Entre os dias 18 à 22 de agosto de 2025, os cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) e Tecnologia em Agroecologia, do Instituto Federal do Pará, campus Bragança, realizam a IV Semana Acadêmica de Licenciatura em Educação do Campo e II Encontro de Agroecologia.
Com o tema Educação do Campo e Agroecologia: floresta em pé, maretórios preservados e povo vivo, contra a capitalização das existências amazônicas, as discussões se voltam para a necessidade de fortalecer os movimentos sociais e educacionais que respeitem a Mãe Terra e todos os saberes que emanam dela, seja por intermédio da floresta, das águas e dos povos, que enfrentam não apenas a morte dos indivíduos, mas também a morte de sua ancestralidade, de suas práticas, da sabedoria popular, dos ensinamentos geracionais.
Povos que enfrentam o capitalismo, personificado no agronegócio, que vê e transforma o campo em espaço de exploração. Exploração de pessoas e de território. Exterminando as sementes, padronizando as práticas agrícolas, suprimindo a educação, ampliando as desigualdades.
Durante os dias do evento, palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas e minicursos, além da socialização do Tempo Comunidade das turmas de Educação do Campo, farão parte da programação.
Somado à isso, está o Café com Agroecologia, momento de partilha, troca e comunhão, onde a comida, o alimento advindo do cultivo de diversas mãos, será o ponto de partida para a troca de saberes.
Aguardamos todos vocês, para somar à luta contra a capitalização das existências!
Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!