A IV Jornada Científica Integrativa da Agir traz como tema central “Produção do cuidado em saúde”. Pautado pelo propósito da Agir de cuidar de vidas, o objetivo deste ano é impulsionar a discussão e a produção de ciência garantindo as condutas assistenciais com excelência.
A produção do cuidado em saúde é um conceito que se refere à maneira como os serviços de saúde são organizados e prestados aos pacientes. Envolve o continuum de ações e atividades que visam a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde, com foco na qualidade assistencial e satisfação e experiência do paciente que agrega valor.
Para prestar o cuidado em saúde, é necessário adotar uma abordagem multidisciplinar e integrada, que envolve os diversos profissionais da saúde. Essa equipe deve trabalhar de forma colaborativa e coordenada, compartilhando informações e conhecimentos, visando a assistência integral e efetiva aos pacientes.
Além disso, a produção do cuidado em saúde deve ser baseada em evidências científicas, ou seja, em práticas e procedimentos comprovadamente eficazes e seguros para a promoção da saúde e tratamento de doenças. Isso implica em adotar uma abordagem baseada em protocolos e diretrizes clínicas, bem como na avaliação constante dos resultados e na busca por melhorias contínuas.
Outro aspecto importante da produção do cuidado em saúde é o envolvimento do paciente no processo de cuidado. Isso inclui a sua participação na tomada de decisões, o compartilhamento de informações sobre sua saúde e estilo de vida, e a adoção de hábitos saudáveis e medidas preventivas.
Nesse sentido, a produção do cuidado em saúde é um processo complexo e dinâmico, que envolve a integração de diferentes forças de trabalho, oportunizando a intersetorialidade de outros espaços de prática, no sentido de dar resolubilidade às demandas dos usuários. O objetivo final é promover a saúde e o bem-estar dos pacientes, garantindo um atendimento efetivo, humano e de qualidade.
Na necessidade de impulsionar essas competências, a Agir por meio da Jornada Cientifica de 2023, instrumentaliza as novas habilidades direcionadas à produção do cuidado em saúde por meio de uma programação científica com palestrantes e debatedores com projeção regional e nacional.