O IV Novembro Negro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), um evento que, neste ano, une forças ao I Congresso de Gestão e Promoção da Igualdade Racial do Paraná organizado pela Secretaria Estadual da Mulher, da Igualdade Racial e da Pessoa Idosa. Esta colaboração promete fortalecer ainda mais o diálogo e a ação coletiva em prol da igualdade racial e da valorização das culturas negras em nosso estado.
O I Congresso de Gestão e Promoção da Igualdade Racial do Paraná, foi criado para transformar nossa visão sobre a Igualdade Racial e o combate às desigualdades no Paraná, unindo academia, gestão pública, empresas e a sociedade civil. O objetivo é conectar conhecimento, experiências e práticas inovadoras que inspiram e geram impacto real, não só nas esferas públicas e privadas, mas também no cotidiano das pessoas.
O Novembro Negro da PUCPR, já consolidado como um espaço de reflexão e celebração da identidade negra, ganha novas perspectivas ao somar ao I Congresso de Gestão e Promoção da Igualdade Racial, reunindo pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir políticas e práticas voltadas à promoção da equidade racial.
Ao longo do evento, teremos palestras, debates, oficinas, apresentações culturais e o 1º Ideathon de Igualdade Racial, que abordarão temas como o combate ao racismo, o fortalecimento das políticas afirmativas, a valorização da cultura afro-brasileira e a importância da educação antirracista. Um encontro que visa proporcionar um espaço de aprendizagem mútua, troca de experiências e construção de estratégias para um futuro mais justo e igualitário.
Participe conosco e faça parte dessa construção coletiva!
Inscreva-se nos Grupos de Trabalho (GTs) do Novembro Negro e faça parte das discussões! Participe e envie seu trabalho — as sessões serão de forma híbrida, garantindo sua participação tanto presencial quanto online.
Nome: GTA - Psicologia e Interseccionalidades
Coordenação: Profa. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormeño (UFPR) e Profa. Dra. Talita Quinsler Veloso (PUCPR)
Descrição: Este Grupo de Trabalho pretende reunir pesquisadores e pesquisadoras interessados em constituir um espaço de interlocução entre a Psicologia e Interseccionalidades. O objetivo é que se estabeleça um diálogo, com cientificidade, em como fatores sociais, tais como raça, classe e gênero, dentre outros, afetam as constituições identitárias, produção e manutenção das desigualdades sociais. Tendo em vista que as relações de poder permeiam tais categorias e, portanto, cerceiam, por meio de modos de subjetivação, as possibilidades pelas quais os sujeitos experienciam a si e ao mundo. Com isso, é possível expandir a Psicologia dentro do nível de complexidade histórico-cultural, considerando as intersseccionalidades seja na produção de conhecimento ou atuação, bem como integrar-se a um debate interdisciplinar sobre o ser humano e a sociedade.
Nome: GT - Arte e Performance Negra
Coordenação: Profa. Dra. Ana Maria Rufino Gillies, (UNESPAR/FAP) e Prof. Dr. Cauê Kruger (PUCPR / PPGARTES-Unespar)
Descrição: Este Grupo de Trabalho pretende reunir pesquisadores e pesquisadoras interessados no potencial das performances negro descendentes e em trabalhos artísticos afro-referenciados. A partir de perspectivas decoloniais e tendo em mente o rico potencial das artes visuais, cinema, teatro e outras visualidades, propomos discussões que explorem criações artísticas em diálogo com perspectivas estéticas africanas e afrodiaspóricas.
Nome: GT - Raça e Gênero
Coordenação: Doutoranda Ana Paula Martins (PUCPR) / Me. Lourrayne Pereira (UTFPR)
Descrição: Raça e Gênero é um espaço de reflexão crítica e interdisciplinar que visa debater as intersecções entre raça e gênero a partir de diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e empíricas. O GT busca promover o diálogo entre pesquisadoras/es e estudantes interessadas/os em discutir as dinâmicas de opressão e resistência que afetam as identidades e os corpos racializados e generificados na sociedade contemporânea. As apresentações abarcam temas como feminismos negros, interseccionalidade, políticas de identidade, epistemologias feministas, além de práticas e experiências de luta contra o racismo e o sexismo.
Nome: GT - Educação das Relações Étnico-Raciais
Coordenação: Profa. Dra. Adriana Mocelim (PUCPR); Profa. Me. Caroline Kretzmann (PUCPR / UFPR); Profa. Me. Karina Pacheco dos Santos Vander Broock (PUCPR / UFPR); Profa. Dra. Priscila Ximenes Souza do Nascimento (PUCPR)
Descrição: Este grupo de trabalho busca reunir pesquisadoras/es, das diferentes áreas do conhecimento, interessadas/os nas proposições relacionadas à aplicação da Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Tem por objetivo discutir os impactos da lei na formação docente, nas práticas pedagógicas da educação básica e nas políticas públicas educacionais. Entre as possibilidades de discussão, estimulamos o envio de trabalhos que compartilhem e/ou analisem propostas teórico-metodológicas para a educação das questões étnico-raciais: a) no ensino de línguas (materna, estrangeiras e literaturas), em uma perspectiva da educação linguística crítica e decolonial; b) no Ensino de História, vinculado à interculturalidade e à educação das relações étnico-raciais; c) na atuação docente na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e suas diferentes modalidades, como também no contexto da gestão escolar e da ação pedagógica em espaços não escolares, com vistas à construção de uma educação antirracista.
Nome: GT - Relações étnico-raciais no Brasil e pensamento decolonial
Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Luis do Nascimento
Descrição: O GT propõe aprender a identificar e reconhecer nos estudos Relações étnico-raciais no Brasil e no pensamento decolonial a importância dos estudos nesse campo. Considerando que o campo de pesquisa em relações étnico raciais tem produção significativa e diversificada no Brasil, este GT objetiva desenvolver estudos e práticas a fim de ampliar a competência da temática diante das questões raciais, em suas múltiplas dimensões: a luta por direitos sociais e produção fomentada pelas epistemologias negras e indígenas. Desse modo, focaliza a produção de condições de igualdade e a garantia de direitos, incluindo o direito à diferença, na promoção de saberes-fazeres-aprendizagens, que respeitem os diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais. Nesse sentido, o debate sobre ERER, assentado no direito à educação, também está pautado no reconhecimento das diferenças e na valorização da diversidade, conferindo à história e à cultura negras e indígenas a dignidade e respeito que lhes é devida.