O IV Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (IVEHED-RJ), a ser sediado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Município de São Gonçalo, nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2024, organiza-se com o intento de retomar os encontros de pesquisadores do campo da História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, que mobiliza a realização deste evento, tem como intuito dar continuidade à proposta de organização dos encontros fomentando a socialização e a difusão da produção em História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, bem como retomar a regularidade dos encontros iniciados em 2007.
Neste ano, foi realizado o I Encontro na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). A possibilidade de sua concretização efetivou-se a partir do esforço concentrado de pesquisadores/as pertencentes aos quadros dos principais polos de ensino e pesquisa do campo da História da Educação do Estado. Três anos depois, em 2010, organizou-se a segunda edição do evento que ocorreu na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em 2013, o terceiro encontro foi organizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e contou, mais uma vez, com uma Comissão Organizadora representativa de diferentes instituições do Estado. Desta forma, a partir desses encontros espera-se oportunizar o intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisa em História da Educação sediados no Estado do Rio de Janeiro a fim de consolidar redes de pesquisas que contribuam para a construção de conhecimentos e a sua socialização no âmbito da História da Educação local, regional e nacional.
Eixos Temáticos
Os trabalhos devem operar com os referenciais teórico-metodológicos pertencentes ao campo da História da Educação. Igualmente necessitam contemplar temáticas relacionadas ao território do Rio de Janeiro, compreendido em suas diferentes temporalidades e configurações político administrativas, podendo abarcar os espaços dos povos originários e seus entrelaçamentos com as lutas e resistências em relação às invasões portuguesas, as condições de Província ou de Estado, bem como a cidade do Rio de Janeiro enquanto Município Neutro, Distrito Federal, Estado da Guanabara ou capital do Estado. Considerando esta orientação, os trabalhos devem se inserir nos seguintes eixos:
1. Educação e Movimentos Sociais
Coordenador:
Prof. Dr. Flávio Andrade (UFRRJ)
Investigações interessadas pelos sujeitos e os processos educativos, relacionando-os aos movimentos sociais em suas experiências, lutas e resistências.
2. Educação e Interseccionalidades
Coordenador:
Prof. Dr. José Antônio Sepúlveda (UFF)
Trabalhos que assumam diferentes marcadores sociais como seus objetos de investigação, bem como façam uso de análises interseccionais como perspectiva teórica e metodológica. Podem utilizar, de acordo com a sua temática, os diferentes marcadores sociais, entre eles: raças, classes, gêneros, sexualidades, gerações, religiões, pessoas com deficiência e outras possíveis intersecções.
3. Histórias da Profissão Docente
Coordenadores:
Prof. Dr. Jefferson da Costa Soares (PUC-Rio)
Profª Dra. Sílvia Martinez (UENF)
Estudos focados nos estabelecimentos de formação, nos saberes e práticas profissionais; nas trajetórias de vida; nas memórias; nos sujeitos e suas relações concretizadas em tempos e espaços diversificados.
4. Projetos Educacionais e Políticas Públicas
Coordenadora:
Profª Dra. Alzira Batalha Alcântara (FEBF-UERJ)
Profª Dra. Renata Maldonado da Silva (UENF)
Análises, que discutam investimentos educacionais voltados para o governo das populações; reformas e políticas educacionais.
5. Imprensa, Impressos e Periódicos
Coordenadora:
Profª Dra. Márcia Cabral da Silva (UERJ)
Pesquisas que analisem a imprensa e os impressos e suas relações históricas com diferentes projetos educativos; histórias do impresso e dos sujeitos envolvidos na sua idealização, organização, circulação; imprensa pedagógica; imprensa operária, imprensa comercial.
6. Arquivos, Acervos, Fontes e preservação documental
Coordenadores:
Profª Dra. Amália Dias (FEBF-UERJ)
Profª Dra. Angélica Borges (FEBF-UERJ)
Trabalhos que se concentrem na reflexão, construção conservação e preservação de acervos e arquivos escolares, educacionais, públicos e privados, e outros; instituições de guarda, proteção e difusão de acervos como museus e centros de memória; problematizações teórico-metodológicas referentes às construções de repertório de fontes e coleções documentais; a materialidade das fontes a partir dos arquivos e acervos digitais.
