O evento com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável e Transformação Social” agrega: IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (IV CPPGI), XX Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (XX SICTI) , III Jornada de Extensão do IFBA (III JEX) e II Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (II PIBIEX). O tema escolhido visa fomentar discussões sobre a importância de utilizar a ciência e a tecnologia em prol do uso responsável dos recursos naturais, bem como de mudanças no modo de organização da sociedade em direção a inclusão social e oportunidades do indivíduo.
O evento neste formato conjugado visa explorar o tema nas perspectivas da pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão, de forma a enriquecer diálogos e discussões que conduzam às respostas e proposições que abranjam as diferentes facetas do desenvolvimento dos pesquisadores, extensionistas e estudantes. Dessa forma, espera-se também a) apoiar a disseminação da produção científica e tecnológica no país, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos; b) promover a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional; c) fortalecer a cooperação científico-acadêmica por meio de eventos destinados à pós graduação e parceiros internacionais.
O evento tem como objetivo divulgar, promover e popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, e a extensão com foco no diálogo, intercâmbio social e acadêmico de estudantes bolsistas de diferentes programas e modalidades de ensino e pesquisadores de diferentes áreas e cidades baianas. Além disso, este encontro pretende promover discussões sobre a importância de utilizar a ciência e a tecnologia em prol do uso responsável dos recursos naturais, bem como de mudanças no modo de organização social em prol de uma sociedade mais inclusiva e justa.
Histórico de eventos anteriores
O CPPGI iniciou em 2020 tendo como principal objetivo divulgar, promover e popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, de forma a valorizar a produção de ciência nos diferentes níveis do ensino (médio/técnico, graduação e pós-graduação), em coerência com a natureza dos institutos federais. O congresso é composto por palestras, seminários, minicursos, assembleia, uma visita ao Polo de Inovação e premiações das apresentações ou trabalhos que se destacaram. Na edição de 2023, o evento terá a participação da comunidade externa, que além de atuarem como ouvintes, como nas edições anteriores, poderá submeter e apresentar trabalhos de pesquisa.
O SICTI, cumprindo os objetivos dos seminários de iniciação científica, visa divulgar e promover a pesquisa institucional realizada no âmbito da iniciação científica e tecnológica, oportunizando o diálogo entre os diferentes subprogramas e os diálogos e intercâmbio social e acadêmicos entre estudantes e orientadores de diferentes áreas, campus e cidade. Este encontro é particularmente importante para o IFBA considerando sua dimensão de multicampia (a instituição possui 23 campi distribuídos em diferentes cidades do estado da Bahia) e amplitude do programa (o IFBA conta com seis subprogramas: Iniciação Científica, Iniciação Científica no Ensino Médio, Iniciação Tecnológica, Iniciação Científica nas Ações Afirmativas, Iniciação Tecnológica no Ensino Médio e Iniciação no Ensino Médio nas Ações Afirmativas). Dessa forma, o evento oportuniza reunir estudantes bolsistas de diferentes cidades, áreas do conhecimento e experiências de pesquisa.
A JE visa promover a reflexão e análise crítica das bases e fundamentos orientadores da Extensão no instituto, com foco nas diretrizes e atribuições preconizadas pela Política de Extensão do IFBA. Pretende fomentar um espaço de diálogo e integração entre os campi, constituindo uma rede extensionista, que, a partir de um legado teórico e prático de Paulo Freire, fundado na crítica ao verticalismo do conhecimento, na ação pedagógica radical e libertadora, na promoção da autonomia, pretende refletir sobre a práxis extensionista no IFBA, a conjuntura política brasileira e o campo da educação nesse cenário. Nesse sentido, este evento colabora para o desafio de implementar uma lógica extensionista, que propõe repensar e reinventar estratégias para a consolidação de uma extensão verdadeiramente popular, democrática e de caráter pedagógico.
A terceira edição da Jornada de Extensão do IFBA integrará em sua programação ou em sua estrutura o II Seminário PIBIEX e o V Fórum de Coordenadores de Extensão do IFBA, pois compreende-se que agregar as várias dimensões e atores da produção de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento educacional, científico e social, e assim promover uma extensão dialógica, transformadora, engajada na luta pela equidade e justiça social, construída conjuntamente com os territórios e demais atores da sociedade.
Nessa perspectiva o evento promoverá também o encontro de coordenadores dos Projetos Estratégicos da PROEX desenvolvidos nos 22 campi do IFBA: o Projeto Teias, o Circuito de Economia Solidária, o Projeto de Incentivo às Práticas Corporais e Projeto de promoção dos Núcleos de Arte e Cultura envolvendo em média 120 pessoas entre docentes, técnicos administrativos, estudantes e comunidade externa e estudantes. Além disso, esta edição buscará integrar a discussão da extensão no campo da pós-graduação, vínculo acadêmico importante e muitas vezes esquecido.
A realização do evento conjugando o congresso de pesquisa, pós-graduação e inovação e o seminário de iniciação científica com a jornada de extensão proporcionará agregar diferentes públicos em torno de um tema comum: "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável e Transformação Social”. Nesse sentido, o evento poderá agregar a comunidade de pesquisa da instituição (pesquisadores, bolsistas de iniciação científica e estudantes de pós-graduação) com a comunidade extensionista, destacando-se a participação de coordenadoras/es de extensão, bolsistas de iniciação à extensão, estudantes e pesquisadores em geral.
Contribuição para os profissionais envolvidos no evento
O evento poderá contribuir com a formação científica de pesquisadores, extensionistas, estudantes de diferentes modalidades (do ensino médio à pós-graduação) sobre a relação da Ciência e Tecnologia com o Desenvolvimento Sustentável e Transformação Social. Além disso, em especial, frente a pluralidade de público e temas, promover colaborações e pontes na produção de conhecimento, no âmbito da pesquisa, pós-graduação e extensão. Além de promover um momento de diálogo e interação entre os significativos pilares da instituição com o compartilhamento de vivências de pesquisa e de extensão produzidos dentro do IFBA.
Apresentação de Trabalhos
Os trabalhos serão apresentados nos formatos apresentação oral ou pôster;
O autor apresentador deve sinalizar no mento da submissão o formato no qual deseja apresentar;
Á princípio, todos trabalhos da categoria SICTI seguirão o formato apresentação oral;
A decisão final sobre o formato da apresentação será do Comitê Científico;
As apresentações orais seguirão o modelo de seminários curtos, terão duração de 20 min, sendo até 15 min destinados à apresentação e o restante para responder perguntas dos avaliadores e demais presentes.
Modelo para Slides
Modelo de Pôster