no Cárcere-GEPGTEC, da Universidade do Estado
do Pará/CNPq, com seus professores (as) pesquisadores (as) da rede Pública de
Ensino do Pará, desenvolve estudos e pesquisas relativas à área de
gestão, trabalho e educação com ênfase aos espaços prisionais. Uma década de
projetos de pesquisa, ensino e extensão direcionados para estudantes da
Educação Básica, graduação e pós-graduação e profissionais da educação, qualquer
que seja o espaço em que se encontrem. Discutimos questões relacionadas à
Educação de jovens e adultos, as práticas pedagógicas, a Educação Profissional,
ao Trabalho, as Políticas e Práticas de Formação de pessoas encarceradas,
atuando em parceria direta com professores (as) que estão no chão da escola.
Realizamos em 2019 I Seminário Regional sobre
a Educação Carcerária na Região Norte: Educação e Sociedade na Universidade do
Estado do Pará – UEPA tendo como Tema: A quem interessa a Educação da população
Encarcerada? Em 2020 realizamos o II Seminário
e I Webnário Regional sobre a Educação Carcerária na Região Norte - Uma década
do Convênio SEDUC-SEAP e uma década de pesquisa do GEPGTEC: O papel do Estado,
Universidade e da Escola – Diálogos sobre a Educação Prisional, em 2021
realizamos o III Seminário e II Webnário
Regional sobre a Educação Carcerária na Região Norte - Uma década do Convênio
SEDUC-SEAP e uma década de pesquisa do GEPGTEC: O papel do Estado, Universidade
e da Escola – Diálogos sobre a Educação Prisional e, neste ano de 2022
apresentamos o IV SEMINÁRIO
REGIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: A
RESPONSABILIDADE DO ESTADO COM A OFERTA DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO PARÁ.
Consideramos que eventos como esses ampliam e
dão visibilidade para as discussões acerca da realidade dos processos da
educação no cárcere. Objetivos reafirmados por nós quando trazemos como tema a
educação em prisões no Estado do Pará.
PRORROGAÇÃO DA SUBMISSÃO DE TRABALHO -
MODALIDADE RESUMO EXPANDIDO - ATÉ 04 DE NOVEMBRO DE 2022
EIXOS TEMÁTICOS
1. A oferta da educação e os processos de escolarização. Práticas pedagógicas para pessoas privadas de
liberdade |
2. Metodologias de ensino
e aprendizagem. |
3.
Formação dos educadores do sistema penitenciário. |
4.
A produção
acadêmica do Estado do Pará
voltada para a Educação em Prisões. |
5.
Histórico da população LGBTQIA+ nas prisões
e a garantia da oferta da educação. |
6.
A EJA para mulheres privadas de liberdade. Experiências pedgógicas. Reintegração social. |
7.
Direitos
Humanos e Educação no Cárcere. |
Os Eixos Temáticos têm
como objetivo a reunião de trabalhos nos formatos de Resumo expandido,
que envolvem as diferentes temáticas propostas, englobando estudos, pesquisas e
debates sobre responsabilidade do Estado com a oferta da educação em prisões,
bem como temáticas relacionadas às diferentes populações presentes no sistema
educacional no cárcere.
Os eixos serão
coordenados por duas/dois pesquisadoras/es no mínimo um/a doutor/a e
demais pesquisadores/as mestres/as, doutores/as ou doutorandas/os.
A realização do Eixo
temático será confirmada a partir de um mínimo de 05 trabalhos inscritos e aprovados
e pela seleção de, no máximo, 20 trabalhos.
Os textos devem configurar pesquisas
com conclusão parciais ou finais, bem como relatos de experiências finalizadas.
Devem apresentar análises consistentes e evidenciar elaboração teórica e rigor conceitual.
A seleção das propostas de
Eixo Temático será realizada pela comissão científica designada pela
organização do evento.
RELAÇÃO FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS!
ATENÇÃO! NA SEMANA QUE VEM SERÁ ENVIADO PARA O E-MAIL DOS AUTORES,
INFORMAÇÕES ESPECIFÍCAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS!
A PAZ DEPENDE DE MIM - ESTA CAMISA EU VISTO SIM!
Angela Moraes Cordeiro Sena
Denise Tosta Santos
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO REALIZADA PELA SEAP E A FÁBRICA
ESPERANÇA NA EMANCIPAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO DE MULHERES
EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL NO PARÁ
Isa Mara Silva da Costa
A PEDAGOGIA E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
DO PROJETO PIBID PARA A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE
Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo
Rosane dos Santos Amorim
“A EMERGÊNCIA DOS GRANDES ESPAÇOS PRISIONAIS NO INTERIOR
DO PARÁ: HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA”
Sérgio Bandeira do Nascimento
Elizama Silva Pereira
Graciete Cardoso dos Santos
O ENCARCERAMENTO DE PAIS E OS EFEITOS NA ESCOLARIZAÇÃO DOS
FILHOS
Lidiane Nunes dos Santos
Thaiane dos Santos Silva
Zeclaide Alfaia F. dos Santos
EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA AS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE DE
ANANINDEUA-PA. (FAAM).
