GD 2 (Educação
e subjetividade)
e
GD 3 (Psicologia educacional e aprendizagem da pessoa
com deficiência)
|
LOCAL: SALA
MULTIMEIOS 1 (Centro de Educação)
|
COORDENAÇÃO DO GD: Profa. Ma. Rosa Maria de Jesus Brito
|
|
TRABALHOS
|
AUTORIA
|
01
|
SAÚDE MENTAL NA ESCOLA:
CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
|
ANA CAROLINA LAURENTINA TOMAZ,
MARINA SANTOS DA SILVA, KÁTIA REGINA LOPES COSTA FREIRE
|
02
|
MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DE
PROMOÇÃO DE SAÚDE DA JUVENTUDE EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO NO SEMIÁRIDO
ALAGOANO: QUESTÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E CLASSE
|
MURYLLO NOGUEIRA, ANTONIO CESAR
DE HOLANDA SANTOS
|
03
|
RESISTÊNCIA E BEM VIVER DA
JUVENTUDE EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO NO SEMIÁRIDO ALAGOANO: QUESTÕES DE
GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E CLASSE
|
JOHN
DOS SANTOS, ANTONIO CESAR DE HOLANDA SANTOS
|
04
|
INTERAÇÕES EDUCADORA-BEBÊ EM
CONTEXTOS DE CRECHES
|
LUDWIG FELIX MACHADO LEAL,
FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
|
05
|
SAÚDE MENTAL NA ESCOLA:
IDENTIFICANDO CATEGORIAS TEMÁTICAS EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
|
JULIA PEREIRA FURTUNATO, ANA
CAROLINA LAURENTINA TOMAZ, ADRIANA DE AGUIAR PEREIRA, DANIELLE OLIVEIRA DA
NÓBREGA
|
06
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR E INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
PÓS-COVID-19
|
AIRTON DE LIMA OLIVEIRA,
ANTÔNIA BATISTA MARQUES
|
07
|
AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO
UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
|
JÚLIA DUARTE DE ALCÂNTARA,
KÁTIA REGINA LOPES COSTA FREIRE
|
DEBATE
10h- 10h45
|
GD 3
Psicologia educacional e aprendizagem da pessoa
com deficiência
|
LOCAL: SALA
MULTIMEIOS 2 (Centro de Educação)
|
COORDENAÇÃO DO GD: Prof. Me. Diego do Rego
|
|
TRABALHOS
|
AUTORIA
|
01
|
EXPERIÊNCIA DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA NO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
DA UFPB
|
CLEICIANE ALVES
FARIAS,
JÉSSICA ANABELLE SILVA,
HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, MÔNICA
DE FÁTIMA BATISTA CORREIA
|
02
|
DEFICIÊNCIA,
PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
|
MARIANA CRISTINA
MAXIMINO DA SILVA, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, GISELLE SILVESTRE DE JESUS
|
03
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
UMA ANÁLISE DO FILME EXTRAORDINÁRIO
|
JOSÉ
ARTUR FRAGOSO FEITOSA, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, MARIANA CRISTINA
MAXIMINO DA SILVA, LÍVIA LAENNY VIEIRA PEREIRA DE MEDEIROS
|
04
|
FISIOTERAPIA E
INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS
|
FELIPPE EDUARDO LOPES
NOGUEIRA, KÁTIA REGINA LOPES COSTA FREIRE
|
05
|
SIGNIFICAÇÕES DE
DOCENTES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
THAÍS LAINA PEREIRA
LIMA, ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
|
06
|
ANÁLISE DE DADOS
SOBRE A INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
|
JOSÉ HUMBERTO DA CUNHA
FILHO, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, LÍVIA LAENNY VIEIRA PEREIRA DE
MEDEIROS, RHAYKA GISÉLIA DE PÁDUA BARBOSA FALCÃO DE ALBUQUERQUE, DANYELLE
GONZAGA MONTE DA COSTA
|
07
|
ESTUDOS DA
DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE FÍLMICA
|
JOSÉ ARTUR FRAGOSO
FEITOSA, HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, MARIANA CRISTINA MAXIMINO DA SILVA,
LÍVIA LAENNY VIEIRA PEREIRA DE MEDEIROS
|
08
|
INCLUSÃO DE CRIANÇAS
COM AUTISMO NAS SALAS DE AEE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PÓS PANDEMIA DA
COVID-19
|
PATRICIA
