A Organização do I SIMPÓSIO NORDESTINO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS (I SINFLOR) abre inscrições para os interessados em participar do evento que será realizado no período de 16 a 18 de maio de 2023.
A Comissão Científica do I SIMPÓSIO NORDESTINO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS (I SINFLOR) receberá trabalhos técnico-científicos, relatos de experiências e de extensão, para avaliação e publicação em meio eletrônico, na forma de Resumos Simples dentro e de acordo com as instruções apresentadas a seguir.
Data limite para a submissão de resumo: Prorrogado até 12/04/2023.
Data limite para divulgação dos resumos aprovados: 05/05/2023.
Os trabalhos devem estar em consonância com as áreas temáticas:
Economia e mercado
Botânica, biodiversidade e conservação
Propagação e produção de mudas
Melhoramento genético e novas culturas
Fitossanidade
Fisiologia vegetal
Fitotecnia
Pós-colheita
Paisagismo
Usos inovadores
Desenvolvimento de produtos
Micropropagação e aclimatização
Cultivo in vitro
Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável
Áreas afins
Orientações gerais
1. Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 07 de Abril de 2023.
2. O participante deverá realizar seu cadastro no site do evento. O resumo deverá ser anexado exclusivamente através do site do evento, acessando a ‘Área do Participante’, com o e-mail e a senha criados durante o cadastro. Deverá ser encaminhado um arquivo com a identificação dos autores e outro sem, como consta no site.
3. Atenção: Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail e fora dos prazos estabelecidos. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer falha de comunicação no envio.
4. Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos como autor principal, devendo estar devidamente inscrito no evento com taxa de inscrição paga para que seu resumo seja avaliado e incluído nos Anais do evento.
5. Os participantes poderão figurar como “coautor” de diversos trabalhos, mas podem como primeiro autor somente em 2 (dois) trabalhos.
6. Não serão aceitos trabalhos com mais de 6 (seis) autores, incluindo o primeiro autor que deverá ser, preferencialmente, o apresentador do trabalho.
7. Somente serão aceitos trabalhos concluídos e que NÃO tenham sido apresentados em outros eventos nacionais ou internacionais.
8. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do autor e será considerada como critério de avaliação. A Comissão Científica fica isenta de responsabilidade em relação ao conteúdo e redação.
9. Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Científica constituída por uma equipe de consultores ad hoc, todos com experiência na condução de projetos de pesquisa e na avaliação de trabalhos técnico-científicos e de extensão.
10. A Comissão Científica se reserva o direito de solicitar alterações e/ou adequações do trabalho, bem como esclarecimentos acerca de qualquer ponto do resumo antes da aceitação. Nestes casos, o apresentador terá o prazo máximo de cinco dias corridos para devolver o(s) resumo(s) com as alterações ou esclarecimentos sugeridos. Após este prazo, não havendo resposta ou se a Comissão Científica julgar que os procedimentos tomados não estavam de acordo com as exigências, o resumo poderá ser negado.
11. Todos os resumos submetidos serão avaliados, podendo obter o resultado de ACEITO ou NÃO ACEITO pela Comissão Científica do evento.
12. A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo que o resumo seja rejeitado.
13. A aprovação dos resumos será divulgada no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/isinflor2023/ e via e-mail até a data de 05 de maio de 2023.
14. Após o aceite do trabalho não será permitido inserir ou excluir nomes de autores e coautores, nem efetuar qualquer tipo de alteração no conteúdo.
15. Quando apropriado ou solicitado pela Comissão Organizadora é necessário apresentar os documentos que comprovem que o trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética e Biossegurança da Instituição.
16. Trabalhos com novas cultivares deverão estar de acordo com as diretrizes do Registro Nacional de Cultivares (RNC) regido pela Lei n° 10.711 de 05 de agosto de 2003 e regulamentado pelo Decreto 5.153, de 23 de julho de 2004, cujos regulamentos podem ser consultados no respectivo site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.711.htm
17. Havendo dúvida sobre qualquer procedimento relativo à submissão dos trabalhos entrar em contato com a Comissão Científica pelo formulário de contato do site ou pelo email: isinflor@gmail.com.
