O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a
Política Nacional de Formação de Professores e pretende induzir o
aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a
imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda
metade de seu curso. É realizado em regime de colaboração entre a União, por
meio da Capes, estados, Distrito Federal e municípios, por meio das secretarias
de educação ou órgão equivalente, e as Instituições de Ensino Superior (IES).
Dentre os objetivos destacam-se: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação
básica, fortalecer e ampliando a relação entre a UFT e as escolas públicas de educação básica.
Na UFT, a equipe que atua no programa é composta por professores e alunos, bolsistas e voluntários
vinculados à cursos de licenciatura dos campus: Araguaína, Arraias, Miracema, Palmas, Porto Nacional
e Tocantinópolis. Existem parcerias com escolas da rede básica de educação e professores, de
diferentes áreas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) que participam como perceptores. Os
participantes são selecionados via editais e a equipe é composta por 240 residentes (alunos de
licenciatura), 27 preceptores (professores da básica de educação), 24 docentes orientadores
(professores da UFT/ licenciatura) e a coordenadora institucional (professora da UFT/ licenciatura).
O objetivo do III Seminário Institucional da Residência Pedagógica da UFT é a avaliação do programa e
socialização de experiências vividas, bem como dos resultados, incluindo a exposição de materiais e
produtos desenvolvidos no âmbito dos núcleos/subprojetos. O III Seminário visa a reflexão das práticas
realizadas e saberes desenvolvidos, por parte dos participantes do projeto. Por fim, busca-se nesse
evento a apresentação dos resultados exitosos à sociedade, refletindo na importância da formação
docente e de projetos que visem promover a qualidade da educação.