A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), conhecida como Década do Oceano, é uma oportunidade para atuarmos de forma proativa e integrada visando um oceano mais sustentável e um futuro melhor, além de contribuir para os processos de transformação na sociedade. Tem como objetivo conscientizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada e sociedade em geral para o desenvolvimento de ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares. Além de reconhecer o papel central da sociedade, reconhece também o papel central da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável. Esta Década foi proclamada em 2017 pelas Nações Unidas, a partir da análise dos documentos da primeira Avaliação Mundial dos Oceanos, em 2016 como uma forma de cumprir os compromissos da Agenda 2030, com foco no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 - Vida na Água. Esse ODS possibilita a abordagem dos 17 ODS.
A Década traz um Oceano de OPORTUNIDADES para discutirmos o papel do Oceano em nossas vidas. Do Oceano depende nossa existência sobre o planeta (de cada 24 horas, 22 horas da nossa respiração depende do Oceano). Ao mesmo tempo que nos dá vida e sustento, o Oceano também nos desafia com seus processos, ameaçando também o ser humano, este por sua vez, também é capaz de acelerar esses processos. O aumento populacional contribuiu para a demanda por mais recursos naturais, aumentando também a exposição das populações, atividades e estruturas aos riscos associados com o viver na interface entre o continente e o Oceano. Assim, à medida que o espaço marinho vai sendo apropriado, também é transformado. Para promover a sustentabilidade do Oceano e consequentemente contribuir para a sobrevivência da humanidade, é necessário que o ser humano seja capaz de se comprometer com os desafios impostos através do conhecimento, da promoção de parcerias, e do desenvolvimento de processos inovadores nessa relação.
A IV Semana da Década do Oceano no Amapá (IV DO AP) faz parte da comemoração do Dia Mundial do Oceano que ocorre a cada ano no dia 8 de junho. O evento dará continuidade a série de ações para promoção da Cultura Oceânica na foz do rio Amazonas que envolvem debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento da zona costeira no Amapá e seu oceano adjacente que abrange aspectos ambientais, socioambientais, legais e de Ciência Cidadã. As ações foram iniciadas desde o ano de 2021. Três eventos já foram realizados cujos debates podem ser acessados A ação faz parte do calendário do Grupo de Apoio à Mobilização para a Década – GAM-NO, grupo instituído pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) durante as oficinas regionais para a Década do Oceano realizadas em 2020 (https://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/sobre-a-decada/).
Mais informações SOBRE da Década da Ciência Oceânica - Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=5P4XiiLK-ZE&t=2s
https://www.youtube.com/watch?v=XqESQbS72kc&t=345s
https://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/sobre-a-decada/
https://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/RelatorioRegiaoNorte.pdf