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Edital do I Simpósio de Pesquisa Navegando entre Rios do Conhecimento na Amazônia
O I Simpósio Navegando entre rios do conhecimento na Amazônia: Sociedades Complexas e Interdisciplinaridade tem por objetivo substancial identificar as possibilidades de avanços e limites de uma Sociedade Complexa que envolve novos conceitos sobre a multicentralidade do Estado, interesses assimétricos dos representantes sociais, interações institucionais em esferas diferenciadas do poder político, social, jurídico, econômico e ambiental, com o fim de conhecer e compreender o modus operandi de instituições sociais na Amazônia.
E por objetivo procedimental reunir a comunidade científica, a fim de expor resultados de pesquisa acadêmica em andamento ou já concluídas, por meio de apresentação de especialistas professores e pesquisadores em painéis virtuais em área interdisciplinar, preferencialmente que dialoguem com a Teoria Sistêmica, Teoria de sistemas autorreferenciais e contribuções neo-sistêmicas recentes.
Art.1º. O I Simpósio de Pesquisa “NAVEGANDO ENTRE RIOS DE CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA: SOCIEDADES COMPLEXAS E INTERDISCIPLINARIDADE” apresenta-se como um evento virtual organizado pelos Grupos de Pesquisa GOPPCA – Governança, Organizações, Políticas Públicas e Contabilidade na Amazônia e SIGMA – Sistemas, Interdisciplinaridade e Gestão na Amazônia.
Art.2º. O I Simpósio de Pesquisa abrangerá palestras, mesas redondas, apresentação de resumos e vídeos on-line de trabalhos submetidos e aprovados, no período 27 a 29 de abril de 2021, sendo que todas as atividades estarão abertas ao público em geral com inscrições no endereço eletrônico a seguir: https://www.even3.com.br/isimposiogoppcasigma
Art. 3º. O I Simpósio de Pesquisa será realizado no período de 27, 28 e 29 de abril de 2021, com vistas a receber trabalhos acadêmicos em uma das seguintes modalidades:
a) Estudantes do NAEA/UFPA;
b) Estudantes da graduação da UFPA;
c) Estudantes das Pós-Graduações da UFPA;
d) Estudantes de outras Instituições de Ensino;
e) Estudantes de Pós-Graduações de outras Instituições de Ensino;
f) Profissionais e gestores em eixo interdisciplinar e transversais às áreas de Ciências Sociais, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Meio Ambiente, Seguridade Social, Saúde, Segurança e Gestão Pública interligados, preferencialmente, por aplicações da Teoria Sistêmica.
Art.4º. A inscrição do I Simpósio de Pesquisa será feita no seguinte endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/isimposiogoppcasigma
Art.5º. As atividades do I Simpósio de Pesquisa contarão com palestras, mesas redondas e apresentações dos Grupos de Pesquisa em 2 (dois) Grupos de Trabalho.
a) GT1: Accountability, Governança, Custos e
Contabilidade Aplicados ao Setor Público na Amazônia - Coordenação: Leila
Márcia Elias, Rosana Fernandes e Fernanda Paixão
b) GT2: Governança, Planejamento e Gestão das
Instituições, Políticas Públicas e Direitos Fundamentais na Amazônia: Coordenação
Eliana Franco Teixeira, Silvia Nunes e Carla Ramirez.
§ 1º. O GT1 e o GT2 abrirão inscrições para apresentações de até 60 (sessenta) resumos, sendo 30 (trinta) resumos para as temáticas do GT1 e 30 (trinta) resumos para as temáticas do GT2, conforme Anexo 01 propostos por alunos de Especializações e Programas de Mestrado e Doutorado que guardem aderência aos respectivos temas.
§ 2º. Serão aceitos até 30 (trinta) resumos e vídeos para exposição por GT, sendo a classificação realizada por avaliação prévia dos/as coordenadores/as do GT1 e GT2, conforme critérios estabelecidos pelo anexo 02.
Art. 6º. A submissão de resumos será feita por meio de envio de um resumo e de um vídeo de mesmo tema, com os mesmos autores, nos termos das orientações em anexo 01, para o e-mail: isimposio.goppca.sigma@gmail.com , devendo ser indicado no assunto submissão de resumo e vídeo ao GT 1 ou ao GT 2. O vídeo apresentará o resumo e será de responsabilidade dos autores/as a sua confecção, sendo que o mesmo será exibido no Canal Youtube do NAEA/UFPA:
https://www.youtube.com/channel/UCDIbur7XBZWH6vJa4_oybyQ
Parágrafo único. Antes da submissão do resumo e do vídeo, o/a participante deverá se inscrever no evento, por meio da página eletrônica. Os resumos devem trazer contribuições teórico-conceituais, bem como de práticas adotadas para solução de problemas existentes na Amazônia.
