O
evento visa promover um intercâmbio científico e tecnológico sobre a região das
Guianas, reunindo especialistas e discentes de diversos países, especialmente
do Brasil, França, Suriname e República da Guiana, para dialogar sobre temas
como a circulação de bens e pessoas, o planejamento territorial e a biodiversidade,
com destaque para alimentação sustentável e recursos hídricos
transfronteiriços. O evento contará com o suporte de duas iniciativas
importantes: o seminário com os estudantes do mestrado em Civilização, Cultura
e Sociedade: Sociedades e Interculturalidade da Universidade da Guiana Francesa
(UG); e a participação dos pesquisadores do projeto BIO-PLATEAUX, que promove a
cooperação regional para o compartilhamento de informações sobre recursos
hídricos e biodiversidade aquática nas bacias do Maroni e do Oiapoque.
O evento será estruturado em três pilares: mesas temáticas, minicursos e apresentação de trabalhos dos discentes de graduação e pós-graduação, abordando a diversidade e complexidade da região. Além do lançamento de dois livros sobre a região das Guianas.
Mais informações sobre os produtos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Potedes são encontradas em https://www2.unifap.br/potedes/
Histórico do Seminário:
O seminário DYAGA estrutura-se como um importante evento nas Ciências Humanas, com foco nas dinâmicas de circulação de bens, pessoas e no planejamento territorial. Iniciado com ênfase na fronteira franco-amapaense, o seminário ampliou seu escopo para toda a região das Guianas. A primeira edição, em 26 de março de 2019, em Oiapoque (https://doity.com.br/seminario-dyaga), estabeleceu um diálogo acadêmico sobre as complexidades da fronteira franco-brasileira, destacando as dinâmicas locais e promovendo soluções sustentáveis para o desenvolvimento territorial.
A segunda edição, realizada em 2 e 3 de dezembro de 2019 (https://doity.com.br/ii-seminario-internacional-dyaga-dinmicas-de-circulao-de-bens-pessoas-e-planejamento-territorial-na-/informacoe) também em Oiapoque, aprofundou as discussões sobre a circulação de bens e pessoas, além de questões de planejamento territorial. Contou com a participação de acadêmicos e pesquisadores que contribuíram significativamente para o sucesso do evento.
Após um intervalo causado pela pandemia de Covid-19, a terceira edição ocorreu de 31 de agosto a 1º de setembro de 2022 (https://doity.com.br/ii-seminario-internacional-dyaga-dinmicas-de-circulao-de-bens-pessoas-e-planejamento-t-60509-2022072/certificado), marcando a retomada das atividades e reafirmando a importância do seminário para a análise das dinâmicas da região das Guianas.