?
Primeira circular
Nilópolis-RJ, 15 de
junho de 2023.
Caro(a) colega,
Temos
o prazer de anunciar a realização do IV Fórum de Educação Inclusiva do NAPNE -
IFRJ Nilópolis, que acontecerá no Campus
Nilópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de
Janeiro (IFRJ), nos dias 10 e 11 de outubro a partir das 9h, de forma híbrida,
sendo o dia 10/10 de forma presencial e o dia 11/10 de forma online.
O
IV Fórum do Napne tem como objetivo promover o diálogo e o intercâmbio de
experiências entre pesquisadores(as) brasileiro(a)s, que se dedicam a fomentar
o diálogo sobre a concepção de Educação inclusiva, a partir de postulados
legais, teóricas, práticas e vivências cotidianas e reafirmar e/ou indicar
desdobramentos necessários nas políticas, atitudes, ações e práticas
individuais e coletivas para o compromisso com todos e cada um. As áreas
temáticas que deverão orientar as propostas de trabalhos a serem submetidas são
as seguintes:
·
Do
Direito à Educação: Políticas de Acesso, Permanência e Qualidade Social:
Este eixo temático está focado na discussão e promoção da educação inclusiva,
abordando políticas e práticas que visam garantir o pleno acesso, a permanência
efetiva e a qualidade social da educação para todos os estudantes,
independentemente de suas características e necessidades individuais. Serão
abordados temas relacionados à inclusão de pessoas com deficiência, transtornos
do espectro autista, necessidades educacionais especiais, e demais grupos que
enfrentam barreiras para a sua participação plena na educação. Possíveis
subtemas a serem explorados no evento: Acesso e permanência de estudantes com
deficiência; Inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais;
Escola como espaço inclusivo; Parcerias e envolvimento da comunidade; Desafios
e perspectivas da educação inclusiva.
·
Propostas
Curriculares e Práticas Pedagógicas: Este eixo temático tem
como objetivo central discutir e apresentar propostas curriculares e práticas
pedagógicas que promovam a educação inclusiva. Serão abordadas questões
relacionadas à elaboração de currículos inclusivos, metodologias de ensino que
atendam às necessidades de todos os estudantes, estratégias de avaliação
inclusiva, formação de professores e outros aspectos que contribuam para a
efetiva inclusão de todos os alunos. Possíveis subtemas a serem explorados no
evento: Currículos inclusivos; Metodologias de ensino inclusivas; Adaptações
curriculares e estratégias de ensino; Avaliação inclusiva; Formação de
professores; Práticas de inclusão nas escolas.
·
Acessibilidade:
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa/Ampliada:
Este eixo temático tem como foco principal a discussão e o compartilhamento de
conhecimentos sobre acessibilidade na educação, com ênfase nas tecnologias
assistivas e na comunicação alternativa/ampliada. Serão abordados temas
relacionados à utilização de recursos e ferramentas tecnológicas para promover
a inclusão de pessoas com deficiência e dificuldades de comunicação, visando
garantir a participação plena e a igualdade de oportunidades no contexto
educacional. Possíveis subtemas a serem explorados no evento: Tecnologia
assistiva na educação; Comunicação alternativa e ampliada (CAA; Adaptação de
materiais e recursos; Acessibilidade digital e tecnologias inclusivas; Boas práticas
e experiências inclusivas.
·
Atendimento
Educacional Especializado: Este eixo temático tem como
objetivo central discutir e apresentar práticas, políticas e estratégias
relacionadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da
educação inclusiva. Serão abordadas questões como a organização e implementação
do AEE, formação de professores, recursos pedagógicos, adaptações curriculares
e avaliação do processo de inclusão. Possíveis subtemas a serem explorados no
evento; Organização e implementação do AEE; Formação de professores para o AEE;
Recursos e estratégias pedagógicas no AEE; Avaliação do AEE e processos de
inclusão.
·
Formação
de Professores: Este eixo temático tem como objetivo
central discutir e explorar questões relacionadas à formação de professores
para a educação inclusiva. Serão abordados temas como a preparação inicial e
continuada dos professores, o desenvolvimento de competências e habilidades
para atuar em contextos inclusivos, a promoção de uma cultura escolar inclusiva
e a importância do papel do professor na promoção da igualdade de oportunidades
para todos os estudantes. Possíveis subtemas a serem explorados no evento:
Formação inicial de professores; Formação continuada de professores;
Competências e habilidades do professor inclusivo; Papel do professor na
construção de uma cultura escolar inclusiva; Experiências e boas práticas de
formação de professores.
·
Aprendizagem
e Avaliação: Diagnóstico, Planejamento e Gestão do Trabalho Pedagógico:
Este eixo temático tem como objetivo central discutir e explorar questões
relacionadas à aprendizagem e avaliação no contexto da educação inclusiva.
Serão abordados temas como o diagnóstico das necessidades educacionais dos
estudantes, o planejamento pedagógico adaptado, a gestão do trabalho pedagógico
inclusivo e estratégias de avaliação que promovam a equidade e o progresso de
todos os estudantes. Possíveis subtemas a serem explorados no evento:
Diagnóstico das necessidades educacionais; Planejamento pedagógico adaptado;
Gestão do trabalho pedagógico inclusivo; Estratégias de avaliação inclusiva;
Monitoramento e acompanhamento da aprendizagem.
A modalidade de
apresentação de trabalho será:
1.
