A Universidade Federal de Itajubá
(UNIFEI), o Grupo de Pesquisa - Visualizando, Investigando, Discutindo
Ambientes de Aprendizagem Matemática (VIDAA-M) e os programas de Doutorado e
Mestrado em Educação Matemática da Universidad Antonio Nariño – Colombia,
convidam para a 4a Jornada Internacional “Pensamento Visual
Matemático” a realizar-se nos dias 7 e 8 de novembro 2024, na modalidade híbrida.
A Jornada
Internacional “Pensamento Visual Matemático” pretende se consolidar como um espaço de trabalho e reflexão de
relevância internacional com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão
sobre o pensamento visual em matemática e a Educação Matemática em diferentes
níveis educacionais.
A Jornada
Internacional sobre “Pensamento Visual Matemático” surge do projeto de pesquisa “Incidência do pensamento visual no
processo de ensino-aprendizagem da Matemática Universitária”, liderado pela
Universidade Antonio Nariño, com a participação de pesquisadores de várias
universidades (Brasil, Chile, México, Cuba, Venezuela, França e Colômbia), que
são os organizadores dessa conferência.
Esta
Jornada Internacional sobre “Pensamento Visual Matemático” será realizada em sua versão 2024, em Itajubá – Minas Gerais - Brasil, na
Universidade Federal de Itajubá - Instituto de Matemática e Computação, de
forma gratuita e híbrida, recebendo presencialmente e virtualmente
participantes de vários países da América Latina e do mundo. Por meio da
plataforma virtual, serão realizadas as conferências e os painéis
internacionais da conferência. Além disso, por meio de diversos recursos
virtuais, haverá workshops, apresentações e café virtual com o objetivo de
promover a interação entre os participantes.
Na
Jornada Internacional será possível propor pesquisas sobre o Pensamento Visual nos seguintes temas:
·
Processo de ensino e aprendizagem em estatística.
·
Processo de
ensino e aprendizagem na resolução de problemas.
·
Processo de
ensino e aprendizagem em cálculo.
·
Processo de
ensino e aprendizagem de geometria.
·
Processo de
ensino e aprendizagem em álgebra.
·
A formação de
conceitos matemáticos.
·
Aprendizagem
inclusiva e equitativa da matemática.
·
Matemática
recreativa.
·
TIC no
desenvolvimento do pensamento visual.
·
Etnomatemática.
·
Criatividade e
pensamento visual em matemática.
·
Arte,
matemática e pensamento visual.
·
Inteligência e
pensamento visual em matemática.
·
Matemática socioecológica.
·
Outros temas inovadores.