Apresentação
A visualização da criança como detentora de direitos é uma visão muito recente que o curso pretende aprofundar, do ponto de vista do direito social, da saúde e da educação. Nossa abordagem percebe a criança como um ser humano e provido de direitos como todos os demais e nosso dever de criar condições para que haja um desenvolvimento digno e sadio de cada uma de nossas crianças, permitindo que elas se formem como verdadeiros cidadãos brasileiros.
Programação
7h – Receptivo com café da manhã e credenciamento (assinatura de lista de presença – com entrega das camisetas)
8h30 – Dinâmica Coletiva com animador físico em Auditório e apresentação geral do Tema A criança como sujeito de direitos.
9h30 – Divisão das Turmas e início das atividades separadas
Turma 1 – Saúde e direitos das crianças
Palestra sobre saúde e direito das crianças. Aborda a perspectiva histórico-social da infância, dos direitos, do acesso a saúde, do acolhimento integral; apresentação de estudos sobre como a criança compreende os processos relacionados à saúde, suas perspectivas, além apresentar projetos, iniciativas, experiências e boas práticas no campo da saúde coletiva no atendimento infantil. Prof. UFMT Ms. em Saúde Coletiva Jesiele Neves Spindler e Prof. de direito. Ms. Em Políticas Sociais Anne Adelle de Aguiar
Turma 2 – Educação e direitos das crianças
Palestra sobre educação infantil e direito das crianças. Aborda a perspectiva histórico-social da infância, dos direitos, do acesso à educação integral; Apresentação de estudos sobre construção de saberes pelas crianças, a cultura infantil, os modos de vida das crianças, além de apresentar projetos, inciativas, experiências e boas práticas no campo da educação infantil. Prof. UFMT - Ms. em Educação João Batista e Prof. de direito. Ms. Em Políticas Sociais Anne Adelle de Aguiar
11h30 – Saída para almoço
13h30 – Retorno do almoço
14h – Reinício das atividades
Turma 1 – Saúde e direitos das crianças
• GT – Desafios para a prática de direitos das crianças no atendimento à saúde – levantamento dos problemas e soluções