II Seminário Habitação na Amazônia / Seminário Nacional Serviço Social e Habitação: requisições e respostas profissionais em tempos de desmonte de direitos e de resistências dos movimentos sociais (Evento gratuito)

II Seminário Habitação na Amazônia / Seminário Nacional Serviço Social e Habitação: requisições e respostas profissionais em tempos de desmonte de direitos e de resistências dos movimentos sociais (Evento gratuito)

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

29 de Agosto de 2022
Evento online

IV SUSTENTARE e VII WIPIS

16 de Novembro de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre
Evento online

IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM

5 de Dezembro de 2022

Apresentação

A questão da habitação, que é bastante complexa por ser uma expressão da questão social, assume na conjuntura de agravamento da crise econômica do capital e de crise sanitária global pela pandemia do novo coronavírus uma maior complexidade: trabalhadores desempregados ou com baixíssimos salários tem dificuldade de pagamento dos aluguéis; a restrição do auxílio emergencial para trabalhadores desempregados, comprometendo a qualidade de vida da classe trabalhadora, especialmente quanto à alimentação e remédios, este último com demanda intensificada pela contaminação do vírus; os programas federais de habitação foram redimensionados com prejuízo de oferta de habitação para as faixas salariais mais baixas. 

No contexto do agravamento das condições de vida e trabalho em áreas urbanas e rurais ocorrem diversas formas de resistência e solidariedade nos territórios populares com organizações dos próprios moradores para compra de alimentos, remédios e materiais de limpeza para evitar a contaminação pelo coronavírus (álcool em gel, sabão, máscaras). Os movimentos sociais de moradia tem se destacado na organização política em favor dos trabalhadores desalojados, bem como na doação de alimentos, kits de higiene, máscaras para evitar a contaminação pelo vírus.

Para o Serviço Social brasileiro – e áreas afins - a complexidade da questão da habitação, da política urbana e habitacional e as formas de resistência nos territórios populares são da maior importância, considerando tanto os estudos e pesquisas realizados nos Programas de Pós-Graduação da área, vinculados aos Grupos de Estudos e Pesquisas, quanto a inserção profissional de assistentes sociais em equipes de Trabalho Social em projetos urbanos e habitacionais desenvolvidos, especialmente, em prefeituras municipais.

Nesse cenário, parece oportuno realizar um Seminário que dê continuidade ao realizado em 2019 (Seminário Habitação na Amazônia: particularidades e desafios ao trabalho profissional do assistente social), em Belém, sobre a questão na Amazônia e, ao mesmo tempo, amplie a abrangência da discussão da temática da questão habitacional, desta vez em nível nacional, para o que se propõe a realização, em formato remoto, do II SEMINÁRIO HABITAÇÃO NA AMAZÔNIA e SEMINÁRIO NACIONAL SERVIÇO SOCIAL E HABITAÇÃO: requisições e respostas profissionais em tempos de desmonte de direitos e de resistências dos movimentos sociais.

O grupo proponente do evento - Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB) - é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará/UFPA e tem se dedicado aos estudos sobre o Serviço Social e política urbana e habitacional; habitação e pequenas cidades na Amazônia; planejamento urbano, habitação e cidades; lutas sociais pelo direito à cidade na Amazônia; Questões Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social. O evento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais/NEMOS, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP e com  o Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região (CRESS-PA).

O GEP-CIHAB, que no ano de 2021, completa 10 anos de registro no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq é composto por docentes de Serviço Social, Geografia e Arquitetura e Urbanismo, técnicos/pesquisadores da Companhia de Habitação do Estado do Pará e da FASE/Amazônia e discentes de pós-graduação, graduação e iniciação científica. O grupo vem produzindo dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos e capítulos de livros sobre as questões relativas às contradições urbanas, a questão da habitação e produção habitacional, especialmente em pequenos municípios paraenses e sobre o trabalho profissional do assistente social na habitação.

Os pesquisadores do GEP-CIHAB consideram importante a realização do “II SEMINÁRIO HABITAÇÃO NA AMAZÔNIA e SEMINÁRIO NACIONAL SERVIÇO SOCIAL E HABITAÇÃO: requisições e respostas profissionais em tempos de desmonte de direitos e de resistências dos movimentos sociais.” como forma de socializar os estudos realizados até o momento, bem como trocar experiências profissionais e verificar os avanços teórico-metodológicos de outros pesquisadores que se dedicam ao tema da questão urbana e habitacional no Brasil e na Amazônia.