Art. 7º. Somente pode ser submetido ao Simpósio um resumo por autor/a, podendo ter até 4 (quatro) autores, incluindo-se ou não o orientador na qualidade de autor.
Parágrafo único. Todos os/as autores/as devem gravar o vídeo e ter o nome no resumo, exceto o orientador.
Art. 8º. O resumo e o vídeo submetidos serão avaliados pelos coordenadores do GTs e por comissão de docentes por eles indicada.
Art. 9º. As áreas temáticas para a classificação dos trabalhos são as seguintes, por GTs:
1.GT1: Accountability, Governança, Custos e Qualidade
do Gasto e Contabilidade Aplicados ao Setor Público na Amazônia
a) Governança aplicada ao setor público administração direta e indireta,
b) Accountability e Transparência no setor Público,
c) Sistemas de controles internos, externos e social;
d) Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento Gerencial;
e) Custos e Qualidade do Gasto no setor Público;
f) Instituições públicas, e processos de inovação (Ensino superior, Segurança pública, Tribunal de Contas)
g) Gestão e comunicações interinstitucionais, regionais e municipais (Áreas metropolitanas, planejamento)
2.GT2: Governança e Saúde; Planejamento e Gestão nas Instituições; Estado e Políticas Públicas; Estado e Direitos Fundamentais (todos os tópicos devem preferencialmente adotar a abordagem sistêmica):
a) Governança (democrática, e Saúde)
b) Planejamento e gestão em meio urbano (áreas metropolitanas)
c) Estado e Políticas Públicas (combate à violência doméstica, federalismo, meio ambiente urbano)
d) Estado e Direitos fundamentais (Saúde, Patrimônio, Meio ambiente, Judicialização)
Art.10. Antes que o resumo seja enviado, sugere-se que os/as autores/as façam revisão gramatical e ortográfica do texto, pois não será possível alterar o resumo após submissão no formulário de inscrição.
Art.11. O corpo do resumo deve conter no mínimo 400 (quatrocentas) e no máximo 500 (quinhentas) palavras de modo estruturado, com problema, objetivo, metodologia e resultados, bem como de três a cinco palavras-chaves. Deve conter até cinco referências, sendo que estas não integrarão o somatório das palavras do corpo do resumo.
Art.12. O corpo do resumo deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, escrito em português.
Art.13. Na submissão do resumo, os/as autores/as deverão digitar:
a) O Grupo de Trabalho;
b) Área Temática do trabalho;
c) Título do trabalho: escrito em letras maiúsculas;
d) Autores: no máximo 4 autores/as no total, com nome completo;
e) Titulação, Vínculo e Instituição (indicar instituição e vínculo dos/as autores/as). Junto com a submissão deve ser enviado comprovante de vinculação junto ao Programa de Pós-Graduação;
f) Endereço eletrônico de todos/as os/as autores/as e do/a orientador/a (mesmo que também seja autor).
g) Corpo do resumo: contendo problema (a pergunta central da pesquisa), definição dos objetivos do trabalho, Procedimentos metodológicos (Descrever como o trabalho foi realizado - procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes, etc.- incluindo, se for o caso, a análise de dados empregada); Resultados; (Descrição e discussão dos resultados obtidos); Conclusões: Descrever a conclusão com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.
h) Palavras-chave: Informar de 3 a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
i) Referências: informar, em sequência, até cinco referências mais relevantes para o resumo, em ordem alfabética, conforme as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, n. 6023/2018) para elaboração, formatação e apresentação de trabalhos acadêmicos.
Art.14. Os arquivos do resumo devem estar designados no salvamento somente no formato Word.
Art.15. A programação do I Simpósio de Pesquisa será disponibilizada no site da Even3 com acesso pelo link de inscrição.
Art.16. Qualquer dificuldade no processo de submissão, os/as autores/as devem escrever para o e-mail: isimposio.goppca.sigma@gmail.com , com a seguinte especificação no assunto: I Simpósio de Pesquisa.
Art. 17. A certificação ocorrerá para palestrantes, participantes e apresentadores de resumos e vídeos. As horas serão computadas da seguinte forma: participantes 12h; apresentadores de resumos 4h.
Parágrafo único. Os organizadores receberão certificado de organização e os professores participantes da comissão de avaliadores dos trabalhos submetidos na qualidade de avaliadores.
