IV SEMINÁRIO SOBRE A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE - REGIÃO NORTE 2022: A RESPONSABILIDADE DO ESTADO COM A OFERTA DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO PARÁ

IV SEMINÁRIO SOBRE A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE - REGIÃO NORTE 2022: A RESPONSABILIDADE DO ESTADO COM A OFERTA DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO PARÁ

presencial UEPA - Universidade do Estado do Pará - (Auditório Paulo Freire) - Belém - Pará - Brasil

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Sobre o evento

O Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Gestão, Trabalho e Educação no Cárcere-GEPGTEC, da Universidade do Estado do Pará/CNPq, com seus professores (as) pesquisadores (as) da rede Pública de Ensino do Pará, desenvolve estudos e pesquisas relativas à área de gestão, trabalho e educação com ênfase aos espaços prisionais. Uma década de projetos de pesquisa, ensino e extensão direcionados para estudantes da Educação Básica, graduação e pós-graduação e profissionais da educação, qualquer que seja o espaço em que se encontrem. Discutimos questões relacionadas à Educação de jovens e adultos, as práticas pedagógicas, a Educação Profissional, ao Trabalho, as Políticas e Práticas de Formação de pessoas encarceradas, atuando em parceria direta com professores (as) que estão no chão da escola.

Realizamos em 2019 I Seminário Regional sobre a Educação Carcerária na Região Norte: Educação e Sociedade na Universidade do Estado do Pará – UEPA tendo como Tema: A quem interessa a Educação da população Encarcerada? Em 2020 realizamos o II Seminário e I Webnário Regional sobre a Educação Carcerária na Região Norte - Uma década do Convênio SEDUC-SEAP e uma década de pesquisa do GEPGTEC: O papel do Estado, Universidade e da Escola – Diálogos sobre a Educação Prisional, em 2021 realizamos o III Seminário e II Webnário Regional sobre a Educação Carcerária na Região Norte - Uma década do Convênio SEDUC-SEAP e uma década de pesquisa do GEPGTEC: O papel do Estado, Universidade e da Escola – Diálogos sobre a Educação Prisional e, neste ano de 2022 apresentamos o IV SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: A RESPONSABILIDADE DO ESTADO COM A OFERTA DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO PARÁ.

Consideramos que eventos como esses ampliam e dão visibilidade para as discussões acerca da realidade dos processos da educação no cárcere. Objetivos reafirmados por nós quando trazemos como tema a educação em prisões no Estado do Pará.




PRORROGAÇÃO DA SUBMISSÃO DE TRABALHO 

MODALIDADE RESUMO EXPANDIDO - ATÉ  04 DE NOVEMBRO DE 2022



EIXOS TEMÁTICOS


1.     A oferta da educação e os processos de escolarização. Práticas pedagógicas para pessoas privadas de liberdade

2.     Metodologias de ensino e aprendizagem.

3.     Formação dos educadores do sistema penitenciário.

4.     A produção acadêmica do Estado do Pará voltada para a Educação em Prisões.

5.     Histórico da população  LGBTQIA+ nas prisões e a garantia da  oferta da educação.

6.    A EJA para mulheres privadas de liberdade. Experiências pedgógicas.  Reintegração social.

7.     Direitos Humanos e Educação no Cárcere.


Os Eixos Temáticos têm como objetivo a reunião de trabalhos nos formatos de Resumo expandido, que envolvem as diferentes temáticas propostas, englobando estudos, pesquisas e debates sobre responsabilidade do Estado com a oferta da educação em prisões, bem como temáticas relacionadas às diferentes populações presentes no sistema educacional no cárcere.

Os eixos serão coordenados por duas/dois pesquisadoras/es no mínimo um/a doutor/a e demais pesquisadores/as mestres/as, doutores/as ou doutorandas/os.  

A realização do Eixo temático será confirmada a partir de um mínimo de 05 trabalhos inscritos e aprovados e pela seleção de, no máximo, 20 trabalhos.

Os textos devem configurar pesquisas com conclusão parciais ou finais, bem como relatos de experiências finalizadas. Devem apresentar análises consistentes e evidenciar elaboração teórica e rigor conceitual.

A seleção das propostas de Eixo Temático será realizada pela comissão científica designada pela organização do evento.



                    RELAÇÃO FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS!


 ATENÇÃO!  NA SEMANA QUE VEM SERÁ ENVIADO PARA O E-MAIL DOS AUTORES,

INFORMAÇÕES ESPECIFÍCAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS!


A PAZ DEPENDE DE MIM - ESTA CAMISA EU VISTO SIM!

Angela Moraes Cordeiro Sena

Denise Tosta Santos


CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO REALIZADA PELA SEAP E A FÁBRICA

ESPERANÇA NA EMANCIPAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO DE MULHERES

EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL NO PARÁ

Isa Mara Silva da Costa


A PEDAGOGIA E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

DO PROJETO PIBID PARA A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE

Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo

Rosane dos Santos Amorim


“A EMERGÊNCIA DOS GRANDES ESPAÇOS PRISIONAIS NO INTERIOR

DO PARÁ: HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA”

Sérgio Bandeira do Nascimento

Elizama Silva Pereira

Graciete Cardoso dos Santos


O ENCARCERAMENTO DE PAIS E OS EFEITOS NA ESCOLARIZAÇÃO DOS

FILHOS

Lidiane Nunes dos Santos

Thaiane dos Santos Silva

Zeclaide Alfaia F. dos Santos


EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA AS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE DE

ANANINDEUA-PA. (FAAM). 

