Em 2024 o Grupo de Estudos, Pesquisas, Extensão e Arte sobre História e Cultura Negra do Sertão Abí Axé Egbé realiza a quarta edição de seu evento científico: o IV Ciclo de Formação Docente do Abí Axé Egbé, que tem como título: "As Relações Raciais como campo historiográfico".
Com a realização de pesquisas por integrantes do grupo Abí Axé Egbé constataram-se as fragilidades na formação e na prática profissional de professores da educação básica atuantes no sertão alagoano quanto ao Ensino de História e Relações Raciais. A fim de contribuir para a superação desse contexto que dificulta a efetivação da Lei n. 10.639/03, foi criado e realizado em 2016, pelo grupo Abí Axé Egbé, o primeiro Ciclo de Formação Docente cujo título foi: História da África e da Cultura Afro-Brasileira na sala de aula. O evento promoveu oficinas, mesas redondas e realizou a estreia do espetáculo "Mundo Negro" pelo próprio grupo em sua versão artística no seguimento Afoxé. Em 2018, na segunda edição do evento teve como título: "Experiências Negras em Alagoas". Neste evento que seguiu o mesmo modelo de atividades, estreou-se o espetáculo (Re)existências. Em 2020 o Ciclo não foi realizado devido ao afastamento social provocado pela pandemia da COVID-19, o que afetou, inclusive, as formas de trabalho docente, gerando adaptação ao mundo virtual, demandas emergentes de formação em TIC e sobrecarga de trabalho. Em 2022, com a pandemia controlada, foi realizado o terceiro Ciclo de Formação Docente, que trouxe como tema, "A importância política da Consciência Negra na Educação", realizado também como atividade da componente curricular Atividades Curriculares de Extensão 2 (ACE 2). Nesse evento houve oficinas, palestras e defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e a apresentação do novo figurino do grupo. Já o espetáculo: "Abí Axé Egbé, o primeiro", estreou no mesmo ano, porém no XXI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, no Campus A.C. Simões da UFAL.
Finalmente, em 2024 ocorrerá o IV Ciclo de Formação Docente do Abí Axé Egbé cujo objetivo é apresentar a estrutura e funcionamento desse grupo que articula ensino, pesquisa e extensão sobre relações raciais, na área de História, fazendo uma mostra de suas justificativas científicas, políticas e sociais, seus princípios teórico-metodológicos, linhas de investigação, pesquisadores, etc. O evento cresceu e este ano contará com a realização de simpósios temáticos, minicursos, oficinas, cine-debate, defesas de TCC e apresentações culturais.
Será uma oportunidade excelente para os/as professores da educação básica, considerarem a importância da pesquisa em suas práticas pedagógicas e pensarem na realização de pesquisas historiográficas focadas nas relações raciais.
O evento ocorrerá no Campus do Sertão da UFAL nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2024, com atividades programadas nos períodos vespertino e noturno.