V Semana de História e I Simpósio Regional do PROFHISTÓRIA - UESPI

V Semana de História e I Simpósio Regional do PROFHISTÓRIA - UESPI

presencial Universidade Estadual do Piauí - Parnaíba - Piauí - Brasil

O evento já encerrou

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Sobre o evento

O I Simpósio Regional do PROFHISTÓRIA - UESPI e a V Semana de História tem por temática "Ensino de História e Direitos Humanos". O evento será realizado em no campus da UESPI em Parnaíba entre 13 e 16 de outubro de 2022. Sua realização objetiva o aprofundamento da integração e da divulgação das atividades realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História da UESPI/Parnaíba em âmbito local e regional.



LIVRO DE RESUMOS:
Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1FXUOp7PxlV4QW8586bIQQr1fPwPP_oxt 

CERTIFICADOS DO EVENTO:
Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/118NZONm7X45uc3gXA8TZM9mkjQ_mXy16 



Normas para publicação nos anais do I Simpósio Regional do PROFHISTÓRIA - UESPI e V Semana de História: ensino de História e direitos humanos 

I. O texto completo deve ser enviado até o dia 16 de janeiro de 2023 para o e-mail: isimpprofhistoriauespi@gmail.com, no formato Word informando o(s) nome(s) do(a) autor(a) e/ou coautor(a). 

II. Para ser publicado nos anais em formato e-book, os textos devem seguir rigorosamente as orientações de formatação aqui apresentadas. 

III. Cada artigo deve ter o mínimo de 08 e o máximo de 12 páginas (incluindo a lista de referências no final do texto), fonte Times New Roman, alinhamento do texto: justificado, tamanho de fonte 12 para texto e 11 para citações acima de 3 linhas (separadas do corpo do texto, afastado a 4 cm da margem esquerda), espaçamento entrelinhas 1,5cm). 

IV. O título do texto deve ser em negrito, maiúsculo, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples (1,0 cm). 

V. O(s) nome(s) do(a) autor(a) e/ou coautor (a) deve vir abaixo do título, alinhado à direita. Informar minicurrículo com e-mail do(a) autor(a) e/ou coautor(a) em nota de rodapé. 

VI. O texto do resumo deve ter o alinhamento justificado, mantendo a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples (1,0 cm). Entre 400 e 500 palavras (sem contar título e autoria). Indicar (três) palavras-chave, seguidas de ponto final. 

VII. O tipo de referência para bibliografias e fontes deve ser o formato autor-data. No corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo em caso de citação indireta: Ana Paula Martins (2022). Exemplo em citações diretas: Ana Paula Martins (2022, p. 132) ou (MARTINS, 2022). 

VIII. A correção gramatical dos textos é de responsabilidade do(a) autor(a) e/ou coautor (a), bem como a adequação aos parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

IX. A publicação do artigo está condicionada à apresentação da comunicação do trabalho no evento.



Inscrições

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Atividades

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Minicursos

MINICURSO 2: 

Título: Ensino de História: direitos humanos e BNCC

Proponentes: Thiago Rodrigues Frota - Mestre em História do Brasil (UFPI) e professor na rede privada de ensino no município de Teresina.

Víviam Cathaline de Sousa Ferreira - Mestre em História do Brasil (UFPI) e professora da rede privada de ensino no município de Teresina.

Carga Horária: 4 horas.

Resumo: O minicurso intitulado “Ensino de História: direitos humanos e BNCC” debaterá sobre as propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular acerca da temática dos direitos humanos. A intenção refletirá sobre um ensino de história que prima pelos direitos humanos; para tanto, será necessário abordar os conceitos teóricos de consciência histórica e cidadania, enquanto categorias que permitem elaborar e propor orientações didáticas voltadas a um ensino para a vida prática em sociedade. O curso será guiado, metodologicamente, pela análise interpretativa da lei, pela leitura crítica de canções e poemas que nos permitirão aventar proposições didáticas que apresentarão o trabalho com os direitos humanos em estudos voltados ao objeto de conhecimento que diz respeito a cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas no Brasil. Espera-se, a partir dessa proposta, desenvolver a compreensão de um ensino de história voltado ao desenvolvimento da consciência histórica e fomentar um debate acerca da produção de materiais didáticos coerentes as proposições curriculares atuais, mas, e para além disso, crítico aos modelos pedagógicos enraizados  em ensinamentos neoliberais.