Mirian Carla Oliveira Rodrigues
O PROCESSO FORMATIVO PARA ALÉM DA ESCOLA: AS RELAÇÕES
EDUCATIVAS E DE TRABALHO DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL
Miquelem Cristina da luz Gomes Neri (UFPA)
Maria Auxiliadora Maués de Lima Araújo (UFPA).
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE
CRIANÇAS COM MÃES PRIVADAS DE LIBERDADE
Dandara do Socorro Teixeira Sanches Margalho
Isabella di Paula Brito Mello
Izabel Cristina Borges Corrêa Oliveira
EDUCAÇÃO EM PRISÕES: “NÃO É PRIVILÉGIO, É DIREITO”!
Diana Helena Alves Muniz
O COTIDIANO HISTÓRICO DAS PRISÕES NO ESTADO DO PARÁ E AS
MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS QUE INFLUENCIARAM NA EDUCAÇÃO
NO CÁRCERE
Jaqueline Araújo da Silva.
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA
PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
Elizete Cardoso Assunção
A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA PRISIONAL FEMININA: UM DIÁLOGO
A PARTIR DE PAULO FREIRE
Suzianne Silva Tavares
SOCIEDADE, METODOLOGIA E CONCEITO INTERDISCIPLINAR NA
EDUCAÇÃO NO CÁRCERE.
Allef Kawã Rodrigo Carvalho Barbosa
Elielton Lima dos Santos
Marcelo Luan Pinheiro Monteiro
Maria Auxiliadora Maués de L. Araujo
EAD NO CÁRCERE: ASPIRAÇÕES SOBRE ESSA MODALIDADE DE ENSINO
NO PRESÍDIO ESTADUAL METROPOLITANO III (PEM III)
Caio Cesar Carmo Barros
Maria Eliana Soares
A PRÁTICA DE LEITURA E DE ESCRITA COM MULHERES PRIVADAS DE
LIBERDADE: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL
AUTOBIOGRAFIA
Elizete Cardoso Assunção
Washington Luiz Bezerra Falcão Júnior
Alda Regina Mota Lima de Araújo
PODE O SUBALTERNO FALAR? ESCOLA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE
PRIVAÇÃO DE LIBERDADE RELATOS DE EXCLUSÃO E TOMADAS DE
CONSCIÊNCIA.
Daniel Lucas Noronha de Sena
Benedita Celeste de Moraes Pinto
O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO
SISTEMA PRISIONAL.
Janette Souza Oliveira
INSTRUÇÕES PARA A
FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO:
Estrutura da proposta a ser anexada:
1. Título em português (digitado
em letra maiúscula, fonte tamanho 12, em negrito e centralizado, fonte Times New Roman ou Arial);
2. Nome dos (das) autores (as) e instituição de
origem os autores devem se identificar com o nome completo
(sem abreviaturas) e, ao lado, informar a sigla da instituição de origem, com
alinhamento à esquerda;
3.
Criar nota de rodapé para inserir os dados
relativos à maior titulação e o e-mail dos (das) autores (as);
4. Resumo: deve configurar um texto breve, com
as principais informações do estudo: introdução, objetivo, metodologia,
resultados e conclusão. (recomenda-se um texto contendo entre 250 e 300
caracteres com espaço);
5.
Palavras-chave: mínimo 3 e no máximo 5, em
português;
6. O Corpo do texto deve ser digitado em folha
A4, espaçamento de 1,5 cm entre linhas e sem qualquer espaçamento entre os
parágrafos;
7.
Margens: superior e inferior iguais a 2,5
cm e esquerda e direita iguais a 3,0 cm;
8.
Citação de mais de três linhas: fonte
tamanho 10 e com recuo de 4 cm da margem.
9.
Nota de rodapé: fonte tamanho 10;
10. Figuras/tabelas/gráficos incluídas no
trabalho devem ser de excelente qualidade e devem ser apresentadas em fonte
tamanho 10;
11.
Referências: devem ser listadas em ordem
alfabética no final do trabalho, alinhadas à esquerda e com o título das obras
em itálico. Espaçamento simples entre uma referência e outra (devem estar em
conformidade com a ABNT NBR 6023:2018);
12.
O arquivo deverá ser anexado no formato WORD,
com tamanho máximo de 2MB, possuir
no mínimo 05 páginas e no máximo 08 páginas, incluindo as Referências
Bibliográficas.
13. O trabalho pode conter até 3 autores.
OBS.:
Os resumos expandidos devem ser submetidos pelos(as) autores(as) já em texto revisado
(ortográfica e gramaticalmente).
Ao
submeter o trabalho, os autores tornam-se responsáveis por todo o conteúdo do
texto. O resumo expandido deve ser enviado para o e-mail: ivseminario2022gepgtec@gmail.com
DATAS DAS ETAPAS:
1.
Envio/Submissão
dos Trabalhos: até 4 de novembro de 2022 (Prazo final de submissão)
2.
Divulgação
dos Trabalhos Aprovados: 07 de novembro de 2022
Em caso de dúvidas ou dificuldades, entrar em contato com: 91981753531 (Diana Muniz - Coordenadora do evento).