O Instituto de Natureza e Cultura (INC), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), está localizado na região do Alto Solimões, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, e tem como missão oferecer educação superior à população dessa área. Ao longo de seus 18 anos de existência, o INC tem se consolidado como um pilar educacional para jovens e adultos dos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Tonantins, Santo Antônio do Iça, Fonte Boa e Jutaí, por meio de seis cursos de nível superior.
Neste contexto, a realização de uma Semana Pedagógica para os docentes do INC é de extrema importância, pois oferece um espaço para diálogo e reflexão sobre as práticas de ensino. É uma oportunidade para atualização sobre novas metodologias, discussão de inovações pedagógicas e compartilhamento de experiências, além de promover a integração entre os professores, fortalecendo a colaboração e o apoio mútuo. Esse intercâmbio de ideias enriquece o ambiente acadêmico e contribui para a melhoria da qualidade do ensino, impactando diretamente a formação dos estudantes.
A Semana Pedagógica, programada para ocorrer de 11 a 14 de março de 2025, terá como tema "Estudo, Reflexão, Integração e Inovação no Ensino Superior". Durante este evento, serão abordados tópicos como a atualização pedagógica, com foco na reformulação dos Projetos Políticos dos Cursos, e a integração das ações entre os docentes. Serão discutidas também práticas inovadoras voltadas para a excelência profissional, como tecnologias educacionais, novos sistemas do INC e promoção de cursos voltados para o e-campus e SEI.
Objetivos específicos:
- Incentivar a adoção de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam inclusão e respeito à diversidade no ambiente educacional.
- Ampliar a compreensão e prática da comunicação não violenta, visando melhorar a interação entre docentes, discentes e a comunidade escolar.
- Fomentar a integração de tecnologias digitais no ensino, explorando recursos para engajar e potencializar a aprendizagem dos estudantes.
- Desenvolver práticas avaliativas inclusivas que considerem as diversas realidades dos estudantes, promovendo equidade no processo educacional.
- Oferecer momentos de formação para atualização profissional e reflexão sobre metodologias ativas e inclusivas.
- Avaliar práticas institucionais visando aprimorar as ações educacionais e fortalecer a cultura de inovação.
- Refletir sobre os Impactos dos eventos climáticas no calendário escolar do INC/UFAM e como as mudanças climáticas impactam a vida da comunidade INC.