SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE MINICURSO E DE COMUNICAÇÃO ORAL
Para submeter proposta de comunicação oral e/ou de minicurso, o participante deverá preencher e enviar o formulário abaixo, considerando, para tanto, a modalidade de apresentação escolhida (comunicação oral ou minicurso) e o eixo temático:
EIXOS TEMÁTICOS
01. Linguagem, cognição, discurso e cultura
Este eixo temático pretende selecionar e reunir trabalhos das áreas de Linguística Cognitiva relacionada a aspectos culturais e discursivos, visando, principalmente, a provocar reflexões sobre a relação entre linguagem, cognição e cultura no Brasil e em outros países. Convidamos a comunidade acadêmica a contribuir com trabalhos que lidem com essa relação, a partir de diversas perspectivas analíticas. Sendo assim, serão bem-vindos estudos que abordem a variação cultural na metáfora conceptual, na metonímia e na mesclagem conceptual, assim como nos fenômenos pragmáticos. Além disso, são igualmente desejáveis pesquisas cuja temática envolva aspectos culturais e cognitivos do léxico e da gramática, da análise do discurso, do ensino de línguas e de estudos mediáticos.
Coordenador: Prof. Ms. Pedro Jorge Marques
02. Práticas pedagógicas para a justiça social
Nesta sessão, reuniremos trabalhos voltados à reflexão e à implementação de práticas pedagógicas comprometidas com a promoção da justiça social. Serão aceitos trabalhos de todas as áreas do conhecimento, com contribuições que enfatizem metodologias críticas, interdisciplinares e participativas.
Coordenadoras: Profa. Dr. Renata Amaral e profa. Dra. Layenne de Oliveira
03. Linguística Aplicada e práticas socioculturais de interação
Este eixo temático reunirá pesquisas que, filiadas ao escopo da cultura disciplinar da Linguística Aplicada, não importando a sua possível relação inter e transdisciplinar, analisam a função da linguagem em práticas socioculturais tanto em contextos institucionais, como o escolar, quanto não institucionais.
Coordenador: Prof. Dr. Manoelito Gurgel
04. Formação docente e experiências no ensino
Trabalhos vinculados a práticas pedagógicas, produção e análise de materiais didáticos; experiências em Programas Institucionais de Formação Inicial, como o PIBID e o PRP, e experiências de Estágios Curriculares de Língua Portuguesa e/ou Língua Inglesa.
Coordenadores: Profa. Ma. Daiany Kipper e prof. Dr. Douglas Costa.
05. Literatura: histórias, vozes e representações
As comunicações abordam a importância da Literatura como instrumento de expressão de diferentes narrativas e perspectivas. Com isso, possibilitando a compreensão de que, para além das fabulações, e nelas, a Literatura também constrói espaços de voz a grupos e sujeitos cujas realidades e experiências foram/são marginalizadas, silenciadas. Nesse sentido, a Literatura se constitui como uma poderosa ferramenta na construção e questionamento de representações culturais, sociais, individuais e políticas. Desse modo, no âmbito de um contexto de estudo crítico da Literatura, como instiga a proposição das comunicações, tal atividade alarga o entendimento de como essa arte da palavra pode reproduzir ou subverter estereótipos, reforçar ou desafiar ideias dominantes (SAID, 2007; Rooks, 2019), de como ela pode ser um meio de resistências e liberdade (SPIVAK, 2010).
Coordenadores: Profa. Me. Arlene Cantuário e prof. Dr. Gilson Cordeiro
FORMULÁRIOS
[ATUALIZAÇÃO] PRAZO ENCERRADO Minicurso: https://forms.gle/Mz5DrAoPSRxcDvuL6
[ATUALIZAÇÃO] PRAZO ENCERRADO Comunicação oral: https://forms.gle/ZNuwVNfNDYTRrGdX9
ATENÇÃO: Ao preencher o formulário, o participante deverá anexar o arquivo, em Word, do resumo, o qual deverá ser produzido de acordo com o template disponível nos links a seguir:
[ATUALIZAÇÃO] PRAZO ENCERRADO Minicurso
https://docs.google.com/document/d/1NIHZfY5T4ZA2bfR9F1RKiWTH5Twr0TI_4fFEuzUmU-g/edit?usp=sharing
[ATUALIZAÇÃO] PRAZO ENCERRADO Comunicação oral
https://docs.google.com/document/d/1oMSTUOLtGMqhzYKYaLO5TU1pGGbfv5VUrqgfQBd3Bfg/edit?usp=sharing
IMPORTANTE:
- Cada participante poderá submeter, como autor principal ou como coautor, até 2 (duas) propostas de comunicação oral, ambas para o mesmo eixo temático, e apenas 1 (uma) proposta de minicurso. Cada resumo poderá ter apenas 1 (um) coautor.