Comunicação Individual Livre:
reservado à apresentação de trabalhos que estejam dentro de uma das áreas
temáticas apresentadas. As Comunicações Individuais Livres serão alocadas em
sessões de quatro expositores. As apresentações terão 15 minutos de duração e
serão agrupadas pela organização do fórum, por aproximação temática, em sessões
de 1h30 de duração, incluindo-se 30min dedicados aos debates.
2.
Para a submissão de propostas
de resumos para Comunicações Individuais Livres, o (a) proponente precisa estar
cursando qualquer curso de licenciatura ou ter graduação em qualquer área.
3.
A participação nesta modalidade
será certificada e haverá publicação do trabalho escrito.
Datas de submissão de trabalhos:
Propostas |
Datas |
Datas Previsão da carta de aceite |
Comunicação Individual Livre |
15/06/23 – 20/08/23 |
30/08/23 |
Inscrição dos trabalhos
Para
o envio dos resumos, o participante deve acessar o endereço: https://www.even3.com.br/iv-forum-de-educacao-inclusiva-do-napne-ifrj-nilopolis-350180
Normas para submissão de
Comunicação Individual Livre:
Os
resumos propostos para cada comunicação oral serão avaliados pela Comissão
Científica do Fórum, que também será responsável por organizar as sessões que
agruparão as comunicações propostas nesta modalidade, juntamente com a Comissão
Organizadora.
1. Cada
inscrito poderá submeter 1 (um) resumo para o evento como 1º autor e até 3
(três) como co-autor.
2. Os
resumos serão revisados pelos avaliadores e os trabalhos aceitos, serão
publicados nos anais do IV Fórum, previsto para ocorrer no início de 2024. As
línguas oficiais do evento são o português, o espanhol e o inglês.
3. Utilizar
as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2,0
cm; fonte Arial, estilo normal, em página A4.
4. Os
resumos deverão conter os seguintes itens: Título: o título do resumo deverá
ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal,
tamanho 12.
5. Nomes
e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas
abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte
Arial, tamanho 12. Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de
texto corrido, separados por vírgula. Informações do autor principal: deve ser
escrito abaixo do nome dos autores, na próxima linha, alinhado à direita, em
fonte Arial, tamanho 10. Conter vínculo institucional dos autores e e-mail
apenas do autor principal.
6. Corpo
do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor
principal (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo
justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0 entre linhas e conter no
mínimo 250 e no máximo 500 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único
sem incluir figuras, tabelas ou referências. Os itens da estrutura do resumo
devem estar destacados em negrito, sem entrada de parágrafo ou linhas em
branco, contemplando: a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia ou Material e
métodos d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusões ou considerações
finais.
7. Palavras-chave:
Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte
Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter
três palavras-chave.
8. Fonte
de Financiamento: Após as palavras-chave, pular uma linha e informar fontes de
financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
As comunicações individuais livres serão realizadas em formato on-line no dia 11 de outubro de 2023. Os links das salas virtuais para apresentações serão informados posteriormente.
Datas importantes:
A submissão de resumos
ocorrerá de 15 de junho de 2023 a 20 de agosto de 2023 e o envio das cartas de
aceite está previsto para ocorrer até 30 de agosto de 2023.
Importante: Os
trabalhos completos e enviados no prazo, serão publicados nos anais do IV
Fórum, previsto para ocorrer no início de 2024. O prazo de envio do texto, que
poderá ser resumo expandido, relato de experiência ou artigo, será até 30 de
janeiro de 2024, para que este seja incluído nos anais do IV Fórum, cuja
publicação está prevista para início de 2024. As normas para envio de trabalho
completo encontram-se na página web do evento. As línguas oficiais do evento
são o português, o espanhol e o inglês.
A programação do evento
será divulgada posteriormente.
Para dúvidas gerais
sobre o evento: napne.cnil @ifrj.edu.br
Critérios de avaliação dos resumos:
Quesito |
Critério de
Avaliação |
01 |
Título: deve ser
claro, compatível com o conteúdo do trabalho, coerente. |
02 |
Objetivos: os
objetivos devem ser claros e explícitos |
03 |
Metodologia/Desenvolvimento: deve
descrever adequadamente os sujeitos, as etapas, e os processos em questão. |
04 |
Resultados: os
resultados devem estar efetivamente apresentados. |
05 |
Conclusões: devem ser
coerentes, relacionadas com os objetivos do resumo e mostrando o avanço do
conhecimento científico. |
06 |
Linguagem e
Redação:
escrita clara, aceitável e com objetividade, e fácil leitura. |
07 |
Originalidade
do Trabalho: quão inovador e inusitado é o conteúdo do trabalho? |
Serão considerados fora dos padrões os
textos que não cumprirem as regras textuais do Modelo de Resumo.
Ouvintes
A inscrição para
ouvintes será de 15/06/2023 até 05/10/2023, através do formulário
disponibilizado no link: https://www.even3.com.br/iv-forum-de-educacao-inclusiva-do-napne-ifrj-nilopolis-350180
Todos os participantes
ouvintes serão certificados pela comissão organizadora do IV Fórum no dia do
evento.
Comissão Organizadora
Jacyra Guimarães
Faillace
Renata Silêncio de Lima
Junimar José Américo de
Oliveira
Vanil Gomes de Lima
Alessandra de Santana
da Silva
Alessandra Viana
Oliveira Rosendo
Ana Maria Pereira da
Silva
Camilla Ferreira Lobino
Cássia do Carmo Andrade
Lisbôa
Cláudia Ferreira de
Carvalho
Dayenny Neves Miranda
Leonardo Luís da Silva
Nardi
Nadia Rodrigues dos
Santos
Vanessa de Souza
Nogueira Penco
Vera Lúcia Rangel de
Souza