MINICURSO 3:

Título: Censura e música na ditadura militar brasileira

Proponente: Ana Marília Carneiro - UFMG

Carga horária: 4 horas

Resumo: Este minicurso tem como proposta desenvolver uma reflexão acerca da ditadura militar brasileira a partir da perspectiva cultural, amparado em três eixos centrais: a produção musical, a censura e o projeto político-ideológico posto em marcha pelo governo militar a partir da sua ascensão ao poder em 1964. Conhecer e refletir sobre essas dimensões entre os anos de 1964 e 1988 é buscar perceber as nuances do entrelaçamento conflituoso entre a criativa e combativa música popular brasileira das décadas de 1960, 1970 e 1980 e as esferas de produção, distribuição, divulgação e controle dessa música na sociedade. A proposta deste minicurso, para além de analisar a composição textual e aspectos musicais e estéticos da época, buscando desvendar códigos cifrados e mensagens subliminares presentes nas letras de música, tem como enfoque principal compreender os mecanismos de controle acionados pelas forças de repressão, identificando questões políticas e morais que justificavam os cortes, o veto e a liberação das canções. De que maneira a censura exercia a proibição? O que incomodava os censores? Como eles agiam diante das composições consideradas subversivas ou imorais? Que relações mantinham com o regime militar, a indústria fonográfica e os organismos de fomento? Essas são algumas das questões que buscaremos trazer para debate através da análise de documentos da época, sobretudo dos pareceres censórios produzidos pela Divisão de Censura de Diversões Públicas, principal organismo responsável pela censura cultural durante a ditadura militar brasileira. Por fim, este minicurso, comprometido com uma proposta de educação para os direitos humanos, busca apresentar aos professores fontes e recursos pedagógicos a serem trabalhados em sala de aula, com duas principais preocupações: aprofundar o entendimento acerca da repressão posta em marcha pelo regime militar brasileiro e suas permanências na atualidade e refletir acerca da liberdade de expressão como um dos pilares da democracia.


MINICURSO 4:


Título: História oral: caminhos e percursos

Proponente: Gustavo Silva de Moura - Universidade Federal do Piauí.

Pedro Vagner Silva Oliveira - doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense

Carga horária – 4 Horas.

Resumo: Com a ascensão no Brasil dos debates da memória nas últimas décadas, a História Oral se tornou um procedimento importante e constante nos estudos e na pesquisa histórica do país, com grande uso a partir do século XXI. Parte da academia e diversos grupos sociais reivindicaram interpretações e abordagens historiográficas que privilegiem suas experiências e espaços, pluralizando sujeitos, vozes e ações do/no pretérito. Neste sentido, as memórias de determinados indivíduos e grupos têm sido de fundamental importância para a compreensão de fatos sociais, culturais e históricos, pois se trata de um viés que tem como pressuposto a experiência – direta ou indireta – dos sujeitos de determinados grupos na multiplicidade brasileira. Com isso, o presente minicurso objetiva apresentar a História oral e explicitar suas diversas possibilidades dentro dos estudos históricos contemporâneos. Deste modo, serão abordadas as diferentes “escolas”, conceitos e os principais procedimentos adotados, compreendendo as diferentes abordagem pela História da Historiografia da História Oral, os seus usos, questões técnicas e analíticas e a proposta de leitura para as historiadoras e historiadores.

Programação Resumida


Atividade Cultural Integradora - Passeio no Delta

ATUALIZAÇÃO PASSEIO NO DELTA: INSCRIÇÕES ENCERRADAS Ponto de encontro para partida com o ônibus - Uespi - 16/10 - 08:00 da manhã. Retorno – 16 horas (previsão) do Porto dos Tatus para a Uespi. Iremos da Uespi para o Porto dos Tatus. O passeio inicia 9:00 horas com embarque no porto dos Tatus. Navegando no rio Tatus, pararemos no Morro Branco para banho e passeio nas dunas; em seguida seguiremos para os igarapés. Posteriormente se navega até a praia da Ilha dos Poldros região que fica no estado do Maranhão e o encontro das águas do rio com o mar formando a segunda foz de Rio Parnaiba (Canárias). Em seguida iremos para as Canárias, ilha onde almoçaremos em algum restaurante local. E em sequência o barco navega em direção ao porto dos tatus para desembarque por volta das 16:00 horas. IMPORTANTE: tendo em vista a modesta adesão de participantes iremos em lanchas alugadas e não mais no catamarã, como previsto. Isso afetou também o almoço que antes estava incluso e agora será por conta de cada um/a. Nas lanchas podemos levar lanches e bebidas. Manteremos o valor de 90 reais com a perspectiva concreta de redução desse valor e estorno da diferença da lancha em relação ao catamarã.

Restam poucas vagas. Enviar pix de 90 reais para danilobezerra2@hotmail.com Titular da Conta: Danilo Alves Bezerra. Em seguida enviar o comprovante para secretariaprofhistoria@uespi.phb.br com o título do e-mail: ADESÃO PASSEIO AO DELTA

Palestrantes

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Local do Evento

Comissão Científica

Andreza Maynard

UFS - Sergipe 

Danilo Alves Bezerra

UESPI - Parnaíba 

Fabrícia Pereira Teles

UESPI - Parnaíba

Felipe Augusto dos Santos Ribeiro

UESPI - Parnaíba

Fernando Bagiotto Botton

UESPI - Parnaíba

Wellington Amarante Oliveira

UFU - Pontal 

Joseanne Zingleara Soares Marinho

UESPI - Teresina - Campus Poeta Torquato Neto

Mary Angélica Costa Tourinho

UESPI - Parnaíba

Tania Regina de Luca

UNESP - Assis

Thiago Reisdorfer

UESPI - Oeiras 

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