Art.18. Os trabalhos exibidos terão seus resumos publicados nos Anais Digitais do I Simpósio de Pesquisa (resumos), constando o Internacional Standard Serial Number (ISSN).
Art.19. Os/as autores/as dos trabalhos aprovados, ao participar do edital, cedem globalmente e de forma gratuita os direitos autorais dos resumos e dos pôsteres em vídeo submetidos, permitindo, assim, publicação ou divulgação do trabalho com a finalidade de socialização da produção acadêmica apresentada do I Simpósio de Pesquisa “Navegando entre rios de conhecimento na Amazônia: Sociedades Complexas e Interdisciplinaridade”, com isso, a submissão de vídeo significa que o (a) proponente concede seus direitos de imagem, voz e autoria sobre o vídeo e resumo em texto enviados.
Art.20. Os/As autores/as que submeterem o trabalho serão os responsáveis legais por todo seu conteúdo, ficando a Comissão Organizadora/Científica isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo e do vídeo que for divulgado e/ou publicado através de meios de comunicação, pelos/as autores/as ou por terceiros/as.
Art.21. Serão premiados com certificado de destaque acadêmico, pela Comissão Científica, os três resumos com notas mais elevadas, considerando uma escala de 0 a 10 de cada GT.
Art.22. Normas para elaboração dos vídeos “Formato vídeo livre” - o vídeo deve estar de acordo com estas configurações:
a) duração máxima: 5 minutos
b) tamanho máximo do arquivo: 1 GB
c) proporções recomendadas: 426 x 240; 640 x 360, 854 x 480, 2560 x 1440, 3840 x 2160;
d) formatos: AVI, .WMV, .MPEGPS, MP4, .FLV, .MOV, .MPEG4, WebM e 3GPP
Parágrafo único. Dicas para a elaboração dos vídeos no anexo 03.
Art.23. Cronograma
Período de inscrição no I SIMPÓSIO | De 18/01/2021 a 26/04/2021 |
Período de submissão de resumos e vídeos | De 18/01/2021 a 09/04/2021 |
Divulgação da Lista de submissões aprovadas | 23/04/2021 |
Exibição e avaliação dos vídeos submetidos | 28 e 29/04/2021 |
Divulgação dos trabalhos premiados | 30/04/2021 |
Belém, de janeiro de 2021.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Profa. Dra. Eliana Maria de Souza Franco Teixeira
Prof. Dr. João Francisco Garcia Reis
Prof. Dr. Josep Pont Vida
Profa. Dra. Leila Márcia Sousa de Lima Elias
Profa. Dra. Rosana Pereira Fernandes
Profa. Dra. Silvia Nunes
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Dr. Adagenor Ribeiro
Profa. Dra. Eliana Maria de Souza Franco Teixeira
Prof. Dr. Josep Pont Vidal
Profa. Dra. Silvia Nunes
Profa. Dra. Rosana Pereira Fernandes
M.Sc. Carla Ramirez
COMISSÃO DE AVALIADORES
Profa. Dra. Eliana Maria de Souza Franco Teixeira
Prof. Dr. João Francisco Garcia Reis
Prof. Dr. Josep Pont Vidal
Profa. Dra. Leila Márcia Sousa de Lima Elias
Profa. Dra. Silvia Nunes
Profa. Dra. Rosana Pereira
Fernandes
ANEXO 01
1- O resumo deve ter no mínimo 400 (quatrocentas) até 500 (quinhentas) palavras, sem contar as palavras-chaves e as referências.
2- Configuração da página:
Papel A4 (210 x 297 mm), no modo retrato, com margens de 3 cm na borda superior e esquerda e 2,0 cm na borda inferior e direita.
Para o corpo do texto você deverá usar fonte Times New Roman, tamanho 12 com espaçamento simples entre as linhas e texto justificado.
3- Os títulos e subtítulos deverão ser digitados em letras maiúsculas, em negrito, com fonte tamanho 12 e em Times New Roman ou Arial, espaçamento simples.
5- Será exigida a qualificação dos autores, que inclui titulação, área de estudos e e-mail. O qual deverá ser inserido como nota de rodapé na primeira página.
Modelo de Resumo
Título do Trabalho
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa; Pesquisa; Pesquisa; Pesquisa; Pesquisa.
Referências: cinco referências seguindo as regras da ABNT n. 6023/2018.