- ATENÇÃO: O prazo de submissão das propostas de minicurso encerra-se às 23h59 do dia 3 de junho de 2025. Já o prazo de envio de propostas de comunicação oral termina às 23h59 do dia 6 de junho de 2025.
- Após a avaliação dos resumos pela comissão científica, serão enviadas, até o 7 de junho de 2025, para o e-mail do autor principal, as cartas de aceite.
- Os minicursos serão realizados no dia 11 de junho de 2025, das 7h30 às 9h30, nas salas de aula do bloco didático do IFCE - campus Camocim. Já as sessões de comunicação oral acontecerão no dia 10 de junho de 2025, das 9h45 às 11h45, nas salas de aula do bloco didático do IFCE - campus Camocim.
- Até o dia 8 de junho de 2025, serão divulgados, no site do evento, os mapas de sala, com os locais e os horários das apresentações (todas realizadas no formato presencial).
- No caso das comunicações orais, cada apresentação durará até 15 minutos, seguidos de, no máximo, 5 minutos de debate. Em cada sala, haverá, à disposição dos participantes, apenas aparelho de projeção (data-show), não sendo disponibilizado computador.
- Em relação aos minicursos, será limitado a 30 (trinta) o número de inscritos em cada minicurso.
Minicurso 1 - A prática de análise linguística/semiótica na sala de aula: o ensino da transitividade verbal de acordo com os paradigmas formal e funcional
Ministrantes: Prof.Dr. Manoelito Gurgel e prof. Ms. Pedro Jorge Marques
Resumo: Neste minicurso, pertencente à área da Linguística Geral, interessando-nos por fenômenos de análise e descrição gramatical (PERINI, 1995, 2000; TRAVAGLIA, 2001), pretendemos apresentar, especialmente a licenciandos em Letras e a professores de língua portuguesa da Educação Básica, diferentes abordagens da transitividade verbal, destacando suas implicações didático-pedagógicas para as aulas de língua portuguesa nas escolas brasileiras. Para tanto, tratamos inicialmente da abordagem tradicional, tal como vem sendo desenvolvida desde a publicação da Nomenclatura Gramatical Brasileira, em 1959, para questionarmos, considerando as atuais práticas de ensino, a validade dessa proposta, que fundamenta a análise da transitividade verbal preconizada pelas gramáticas normativas tradicionais (BECHARA, 2010; CEGALLA, 1998; CUNHA; CINTRA, 1985; ROCHA LIMA, 2006) e que, dada a tradição escolar, orienta frequentemente o ensino da sintaxe. Em seguida, tratamos da abordagem formalista, destacando, dentro do escopo do paradigma formal, a proposta da Gramática de Valências (BUSSE; VILELA, 1986; BORBA, 1996), considerando suas implicações didático-pedagógicas para o ensino de língua portuguesa. Por fim, tratamos da abordagem funcionalista, considerando especialmente a proposta do sistema de transitividade, tal como vem sendo preconizado pela Gramática Sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; HALLIDAY, 1985), observando, em particular, atividades didáticas que, fundamentadas nesse paradigma, podem ser realizadas em sala de aula em prol do desenvolvimento da competência textual-discursiva dos estudantes, finalidade central no ensino de língua portuguesa (BNCC, 2018). Dessa forma, esperamos que, com este minicurso, licenciandos em Letras e professores de língua portuguesa da Educação Básica conheçam diferentes abordagens do fenômeno da transitividade verbal e que, conscientemente, desenvolvam propostas didático- pedagógicas capazes de atender às novas orientações curriculares, especialmente quanto à necessidade de se contemplar produtivamente, em sala de aula, a funcionalidade das estruturas linguísticas na produção e na compreensão de diversos gêneros textuais/discursivas.
Local: sala 10
Minicurso 2 - Entre versos e melodias: a tradição poético-musical da lírica antiga à Música Popular Brasileira
Ministrantes: Prof.ª Dra. Lívia Gayoso e Alana Júlia Silveira de Souza (discente)
Resumo: Neste minicurso, propomos uma travessia por entre músicas e poemas. Da lira dos antigos poetas aos acordes da canção popular brasileira, investigaremos como o verbo cantado atravessa os tempos. Entre mitos, trovadores, sambas e canções de amor, observaremos os fios que unem o lirismo ancestral à voz contemporânea. Um convite ao encantamento, à escuta sensível e ao pensar poético da canção.