SANTOS SOUZA DA SILVA, ANTÔNIA BATISTA MARQUES
|
DEBATE
10h- 10h45
|
GD 4 – parte I
Formação docente
|
LOCAL: SALA 303 (Bloco
de aulas do Centro de Educação)
|
COORDENAÇÃO DO GD: Profa. Isabel Cristina da Silva
|
|
TRABALHOS
|
AUTORIA
|
01
|
DE PROFESSORAS À
COORDENADORAS PEDAGÓGICAS-SEVERINAS: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE
|
ALINE BARROS GIRÃO
|
02
|
TRABALHO COLABORATIVO
E ENSINO COLABORATIVO NA ESCOLA A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DA
ATIVIDADE
|
SHEILA TATIANE
TAVARES DE SOUZA MORAIS, ADRIANE CENCI
|
03
|
A VIVÊNCIA DOCENTE NA
PANDEMIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
|
MANOEL
MARLEY CALDAS DA SILVA, JÚLIO RIBEIRO SOARES, MARIA CRISTINA PARNAIBA DANTAS
SILVA
|
04
|
VIVÊNCIA DOCENTE E
LETRAMENTO DIGITAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA CULTURA DE PAZ NA ESCOLA
|
LINDOVON DIAS PESSOA,
MARIA CRISTINA PARNAIBA DANTAS SILVA, JULIO RIBEIRO SOARES, IANDRA FERNANDES
CALDAS
|
05
|
O PROJETO PEDAGÓGICO
DO CURSO DE PEDAGOGIA (02/2017) PRESENCIAL DA UFRN: CONCEPÇÕES DE PEDAGOGIA
|
MARIANA MOREIRA
SALUSTINO, ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE, ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA
|
06
|
A FORMACAO DOCENTE E
A PSICOLOGIA EDUCACIONAL EM DÍLI/TIMOR LESTE
|
JOSÉ ROSÁRIO DA
COSTA, ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA
|
07
|
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO
DOCENTE: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
|
JEAN CARLOS NOGUEIRA DE
CARVALHO JÚNIOR, JÚLIO RIBEIRO SOARES
|
DEBATE
10h- 10h45
|
GD 4 – parte II
Formação docente
|
LOCAL: SALA 304
(Bloco de aulas do Centro de Educação)
|
COORDENAÇÃO DO GD: Profa. Ma. Mariana Antunes
Medeiros de Oliveira
|
|
TRABALHOS
|
AUTORIA
|
01
|
A SIGNIFICÂNCIA DA
LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DURANTE O
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS
|
ANA PRISCILA CALIXTO
DE SOUZA, ADEMÁRCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA
|
02
|
RESSIGNIFICAÇÕES
SOBRE O SER E FAZER DOCENTE A PARTIR DOS SABERES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL:
UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NAS LICENCIATURAS
|
NADIANE TIBÚRCIO,
CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
|
03
|
CONTRIBUIÇÕES DO
COMPONENTE CURRICULAR ATELIÊ ARTICULADOR DE SABERES II PARA A FORMAÇÃO DOS
ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
|
POLIANA
OLIVEIRA DE MACEDO, ALINE FAUSTINO DA SILVA, RAMON ARAÚJO MENDES
|
04
|
A INCLUSÃO ESCOLAR NA
FORMAÇÃO E NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES INICIAIS
|
FERNANDA KELLY
CORREIA DOS SANTOS, MARIA CLARA FERREIRA LOPES, DANIELLE OLIVEIRA DA NÓBREGA
|
05
|
PESQUISA COLABORATIVA
EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE
|
RHEBECCA SAMILLY TINÔCO
BARRETO, IGOR OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE, CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
|
06
|
NECESSIDADES
FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
E A RELAÇÃO COM A ATIVIDADE PEDAGÓGICA
|
DENISE VIANA E SOUSA,
MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
|
07
|
A PSICOLOGIA
EDUCACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES DOCENTES
SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
|
RHEBECCA SAMILLY
TINÔCO BARRETO, CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
|
DEBATE
10h- 10h45
|
GD 5
Psicologia, educação e ensino
|
LOCAL: SALA 305
(Bloco de aulas do Centro de Educação)
|
COORDENAÇÃO DO GD: Profa. Ma. Raissa Araujo da
Silva
|
|
TRABALHOS
|
AUTORIA
|
01
|
PSICOLOGIA ESCOLAR NO
CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSIÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA A
ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR
|
FABIOLA DE SOUSA BRAZ
AQUINO
|
02
|
ENSINO REMOTO,
LETRAMENTO DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DESAFIOS VIVIDOS PELA FAMÍLIA
NA PANDEMIA
|
MARIA CRISTINA
PARNAIBA DANTAS SILVA, JULIO RIBEIRO SOARES, MANOEL MARLEY CALDAS DA SILVA
|
03
|
SIGNIFICAÇÕES
ATRIBUÍDAS POR EGRESSOS DE PSICOLOGIA AOS DESAFIOS VIVIDOS NA ATIVIDADE DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ÊNFASE NA ATUAÇÃO CLÍNICA
|
FRANCISCO
MOISÉS AZEVEDO BRAGA,
JÚLIO RIBEIRO SOARES
|
04
|
DESAFIOS DO ENSINO DE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRN
|
MÔNICA KARINA SANTOS
REIS
|
05
|
OS JOGOS DE PAPÉIS
SOCIAIS À LUZ DA LITERATURA CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA
|
RAFAELA RAÍSSA ARAÚJO
DOS SANTOS, FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
|
06
|
UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA
PERSPECTIVA DA LINGUAGEM COMO INTERAÇÃO SOCIAL
|
JOSÉ GILMARKES
REINALDO DE SOUZA, LUCILA CARVALHO LEITE BRANDÃO, DANIELLE OLIVEIRA DA
NÓBREGA
|
07
|
O QUE PODE A ANÁLISE
INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO? DISCUSSÕES PRELIMINARES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES
PARA A PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE
|
THYAGO YCARO SOUZA DE
MENÊZES, CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
|
DEBATE
10h- 10h45
|
Multi GD
|
LOCAL: SALA 306
(Bloco de aulas do Centro de Educação)
|
COORDENAÇÃO DO GD: Prof. Me. Gleidson
Felipe Justino da Silva
|
|
TRABALHOS
|
AUTORIA
|
01
|
ASPECTOS
PSICOSSOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO DE UM SURDO NO CONTEXTO FAMILIAR E
EDUCACIONAL
|
LÍVIA HENRIQUE LEITE,
HENRIQUE JORGE SIMÕES BEZERRA, EDNEIA ALVES
|
02
|
AÇÕES PSICÓLOGOS
ESCOLARES DIANTE DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO EM
CONTEXTOS PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO
|
INGRID RAYSSA LUCENA
FERREIRA, FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
|
03
|
CONSTITUIÇÃO
IDENTITÁRIA DO SURDO NA EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO DE LÍNGUAS NA ÓTICA DA TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL
|
ALDIJANE
JALES CARNEIRO E SILVA, TUIZA CRISTINA AVELINO BEZERRA, PEDRO LUIZ DOS SANTOS
FILHO
|
04
|
PSICOLOGIA E
EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
BÁSICA DURANTE A PANDEMIA
|
JOSÉ JACKSON DA SILVA
SOARES, MIRIANE DA SILVA SANTOS BARBOZA
|
05
|
FORMAÇÃO CONTINUADA
DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA
HISTÓRICO-CULTURAL
|
DENISE PEREIRA DOS
SANTOS, CÁRITA PORTILHO DE LIMA, ASTRID ANDRADE SILVA PIRES, JOSÉ JACKSON DA
SILVA SOARES
|
06
|
A FORMAÇÃO DE
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL
|
ALICE FERNANDES, JOSÉ
JACKSON DA SILVA SOARES, DENISE PEREIRA DOS SANTOS, ANA CLAUDIA FORMIGA LEITE
ASSIS, MELYSSA THAÍS RODRIGUES DA SILVA, ANA LUCIA DOS SANTOS, MARIA DE
FATIMA PEREIRA ALBERTO
|
07
|
PSICOLOGIA DO
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL: PESQUISA E INTERVENÇÃO EM BERÇÁRIOS
PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA (PB
|
ANNA EMÍLIA ALMEIDA
COSTA MENEZES DE FREITAS, FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO, GABRIEL DE SOUZA
ARAÚJO, RAFAELA MARIA RIBERA GONÇALVES DE SOUZA, ANILAYNE REBECA DE AZEVEDO
SILVA, BEATRIZ MONTE PORPINO PAIVA FERNANDES, RAFAELA RAÍSSA ARAÚJO DOS
SANTOS
|
08
|
PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO
E FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS PROFISSIONALIZANTES
|
JULIANA BRAHIM,
BEATRIZ DE FIGUEIREDO TEIXEIRA
|
DEBATE
10h- 10h45
|