MINICURSO 2:
Título: Ensino de História: direitos humanos e BNCC
Proponentes: Thiago Rodrigues Frota - Mestre em História do Brasil (UFPI) e
professor na rede privada de ensino no município de Teresina.
Víviam Cathaline de Sousa Ferreira - Mestre em História do
Brasil (UFPI) e professora da rede privada de ensino no município de Teresina.
Carga Horária: 4 horas.
Resumo: O minicurso intitulado
“Ensino de História: direitos humanos e BNCC” debaterá sobre as propostas
curriculares da Base Nacional Comum Curricular acerca da temática dos direitos
humanos. A intenção refletirá sobre um ensino de história que prima pelos direitos
humanos; para tanto, será necessário abordar os conceitos teóricos de
consciência histórica e cidadania, enquanto categorias que permitem elaborar e
propor orientações didáticas voltadas a um ensino para a vida prática em
sociedade. O curso será guiado, metodologicamente, pela análise interpretativa
da lei, pela leitura crítica de canções e poemas que nos permitirão aventar
proposições didáticas que apresentarão o trabalho com os direitos humanos em
estudos voltados ao objeto de conhecimento que diz respeito a cidadania,
diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
no Brasil. Espera-se, a partir dessa proposta, desenvolver a compreensão de um
ensino de história voltado ao desenvolvimento da consciência histórica e fomentar
um debate acerca da produção de materiais didáticos coerentes as proposições
curriculares atuais, mas, e para além disso, crítico aos modelos pedagógicos
enraizados em ensinamentos neoliberais.
MINICURSO 3:
Título: Censura e música
na ditadura militar brasileira
Proponente: Ana Marília Carneiro -
UFMG
Carga horária: 4 horas
Resumo: Este minicurso tem como proposta desenvolver uma reflexão
acerca da ditadura militar brasileira a partir da perspectiva cultural, amparado
em três eixos centrais: a produção musical, a censura e o projeto
político-ideológico posto em marcha pelo governo militar a partir da sua
ascensão ao poder em 1964. Conhecer e refletir sobre essas dimensões entre os
anos de 1964 e 1988 é buscar perceber as nuances do entrelaçamento conflituoso
entre a criativa e combativa música popular brasileira das décadas de 1960,
1970 e 1980 e as esferas de produção, distribuição, divulgação e controle dessa
música na sociedade. A proposta deste minicurso, para além de analisar a
composição textual e aspectos musicais e estéticos da época, buscando desvendar
códigos cifrados e mensagens subliminares presentes nas letras de música, tem
como enfoque principal compreender os mecanismos de controle acionados pelas
forças de repressão, identificando questões políticas e morais que justificavam
os cortes, o veto e a liberação das canções. De que maneira a censura exercia a
proibição? O que incomodava os censores? Como eles agiam diante das composições
consideradas subversivas ou imorais? Que relações mantinham com o regime
militar, a indústria fonográfica e os organismos de fomento? Essas são algumas
das questões que buscaremos trazer para debate através da análise de documentos
da época, sobretudo dos pareceres censórios produzidos pela Divisão de Censura
de Diversões Públicas, principal organismo responsável pela censura cultural
durante a ditadura militar brasileira. Por fim, este minicurso, comprometido
com uma proposta de educação para os direitos humanos, busca apresentar aos
professores fontes e recursos pedagógicos a serem trabalhados em sala de aula,
com duas principais preocupações: aprofundar o entendimento acerca da repressão
posta em marcha pelo regime militar brasileiro e suas permanências na
atualidade e refletir acerca da liberdade de expressão como um dos pilares da
democracia.
MINICURSO 4:
Título: História oral: caminhos e percursos
Proponente: Gustavo Silva de Moura - Universidade
Federal do Piauí.
Pedro Vagner Silva Oliveira - doutorando em História Social
pela Universidade Federal Fluminense
Carga horária – 4 Horas.
Resumo: Com a ascensão no Brasil dos debates da memória nas últimas
décadas, a História Oral se tornou um procedimento importante e constante nos
estudos e na pesquisa histórica do país, com grande uso a partir do século XXI.
Parte da academia e diversos grupos sociais reivindicaram interpretações e
abordagens historiográficas que privilegiem suas experiências e espaços,
pluralizando sujeitos, vozes e ações do/no pretérito. Neste sentido, as
memórias de determinados indivíduos e grupos têm sido de fundamental
importância para a compreensão de fatos sociais, culturais e históricos, pois
se trata de um viés que tem como pressuposto a experiência – direta ou indireta
– dos sujeitos de determinados grupos na multiplicidade brasileira. Com isso, o
presente minicurso objetiva apresentar a História oral e explicitar suas
diversas possibilidades dentro dos estudos históricos contemporâneos. Deste modo,
serão abordadas as diferentes “escolas”, conceitos e os principais
procedimentos adotados, compreendendo as diferentes abordagem pela História da
Historiografia da História Oral, os seus usos, questões técnicas e analíticas e
a proposta de leitura para as historiadoras e historiadores.