O IV Congresso Nacional do ProfLetras traz como tema "Ensino de Língua e Literatura: desafios e possibilidades na criação e implementação de práticas inovadoras no chão da escola", buscando ampliar as discussões sobre metodologias e estratégias pedagógicas que contribuam para a qualificação do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. O evento propõe um espaço de reflexão sobre as demandas atuais da Educação Básica, considerando a diversidade linguística e cultural dos estudantes e o papel das práticas inovadoras no fortalecimento do
aprendizado.
Com uma programação abrangente, o congresso contará com mesas-redondas, palestras com representantes da CAPES e especialistas da área, comunicações individuais e apresentações de práticas inovadoras desenvolvidas por egressos e mestrandos do programa. A realização deste evento no interior de Pernambuco reforça a importância da interiorização do ensino e da pesquisa, alinhando-se aos princípios do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 da ONU, que visa assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
O evento contará com duas modalidades de apresentação: comunicação individual e relatos de experiência. Para ambos os casos, haverá possibilidade de apresentação presencial e on-line, sendo as vagas para a modalidade on-line limitada. Entende-se por Relatos de Experiência a modalidade destinada para professores da Educação Básica, bem como estudantes de Letras e Pedagogia, que desejem apresentar vivências pedagógicas oriundas de práticas inovadoras de ensino, desenvolvidas em sala de aula. Os relatos devem enfocar experiência situadas nos eixos temáticos destes evento. Não é necessário apresentar fundamentação teórica o u metodológica, como nos moldes tradicionais de trabalhos acadêmicos. Em relação à modalidade Comunicação Individual, destina-se a apresentação de pesquisas desenvolvidas por professores-pesquisadores mestrandos e egressos do Profletras, bem como graduandos de Letras e Pedagogia, estudantes de cursos stricto ou lato sensu (acadêmicos ou profissionais). Os trabalhos devem trazer reflexões teóricas e metodológicas, resultados parciais ou finais de pesquisa e análises que contribuam para o aprofundamento das discussões no campo da formação docente e das práticas de ensino.