O evento visa contribuir para a formação inicial e continuada dos profissionais da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e a sociedade civil, com os estudos e pesquisas da todas as áreas de conhecimento, inclusive (re)pensar sobre as tendências teóricas em torno da Educação, Patrimônio, Gestão Social e Territórios, que pode e deve ser tratado em diferentes níveis de ensino, e com as temáticas inter relacionadas à educação e à diversidade, diálogos interculturais, pluralidade étnico-racial, construção das identidades/diferenças culturais, com destaque especial para as identidades, subjetividades e diferença.
Neste sentido, para ampliar este espaço de discussão e estabelecer um diálogo com outras instituições e pesquisadores em âmbito nacional e internacional visando solidificar redes de pesquisas e de socialização de experiências, que contribuam para a criação de relações interculturais, interinstitucionais e internacionais para justificar a presente proposta. O evento será coordenado pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Gestão da Diversidade - Milonga, sob a tutela da Escola de Administração em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia que são promotores dessa edição, e contam com o apoio dos Programas de Pós-Graduação: Desenvolvimento e Gestão Social (PGDS-UFBA), Difusão do Conhecimento (PPGDC-UFBA/UNEB/IFBA), Educação (PGEDU-UFBA), Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT-IFBA), Administração (NPGA-UFBA), programas estes que desenvolvem pesquisas e debates interdisciplinares e interinstitucionais que possibilitam reflexões, investigações e produções que viabilizam a difusão do conhecimento, elaboração de propostas e projetos inovadores que contemplem a diversidade, diferença, o pluralismo cultural, interculturalidade, interdisciplinaridade e as múltiplas formas de conhecimentos, saberes, habilidades e competências. Saluta-se que os espaços das universidades em conjunto com as escolas da educação básica tem se constituído como importante espaço de discussão sobre aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, psicológicos e pedagógicos da diferença e diversidade na educação contemporânea em especial nas salas de aula com suas relações de exclusão/inclusão.