18. Atenção: Para evitar problemas, sigam rigorosamente todas as normas de submissão e elaboração de resumos elaboradas pela Comissão Organizadora do evento. A decisão da Comissão Científica na aprovação dos trabalhos será considerada inapelável.
Normas de elaboração de resumos
A submissão do trabalho deverá ser online (pela Área do Participante), bastando preencher os campos com cada item do resumo (Área temática, Título, Autores/Filiações, Corpo do trabalho, Palavras-chave e Apoio institucional/financeiro) e anexar o arquivo em formato .doc ao final do preenchimento.
Não será necessário adequações a modelos. O formato exportado pelo sistema é o modelo correto.
Somente serão aceitos resumos em PORTUGUÊS.
Informação | Descrição |
Área temática | Identificar em qual área temática o trabalho se insere. |
Título | O título deve ser claro, conciso e apresentar a ideia geral do trabalho (máximo 20 palavras). |
Nome dos Autores/Filiações | Informar o nome completo (sem abreviações) do autor principal e coautores, nesta ordem; Informar o e-mail para contato do autor correspondente; Informar a filiação acadêmica/profissional de todos os autores; Serão permitidos no máximo 6 (seis) autores. |
Corpo do trabalho (texto) | Deverá ser contido em um único parágrafo e conter uma breve introdução (justificativa), objetivo claro, metodologia adotada, resultados obtidos, não havendo necessidade de discuti-los, e conclusão (diretamente relacionada com o objetivo proposto). Não incluir citações bibliográficas, tabelas ou imagens no texto. O resumo (texto) deverá ter no mínimo 250 e no máximo 350 palavras. Obs.: o resumo NÃO deve iniciar com o objetivo. |
Palavras-chave | Identificação de até 4 (quatro) expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados. Escritas em ordem alfabética. As palavras-chave não deverão repetir palavras do título do trabalho. Sugere-se que a primeira palavra seja o nome científico da (s) espécie(s) estudada, quando houver e quando este não se fizer presente no título. |
Apoio institucional/financeiro | Mencionar o apoio institucional ou fonte financiadora do trabalho ou agradecimentos particulares, quando for o caso. |
AVALIAÇÃO E REVISÃO DOS RESUMOS
Cada resumo será avaliado por, pelo menos, um parecerista.
A decisão sobre a avaliação do resumo poderá ser:
a) Aceito sem correções;
b) Aceito após as alterações necessárias;
c) Rejeitado.
Apenas RESUMOS ACEITOS serão publicados nos Anais do evento. Caso seja solicitada a correção, a publicação nos Anais só ocorrerá após a revisão e será condicionada à entrega do resumo corrigido no prazo estipulado.
A falta de atendimento às condições acima descritas resultará na não publicação do trabalho nos Anais.
CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO DE RESUMOS
Não serão aceitos resumos nas seguintes condições:
- Resumo enviado fora do prazo;
- Resumo fora do padrão especificado;
- Resumos com metodologia e/ou análise estatística ausente ou inadequada;
- Resumos com apresentação insuficiente de resultados;
- Resumos com análise insuficiente de dados;
- Resumos sem relevância específica para a área / temática do evento;
- Estudos de caso ou relatos de experiência não adequadamente justificados ou sem apresentação de resultados.
- Não serão aceitos resumos que se caracterizem como revisão de literatura.
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
O trabalho deverá ser apresentado na FORMA DE PÔSTER/BANNER
As apresentações e os pôsteres deverão utilizar o template, em PowerPoint, que ficará disponível no site do I SINFLOR.
As apresentações deverão ser apresentadas no local e horário especificados e divulgados no site do I SINFLOR.
EMISSÃO DE CERTIFICADOS
Será emitido apenas um certificado para cada resumo apresentado. Nele, constará o título do trabalho, o nome do autor e de todos os coautores, de acordo com as informações submetidas no sistema.
Os certificados serão disponibilizados no site do evento após o seu término e serão emitidos com os nomes constantes no resumo. A organização não se responsabiliza por erros na digitação dos nomes no momento da inscrição.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A Comissão Organizadora do I SINFLOR, reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.