Objetivos

O evento tem por objetivo a socialização de estudos e pesquisas realizadas em nível regional e nacional sobre a questão urbana e habitacional;  a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais que trabalham no âmbito das politicas urbanas e habitacionais (particularmente os assistentes sociais, geógrafos e arquitetos e urbanistas), técnicos governamentais, movimentos sociais e estudantes de graduação e pós-graduação, como subsídio para o trabalho profissional e para as lutas pelo direito à moradia e à cidade.

Público-alvo

Assistentes Sociais, profissionais que trabalham na área urbana habitacional (geógrafos, arquitetos e urbanistas), docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na temática do seminário, lideranças dos movimentos sociais com abrangência regional e nacional.

Data e Local

O evento ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2021, de forma remota. O evento será transmitido pela Página do Facebook do Cress/PA - 1ª Região

Certificado

HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADOS. 

HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. 

OS TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS NO EVENTO SERÃO PUBLICADOS EM ANAIS. 

Inscrições

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Prazos

PRAZOS PARA ENVIO DE TRABALHOS: 10 DE SETEMBRO ATÉ 07 DE NOVEMBRO DE 2021 

RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS: ATÉ 30 DE NOVEMBRO DE 2021

INSCRIÇÃO PARA PARTICIPANTES COM TRABALHOS APROVADOS: ATÉ 04 DE DEZEMBRO DE 2021

INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTES: ATÉ 08 DE DEZEMBRO DE 2021

PRAZO PARA PUBLICAÇÃO DOS ANAIS NA PÁGINA DO EVENTO: ATÉ 28 DE FEVEIREIRO DE 2022. 

Programação

08/12/2021

17h30 às 18h15

Abertura (PROPESP/ICSA/PPGSS/CFESS/CRESS 1ª Região/ABEPSS/NEMOS/GEP-CIHAB)

 

18h30 às 20h30

Conferência de Abertura:  Crise, Pandemia e Desigualdades: impactos na questão urbana e habitacional

Profa. Dra. Ermínia Maricato (USP)

Prof. Dr. Edmilson Brito Rodrigues – Prefeito de Belém-Pará

 

09/12/2021

14h30 às 16h00

Mesa 1: Pesquisa e produção do conhecimento: Serviço Social e questão agrária, urbana e ambiental

Profa. Dra. Raquel Santos Sant’ana (UNESP/Franca)

Profa. Dra. Suenya Santos da Cruz (UFF)

 

16h15 à 18h00

Mesa 2:  A luta pela terra e moradia: resistências, estratégias e desafios para o Serviço Social

Profa. Dra. Isabel Cristina da Costa Cardoso (UERJ)

Profa. Dra. Maria Elvira Rocha de Sá (Docente aposentada UFPA)

Ms. Jane Cabral – Liderança MST

 

18h30 às 21h00 - Apresentação de trabalhos (modalidade trabalho completo em Anais), nos seguintes eixos:

a) Serviço Social e política urbana e habitacional;

b) Cidade e Habitação no Brasil e na Amazônia;

c) Lutas sociais pelo direito à moradia e à cidade; 

d) Questões Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social

 

10/12/2021

14h30 às 16h00

Mesa 1: Serviço Social e questão habitacional: requisições e respostas profissionais em tempos de desconstrução de direitos

Profa. Dra. Joana Valente Santana (UFPA)

Profa. Dra. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz (UNIFESP)

 

16h15 à 18h00

Mesa 2: Experiências de Fóruns do Trabalho profissional do/a Assistente Social na política na urbana e habitacional: fortalecendo o trabalho social na habitação

Profa. Dra. Rosângela Dias Oliveira da Paz (PUC/SP)

Leonardo Costa Miranda - Mestrando em Serviço Social no PPGSS/UFPA


Lançamento do Livro: "Caminhos metodológicos, saberes e práticas em territórios de resistência" com organização das professoras Kátia Marro, Elizabeth C. V. Barbosa e Suenya Santos da Cruz.

18h00 – Encerramento


Carga horária total: 12 horas.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Apresentação de Trabalhos Aprovados no Evento

Conforme consta na programação do evento, as apresentações ocorrerão no dia 09/12/21 às 18h30.


Sobre a apresentação de Trabalhos aprovados, gostaríamos de informar que:

- As apresentações ocorrerão em salas do Google Meet;

- Os links das salas serão disponibilizados na plataforma do Even3 (em breve, enviaremos um documento explicando como acessar);

- Fica a critério dos apresentadores a apresentação de PowerPoint;

- Não há modelo padrão para a elaboração da apresentação em PowerPoint;

- O tempo de apresentação não deve exceder 12 minutos;

- A ordem das apresentações será divulgada em breve.