ANEXO 02
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA RESUMOS E VÍDEOS
RESUMO
Haverá certificação para os três trabalhos mais qualificados, os quais serão apresentados
a) Coerência do trabalho com a área temática, título escrito em letras maiúsculas, indicação de instituição, endereço eletrônico dos autores e orientador, quando for o caso (1,0 pt);
OBS: NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS QUE NÃO OBSERVEM A COERÊNCIA DO TEMA
b) Corpo do resumo:
b.1. Introdução (apresentação do tema e de sua importância) (0,5pt);
b.2 Problema (a pergunta central da pesquisa), definição dos objetivos do trabalho; (2,0 pts)
b.3 Hipóteses (premissas que respondem ao problema da pesquisa, se houver, se não houver, o ponto será atribuído aos resultados da pesquisa) (1,0pt)
b.4 Procedimentos metodológicos (Descrever como o trabalho foi realizado - procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes, etc.- incluindo, se for o caso, a análise de dados empregados); (1,0 pt)
b.5 Resultados (Descrição e discussão dos resultados obtidos); (1,5 pt)
b.6 Conclusões: Descrever a conclusão com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. (1,0)
c) Palavras-chave: Informar 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chaves separadas por ponto e vírgula. (1,5)
d) Referências: Informar, em sequência, 5 referências de acordo com as regras da ABNT 6023/2018. (0,5 pt)
VÍDEO
(itens para comentários, sem pontuação, pois a premiação pelo vídeo será pelo maior número de visualizações)
a) Posição proporcional frente a tela; (0,5 pt)
b) Obediência ao tempo de 5 (cinco) minutos máximos; (0,5 pt)
c) Apresentação pessoal; (1,0)
d) Tem domínio do tema; (3,0)
e) Adequação da distribuição do conteúdo ao tempo disponível;(1,5)
f) Clareza e objetividade; (1,5)
g) Coerência na exposição Oral com o resumo; (1,0 pt)
h) Uso correto da linguagem. (1,0)
ANEXO 03
DICAS PARA A GRAVAÇÃO DE VÍDEOS
Equipamento e cenário
Use celular (ou câmera, se tiver disponível), preferencialmente um equipamento que você tem intimidade e conhece as funções. Se possível, no uso do celular use suporte para evitar a instabilidade da imagem e o celular na posição horizontal.
Escolha um espaço que possa ser usado/preparado como cenário. O local de gravação deve ser de preferência um ambiente claro ou um local que possa ser bem iluminado.
Áudio e Iluminação
O ambiente de gravação não deve ter ruídos. Um bom áudio é importante para melhor compreensão do conteúdo explanado na sua aula. Os celulares já possuem microfones com redução de ruídos. Porém, os microfones acoplados aos fones de ouvidos costumam captar áudios de maior qualidade e são recomendados para gravar.
Tempo e Enquadramento
Os vídeos devem ter no máximo 5 minutos. Posicione-se proporcionalmente na tela do celular ou do notebook. Você pode escolher aparecer de corpo inteiro ou da cintura para cima. Atenção para não cortar braços e joelhos. Ou se quiser inserir algum texto ou imagem se posicione em um dos lados da tela, sugestão: lado direito. Coloque o celular sempre na horizontal, esse tipo de vídeo pode ser postado com qualidade em qualquer rede social, caso necessário, e em outras plataformas. Peça ajuda a alguém para lhe enquadrar, caso use a câmera principal do celular e mantenha o aparelho sobre uma base, com auxílio de um tripé ou suporte para câmeras e celulares ou em cima de objetos como livros, móveis, entre outros objetos que possam servir como suporte.
Edição
Se necessário, é possível realizar a edição dos vídeos e pode ser realizada pelo celular, por meio de aplicativos, ou em computadores e laptops usando softwares específicos para a edição. Você deve usar um aplicativo ou software que tenha maior familiaridade. Existem várias opções de programas para iniciantes, softwares simples e gratuitos nos quais se pode alcançar bons resultados.
ActivePresenter; Camtasia Studio; YouTube Video Editor; Shotcut; Lightworks; Cyberlink PowerDirector; IMovie; OCam; Screenflow; Movavi Video Editor; Windows Movie Maker, Adobe Premiere, Sony Vegas.
OBS: só utilize imagens, fotos, fundos musicais livres, pois o youtube veta a utilização destes elementos por questões de direitos autorais.
[1]Será exigida postação de qualificação que inclui titulação, área de estudos, instituição vinculada, e e-mail.
[2] Será exigida postação de qualificação que inclui titulação, área de estudo, instituição vinculada, e e-mail.
[3] Será exigida postação de qualificação que inclui titulação, área de estudos, instituição vinculada, e e-mail.
[4] Será exigida postação de qualificação que inclui titulação, área de estudos, instituição vinculada, e e-mail.