Local: sala 17
Minicurso 3 - Gênero conto: da teoria ao encontro
Ministrantes: Profa. Arlene Cantuário, Jaime Pereira, Ana Letícia, Kaiane Brito, José Wilson e Maria Luíza (discentes)
Resumo: Este minicurso propõe uma imersão no universo do gênero conto, de forma teórica e reflexiva. Partindo de conceitos fundamentais e de análise teórica que o estruturam, ele busca também, promover, de forma lúdica e interativa, um mergulho no autoconhecimento, no olhar sensível sobre questões sociais contemporâneas.
Local: sala 13
Minicurso 4 - Nas pedadas dos Dragões – Da Mitologia à Literatura Fantástica
Ministrante: Profa. Me. Elane Costa
Resumo: Os dragões são criaturas míticas que atravessam culturas, épocas e histórias, variando de símbolos de sabedoria a forças destrutivas. Na literatura fantástica, representam poder, força e controle, como visto em Smaug e Glaurung nas obras de J.R.R. Tolkien. No entanto, a construção dos dragões na literatura não segue um modelo único. Cada autor imprime sua própria visão sobre esses seres, conectando-se a valores, medos e mitologias específicos. Um exemplo disso está na obra de C.S. Lewis, em A viagem do Peregrino da Alvorada (1952), onde a figura do dragão adquire um significado simbólico ligado a transformação e redenção. A adaptação cinematográfica de 2010 também oferece uma interpretação visual desse conceito, refletindo como diferentes mídias podem reimaginar o mito do dragão.
Neste minicurso, exploraremos:
A origem mitológica dos dragões e sua presença em lendas ao redor do
mundo.
A forma como a literatura fantástica ressignifica o simbolismo dos
dragões ao longo dos séculos.
A abordagem de C.S. Lewis e Tolkien, sobre dragões.
A influência das adaptações cinematográficas na construção visual e
narrativa dos dragões.
Local: sala 14
Minicurso 5 - Cultura Conectada: Estratégias criativas para o ensino com filmes, livros e mídia atual
Ministrantes: Priscila da Silva Araújo e Thierry Franklen Gomes
Resumo: Este minicurso tem como objetivo apresentar e socializar para discentes de licenciatura em Letras estratégias criativas de ensino tendo como público alvo estudantes adolescentes, sendo o ponto de partida filmes, livros e mídia atual, através de memes e postagens virais nas redes sociais e músicas. A proposta busca aproximar os conteúdos do currículo escolar, principalmente na área de Linguagens e suas Tecnologias, como a literatura, do universo dos jovens, tornando-os mais atrativos e significativos. A partir de exemplos práticos, será demonstrado assuntos de forma mais engajadora, respeitando os princípios e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Local: sala12
Minicurso 6 - Gênero notícia e indústria jornalística
Ministrante: Jailson Alves Rodrigues (discente)
Resumo: O presente minicurso tem por objetivo explanar o processo básico de produção de notícias, articulando-o como um processo que envolve muitas escolhas, e portanto, ideologias. Para tal, toma como base o texto “Fronteiras do jornalismo e a real dimensão da sua função ideológica” de D. Oliveira, contemplando o campo Jornalístico-midiático de ensino da língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em específico, as habilidades: EM13LP36, EM13LP37, EM13LP38. Tais habilidades serão utilizadas no minicurso no que tange a análise dos interesses que move o campo jornalístico, as condições que fazem da notícia uma mercadoria, a “neutralidade” de textos noticiosos, a leitura crítica do gênero, os projetos editoriais e os processos e condições de produção de uma notícia. Deste modo, busco elucidar uma questão fundamental no trato do gênero noticioso: a questão ideológica presente na sua produção, deflagrando a sua falta na BNCC, uma vez que o termo “ideologia” não se encontra no centro do campo Jornalístico-midiático por ela abordado.
Local: sala 20
Minicurso 7 - O uso ético da Inteligência Artificial na criação poética
Ministrantes: prof. Dr. Gilson Cordeiro e Graciele Conceição de Oliveira Soares
Resumo: No presente minicurso, abordaremos o fazer poético à luz das questões éticas levantadas pelo uso da IA – Inteligência Artificial como “criadora ou mediadora” desse fazer. Teremos intervenções práticas do uso e discussões embasadas na crítica atual ao tema. Nesse debate, surgem discussões acerca dos conceitos e seus limites, potencialidades e fragilidades do que sejam autoria, coa-autoria, plágio, autoplágio, mediação criativa, estética da rcepção, literariedade, cânone e outras inter-relações ao tema.
Local: sala 16