A Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE) desenvolve, com escolas parceiras, de cinco estados do Nordeste brasileiro, pesquisas em sala de aula que colocam em evidência práticas pedagógicas inovadoras na perspectiva da equidade, na busca da socialização de uma Educação Equitativa. A REM-NE tem por hipótese que a construção de espaços de socialização, trocas de experiências, promovendo intercâmbio científico nacional e internacional ampliam a possibilidade e efetivação de práticas pedagógicas inovadoras capazes de alterar o cenário desolador de aprendizagem que assola a Educação brasileira. Neste sentido é que a proposta do IV Seminário da REM-NE coloca em pauta “A equidade na inovação de práticas pedagógicas”, proporcionando oito modalidades de ações (comunicação científica, conferências, lançamento de livros, mesas redondas, painéis de experiências, palestras, pôsteres, workshops) para que ocorra discussões, trocas de experiências e ampliação teórica em torno da temática possam ser desenvolvidas.
Histórico de Eventos
O I Seminário da REM-NE aconteceu de maneira remota no dia 14 de dezembro de 2021 tendo como tema central “Desenvolvimento Profissional de Professores em tempos de Ensino Remoto: desafios e aprendizagens no ensino de Estatística”. Nessa primeira edição o evento teve 60 inscritos, sendo 17 professores da Educação Básica, com 843 visualizações (https://www.youtube.com/watch?v=AxmdY6Dc9LY).
O II Seminário da REM-NE aconteceu de maneira híbrida, com parte presencial na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus - Bahia em 25 de novembro; e, remotamente no dia 26 de novembro de 2022. O tema central foi “Ensino e aprendizagem: um imperativo para a equidade”. Foram 200 inscritos, sendo 90 professores da Educação Básica com 556 visualizações (https://www.youtube.com/live/A5FbFuPPqdw?si=h2g8NYWCLEYXSka7).
A terceira edição aconteceu, nos dias 10 e 11 de novembro de 2023, na UESC em Ilhéus - Bahia, o III Seminário da REM-NE com o tema: “Formação de professores da Educação Básica: teorias e práticas e suas interlocuções entre a universidade e a escola”.Contou com a participação de 70 graduandos, 113 professores da Educação Básica, 19 professores do Ensino Superior/Pesquisador e 36 profissionais da Educação, num total geral de 238 pessoas.
Para a quarta edição, a REM-NE pretende ampliar o número de participantes para abranger ainda mais o território nacional e internacional com o encontro de pesquisadores, estudantes (graduação e pós-graduação) e professores da Educação Básica de diferentes regiões do Brasil, oportunizando a realização de um seminário nacional consolidado, viabilizando a participação de mais de 600 pessoas. Além de contar com o evento satélite EENS da SBEM-BA que visa apoiar a ampliação e abrangência do Seminário no estado da Bahia.
Comunicação Científica: apresentar os resultados de pesquisas com a intenção de compartilhá-los com a comunidade acadêmica. O texto deve conter: (i) introdução na qual se apresentem objetivo e a justificativa; (ii) fundamentação teórica; (iii) metodologia; (iv) análise ou discussão dos dados obtidos; (v) considerações e; (vi) referências. Deve conter de oito a doze páginas.
Pôster: divulgar, de forma clara e sintética, pesquisas em andamento ou concluídas, com a intenção de compartilhá-las com a comunidade acadêmica. Deve conter, de maneira objetiva e organizada, as principais seções de um trabalho científico: (i) introdução, (ii) fundamentação teórica, (iii) metodologia, (iv) resultados parciais ou finais, (v) considerações e; (vi) referências. Deve conter de quatro a seis páginas.
Relato de Experiência: apresentar resultados que envolvam vivências com práticas pedagógicas equitativas e inovadoras. O texto deve conter: (i) introdução, contendo o objetivo e referenciais da literatura que dão suporte a prática pedagógica vivenciada; (ii) descrição da experiência da prática pedagógica desenvolvida articulada com a discussão da literatura; (iii) considerações e; (iv) as referências. Deve conter de seis a oito páginas.
Orientações Gerais
No ato de submissão será necessária a submissão da versão identificada e da versão não identificada do arquivo em formato de texto (.doc,.docx,.rtf) seguindo o template disponibilizado. A versão não identificada NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo a integralidade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação, o trabalho não será aceito. Cada submissão pode ter no máximo cinco autores e todos devem estar inscritos no evento no ato da submissão.