Mirian Carla Oliveira Rodrigues


O PROCESSO FORMATIVO PARA ALÉM DA ESCOLA: AS RELAÇÕES

EDUCATIVAS E DE TRABALHO DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL

Miquelem Cristina da luz Gomes Neri (UFPA)

Maria Auxiliadora Maués de Lima Araújo (UFPA).


O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE

CRIANÇAS COM MÃES PRIVADAS DE LIBERDADE

Dandara do Socorro Teixeira Sanches Margalho

Isabella di Paula Brito Mello

Izabel Cristina Borges Corrêa Oliveira


EDUCAÇÃO EM PRISÕES: “NÃO É PRIVILÉGIO, É DIREITO”!

Diana Helena Alves Muniz


O COTIDIANO HISTÓRICO DAS PRISÕES NO ESTADO DO PARÁ E AS

MUDANÇAS CONTEMPORÂNEAS QUE INFLUENCIARAM NA EDUCAÇÃO

NO CÁRCERE

Jaqueline Araújo da Silva.


A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA

PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Elizete Cardoso Assunção


A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA PRISIONAL FEMININA: UM DIÁLOGO

A PARTIR DE PAULO FREIRE

Suzianne Silva Tavares


SOCIEDADE, METODOLOGIA E CONCEITO INTERDISCIPLINAR NA

EDUCAÇÃO NO CÁRCERE.

Allef Kawã Rodrigo Carvalho Barbosa

Elielton Lima dos Santos

Marcelo Luan Pinheiro Monteiro

Maria Auxiliadora Maués de L. Araujo


EAD NO CÁRCERE: ASPIRAÇÕES SOBRE ESSA MODALIDADE DE ENSINO

NO PRESÍDIO ESTADUAL METROPOLITANO III (PEM III)

Caio Cesar Carmo Barros

Maria Eliana Soares


A PRÁTICA DE LEITURA E DE ESCRITA COM MULHERES PRIVADAS DE

LIBERDADE: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL

AUTOBIOGRAFIA 

Elizete Cardoso Assunção

Washington Luiz Bezerra Falcão Júnior

Alda Regina Mota Lima de Araújo


PODE O SUBALTERNO FALAR? ESCOLA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE

PRIVAÇÃO DE LIBERDADE RELATOS DE EXCLUSÃO E TOMADAS DE

CONSCIÊNCIA.

Daniel Lucas Noronha de Sena

Benedita Celeste de Moraes Pinto


O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO

SISTEMA PRISIONAL.

Janette Souza Oliveira


INSTRUÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO:

 


Estrutura da proposta a ser anexada:


1.   Título em português (digitado em letra maiúscula, fonte tamanho 12, em negrito e centralizado, fonte Times New Roman ou Arial);

2.    Nome dos (das) autores (as) e instituição de origem os autores devem se identificar com o nome completo (sem abreviaturas) e, ao lado, informar a sigla da instituição de origem, com alinhamento à esquerda;

3.       Criar nota de rodapé para inserir os dados relativos à maior titulação e o e-mail dos (das) autores (as);

4.     Resumo: deve configurar um texto breve, com as principais informações do estudo: introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. (recomenda-se um texto contendo entre 250 e 300 caracteres com espaço);

5.       Palavras-chave: mínimo 3 e no máximo 5, em português;

6.     O Corpo do texto deve ser digitado em folha A4, espaçamento de 1,5 cm entre linhas e sem qualquer espaçamento entre os parágrafos;

7.       Margens: superior e inferior iguais a 2,5 cm e esquerda e direita iguais a 3,0 cm;

8.       Citação de mais de três linhas: fonte tamanho 10 e com recuo de 4 cm da margem.

9.       Nota de rodapé: fonte tamanho 10;

10. Figuras/tabelas/gráficos incluídas no trabalho devem ser de excelente qualidade e devem ser apresentadas em fonte tamanho 10;

11.    Referências: devem ser listadas em ordem alfabética no final do trabalho, alinhadas à esquerda e com o título das obras em itálico. Espaçamento simples entre uma referência e outra (devem estar em conformidade com a ABNT NBR 6023:2018);

12.    O arquivo deverá ser anexado no formato WORD, com tamanho máximo de 2MB, possuir no mínimo 05 páginas e no máximo 08 páginas, incluindo as Referências Bibliográficas.

13. O trabalho pode conter até 3 autores.

OBS.: Os resumos expandidos devem ser submetidos pelos(as) autores(as) já em texto revisado (ortográfica e gramaticalmente).

Ao submeter o trabalho, os autores tornam-se responsáveis por todo o conteúdo do texto. O resumo expandido deve ser enviado para o e-mail: ivseminario2022gepgtec@gmail.com


            DATAS DAS ETAPAS:   

1.     Envio/Submissão dos Trabalhos: até 4 de novembro de 2022 (Prazo final de submissão)

2.     Divulgação dos Trabalhos Aprovados: 07 de novembro de 2022



Em caso de dúvidas ou dificuldades, entrar em contato com: 91981753531 (Diana Muniz - Coordenadora do evento). 

 

 




Inscrições

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