Em caso de dúvidas, envie para o endereço: gepcihab@gmail.com

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

Profa. Dra. Joana Valente Santana – GEP-CIHAB /UFPA

Profa. Dra. Rovaine Ribeiro - GEP-CIHAB/UFPA

Mestre Anna Carolina Gomes Holanda - GEP-CIHAB/Doutoranda PPGAU/UFPA

Profa. Dra. Rosangela Dias Oliveira da Paz – PUC/SP

Mestre Olga Tabaranã - CRESS 1ª Região - Doutoranda PPGSS/UFPA

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz – UNIFESP

Profa. Dra. Katia de Araújo Lima Vallina - UFAM

Profa. Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães - PUC/RS

Dra. Giselle Bangoim Sakatauskas – UFABC

Dra. Raquel Paiva – UFABC

Rita de Cassia Barbosa dos Santos – GEP-CIHAB - Doutoranda PPGSS/UFPA

Najara Mayla do Socorro Veiga Costa – GEP-CIHAB - Doutoranda PPGSS/UFPA

Elane do Socorro Oliveira da Silva – GEP-CIHAB - Doutoranda PPGSS/UFPA

Monica Melo - GEP-CIHAB - Doutoranda PPGSS/UFPA

Aricarla Oliveira - GEP-CIHAB - Doutoranda PPGSS/UFPA

Walkiria Silva - GEP-CIHAB - Doutoranda PPGSS/UFPA

Rogério Maués - Mestrando em Arquitetura e Urbanismo -  FAU/USP

Isabella Santos Corrêa- GEP-CIHAB - Mestranda PPGSS/UFPA

Sérgio Luiz Cortinhas Ferreira Filho - GEP-CIHAB - Mestrando PPGSS/UFPA

Tamara de Souza Nascimento - GEP-CIHAB - Mestranda PPGSS/UFPA

Leonardo Miranda -GEP-CIHAB – Mestrando PPGSS/UFPA

Thais Ribeiro - Bolsista PIBIC / Discente de Serviço Social

Joicy Helena Pantoja - Bolsista PIBIC / Discente de Serviço Social

Maria Gabriela Sena - Bolsista PIVIC / Discente de Serviço Social

 

COMITÊ TÉCNICO-CIENTÍFICO:

Profa. Dra. Ana Klaudia de Almeida Viana Perdigão – UFPA

Profa. Dra. Antonia Jesuita de Lima – UFPI

Profa. Dra. Betina Ahlert - UFMT

Profa. Dra. Cristina Simões Bezerra – UFJF

Profa. Dra. Eblin Joseph Farage – UFF

Dra. Giselle Bangoim Sakatauskas - UFABC

Profa. Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães – PUC/RS

Profa. Dra. Gloria da Anunciação Alves – Geografia Humana – USP

Profa. Dra. Isabel Cistina da Costa Cardoso - UERJ

Profa. Dra. Joana Valente Santana – UFPA

Profa. Dra. Karina Leitão – USP

Profa. Dra. Katia de Araújo Lima Vallina - UFAM

Profa. Dra. Katia Maria Santos Melo – UEPA

Dra. Manoela Rodrigues Munhoz – PUC/RS

Profa. Dra. Marina Barbosa Pinto – UFJF

Dra. Raquel Paiva Gomes - UFABC

Profa. Dra. Rosa Cortêz – UFPE

Profa. Dra. Rosangela Dias Oliveira da Paz – PUC/SP

Profa. Dra. Roselene de Souza Portela

Profa. Dra. Rovaine Ribeiro - UFPA

Profa. Dra. Sandra Helena Ribeiro Cruz – UFPA

Profa. Dra. Sandra Maria Almeida Cordeiro – UEL

Profa. Dra. Solange Maria Gayoso da Costa – UFPA

Profa. Dra. Suenya Santos da Cruz – UFF

Profa. Dra. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz – UNIFESP

Profa. Dra. Tatiana Dahmer Pereira – UFF

ORGANIZAÇÃO E APOIO


Financiamento

                   

Local

Serviço Público Federal - Universidade Federal do Pará – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
– Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | Rua Augusto Corrêa, nº. 1, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Neto, Bairro: Guamá, Campus Profissional II | CEP: 66.075-110 – Belém - Pará - Brasil

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}