O IV Congresso de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos terá como tema Essência e Evidências: Trajetórias dos Saberes e Práticas da Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar e Cuidados Paliativos, propondo um espaço de reflexão, atualização científica e fortalecimento das práticas profissionais no campo hospitalar.
O congresso acontecerá de 29 a 31 de outubro de 2026, em Belo Horizonte (MG), no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), reunindo terapeutas ocupacionais que atuam no contexto hospitalar, pesquisadores, docentes e estudantes interessados na atuação em contextos hospitalares e nos cuidados paliativos.
A proposta do evento é promover o diálogo entre a essência do fazer da Terapia Ocupacional centrada no cuidado, no cotidiano e na singularidade dos sujeitos e as evidências científicas que vêm sustentando e ampliando a atuação da profissão em cenários de alta complexidade. Ao discutir as trajetórias dos saberes e das práticas, o congresso pretende fortalecer a produção de conhecimento, a qualificação da assistência e a visibilidade da Terapia Ocupacional no contexto hospitalar.
Realizar este encontro em Belo Horizonte também carrega um sentido simbólico. Entre montanhas que desenham horizontes amplos e acolhedores, a cidade mineira convida ao encontro, à escuta e à construção coletiva. Conhecida pela hospitalidade de seu povo, pelas praças que favorecem a convivência e pela riqueza cultural que atravessa sua história, Belo Horizonte se apresenta como cenário sensível e inspirador para refletir sobre cuidado, presença e humanidade. Assim como a Terapia Ocupacional, a cidade se constrói nos detalhes do cotidiano, nos encontros que acontecem com tempo e significado, e na valorização das experiências compartilhadas.
Nesse contexto, o IV Congresso da ATOHosP propõe-se a ser mais do que um evento científico: um espaço de travessias, diálogos e conexões, onde saberes se encontram, práticas se fortalecem e novos caminhos se abrem para a Terapia Ocupacional nos contextos hospitalares e nos cuidados paliativos.