7. Instituições, Disciplinas Escolares e Práticas Difusas de Educação
Coordenadoras:
Profª Dra. Patrícia Coelho (PUC-Rio)
Profª Dra. Paloma Rezende de Oliveira (UNIRIO)
Análise de Investimentos direcionados para o exame de instituições escolares e não escolares; disciplinas e prescrições escolares; propostas curriculares; apropriação dos saberes e métodos; processos educativos diversificados; sentidos plurais da educação; espaços e tempos escolares e não escolares.
8. Sujeitos, Intelectuais e Ideias Pedagógicas
Coordenadores:
Profª Dra. Evelyn Orlando (FE-UERJ)
Prof. Dr. Fernando Gouvêa (UFRRJ)
Prof. Dr. Flávio Andrade (UFRRJ)
Análises centradas em trajetórias de sujeitos que produziram interferências na arena educacional; redes de sociabilidade; suas atuações em instituições educativas, mercado editorial e políticas públicas.
9. Teorias da História e Historiografia da Educação
Coordenadores:
Prof. Dr. José Cláudio Sooma Silva (UFRJ)
Profª Dra. Juliana Cassani (UFRJ)
Estudos que se detenham sobre as interfaces da História da Educação com a Historiografia e a Educação; a artesania da pesquisa historiográfica com suas potencialidades e limites; as artes de fazer da História da Educação.
10. História das infâncias e das juventudes
Coordenadores:
Profª Dra. Sônia Camara (FFP-UERJ)
Profª Dra. Marilene Antunes (FFP-UERJ)
Profª Dra. Mônica Ferreira Farias (FFP- UERJ)
Pesquisas que se dediquem a promover análises sobre as infâncias e as juventudes em diferentes espaços/tempos educativos; as instituições e os processos de institucionalização; projetos e iniciativas públicas e privadas destinadas à assistência das infâncias e das juventudes; os processos de judicialização e os marcos regulatórios; os processos de escolarização.
Calendário Geral do Evento
Público Alvo
Destina-se a todos/as os/as interessados/as na pesquisa histórica sobre temas educacionais: pesquisadores/as de instituições universitárias e centros de pesquisa, professores/as da educação superior, professores/as da educação básica, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação.
Programação
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Formatos dos trabalhos inscritos
Serão apresentados como comunicações orais ou pôsteres, podendo possuir até 2 (dois) autores/as. Cada autor/a poderá apresentar até 2 (duas) propostas. O envio da proposta não estará condicionado ao pagamento da inscrição. No ato da inscrição, os/as autores/as deverão escolher uma segunda opção de eixo temático.
A - Os resumos:
Os resumos expandidos devem ser encaminhados sem separação de subtítulos, deverá apresentar problemática anunciada e desenvolvida acerca do objeto de estudo, a periodização, o referencial teórico-metodológico, as fontes, bem como os resultados e as conclusões do estudo. Deverá conter entre 3.000 a 4.000 caracteres com espaços incluindo as referências. Não deverá ter notas de rodapé e deverá atender as normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e esquerda com 3 cm e margem inferior e direita com 2 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave e as referências).
B - Os trabalhos completos na modalidade comunicação oral:
Os trabalhos completos devem manter a formatação recomendada para os resumos expandidos quanto à fonte, espaço, margens, tamanho do papel. Os títulos em maiúsculas devem ser seguidos do(s) nome(s) do(s) autor(es) e sigla da instituição a que pertence(m). Os textos devem possuir, no mínimo, 25.000 e, no máximo, 30.000 caracteres com espaços, mantendo a indicação clara de objeto de estudo, periodização, fontes, referencial teórico-metodológico e conclusões, incluindo as referências bibliográficas completas e notas no final do texto.
C - Os trabalhos completos na modalidade pôster:
Os trabalhos completos devem manter a formatação recomendada para os resumos expandidos quanto à fonte, espaço, margens, tamanho do papel. Os títulos em maiúsculas devem ser seguidos do(s) nome(s) do(s) autor(es) e sigla da instituição a que pertence(m). Os textos devem possuir, no mínimo, 25.000 e, no máximo, 30.000 caracteres com espaços, mantendo a indicação clara de objeto de estudo, periodização, fontes, referencial teórico-metodológico e conclusões, incluindo as referências bibliográficas completas e notas no final do texto.
Os textos completos serão publicados em E-Book com ISSN.