Venha participar do IV Seminário de Estágio da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte e Sul! O evento será realizado no formato presencial e certificação. Participe como ouvinte ou ainda com apresentação de trabalhos.
Aguardamos a sua inscrição!
+55 (81) 3633-4604/ seminariodeestagio@upe.br
Atividade | Data |
Inscrição no evento e nas atividades da programação | 31/05/2024 |
Submissão de trabalhos | 31/05/2024 |
Avaliação dos trabalhos submetidos | 05/06/2024 |
Divulgação dos resultados | 07/06/2024 |
É com alegria que anunciamos o IV Seminário de
Estágio, realizado pela UPE Campus Mata Norte e Sul. O referido Seminário é um
evento de extensão que tem como objetivo promover espaço para reflexão acerca
da relação do estágio (obrigatório e não obrigatório) e formação profissional.
Com a temática ‘Aproximações
entre a universidade e o campo de estágio: formação profissional frente aos
desafios da sociedade atual’, o evento contará com a participação de
convidados institucionais, representantes das escolas e instituições campo de
estágio, buscando promover um debate sobre aproximações possíveis entre a IES e
outros espaços de fortalecimento da formação profissional.
Neste encontro espera-se mobilizar a comunidade
interna e externa à UPE, promover a troca de experiências; divulgar produtos e
pesquisas produzidas por alunos, professores e profissionais das instituições
campo de estágio e da universidade.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Profa. Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto
Profa. Dra. Ana Maria Sotero Pereira
Profa. Dra. Theresa Katarina Souza e Silva Bachmann
Profa. Dra. Ubirany Lopes Ferreira
Prof. Dr. Volmir José Brutscher
INSCRIÇÃO NO EVENTO
As inscrições deverão ser efetuadas por
meio do preenchimento do formulário online. O evento está aberto ao público sem
ou com apresentação de trabalho.
TRABALHOS
1. COMUNICAÇÃO ORAL - Serão aceitos trabalhos nos seguintes
formatos: Resumo Expandido, Relato de Experiência
e Artigo científico (seguir a formatação dos templates)
2. PÔSTER (seguir
a formatação dos templates)
3. GRUPOS DE TRABALHOS (GTs): Resumo simples (seguir a formatação dos templates)
SUBMISSÕES
2. Os trabalhos deverão ser submetidos
pelo primeiro autor. A apresentação pode ser feita pelo autor e/ou coautores,
mas deve estar vinculada à inscrição no evento. Os coautores que desejarem
participar do evento poderão se inscrever, sem necessidade de submeter outro
trabalho.
3. No ato da inscrição com submissão de trabalhos deverão ser enviados 02 arquivos.
Arquivo
01 (Para avaliação): Os textos não devem CONTER IDENTIFICAÇÃO
dos autores, coautores, autocitações ou referências que permitam identificar
sua autoria (ver modelo 01). SALVAR O ARQUIVO com o nome do eixo e modelo do
trabalho. Ex. usodastics.poster; usodastics.resumoexpandido;
usodastics.artigocientifico; usodastics.relatodeexperiencia.
Arquivo 02 (Para publicação): O texto deve ser o mesmo do Arquivo 01 e
apresentar dados dos autores e coautores. SALVAR O ARQUIVO com o nome do eixo e
modelo do trabalho. Ex. usodastics.poster; usodastics.resumoexpandido;
usodastics.artigocientifico; usodastics.relatodeexperiencia.
AVALIAÇÃO
O
trabalho será avaliado às cegas por dois árbitros. Havendo discordância entre
os pareceres dos dois árbitros, o trabalho será avaliado por um terceiro
árbitro. A partir do resultado da avaliação, a Comissão Científica recomendará
o aceite do trabalho, na sua forma original ou com pequena revisão, ou, ainda,
a sua rejeição.
Além
da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo,
coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os
seguintes critérios:
01.
Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura: Clareza
na descrição da área de interesse do texto; Questões de pesquisa claramente
formuladas; Adequação de fundamentação teórica para investigar as questões de
pesquisa; Atualidade e abrangência da revisão de literatura
02.
Quanto à metodologia: Adequação da metodologia proposta, dos
instrumentos de coleta de dados utilizados e das amostras investigativas para
responder às questões de pesquisa propostas.
03.
Quanto à análise dos dados/reflexões teóricas:
Coerência entre análise e fundamentação teórica; Coerência entre análise do
material empírico e resultados;
04.
Quanto às conclusões e implicações: Relação clara entre as conclusões e os
resultados; discussão das conclusões à luz da literatura; Inclusão, a partir
das conclusões, de recomendações para a área
05.
Quanto às referências: Utilização de literatura atualizada e
pertinente ao tema do trabalho.
ATENÇÃO
Trabalhos
avaliados com ressalvas (em todos os formatos) terão 24h da data do recebimento
da avaliação para atendimento às exigências e reenvio da versão final em documento
de Word.
Todos
os trabalhos serão publicados na íntegra nos anais do evento.
FORMATO DE APRESENTAÇÃO
COMUNICAÇÃO ORAL
As sessões de comunicação oral acontecerão no formato presencial e terão a duração de duas horas, contando dez trabalhos cada sessão. Cada autor terá 7 (sete) minutos para sintetizar oralmente as ideias principais de seu trabalho e 5 (cinco) minutos para o debate. Os trabalhos de cada sessão serão definidos pela Comissão Organizadora, que os agrupará de acordo com as linhas temáticas. A coordenação da sessão será feita por integrantes da comissão científica, antecipadamente designados.
PÔSTER
Trabalhos no formato de pôster serão apresentados numa sessão própria com horários e locais definidos antecipadamente pela comissão organizadora.
GRUPOS DE TRABALHOS
Os Resumos serão apresentados durantes as discussões nos
grupos de trabalho.