I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE MULTILETRAMENTOS: PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS.

I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE MULTILETRAMENTOS: PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS.

presencial Faculdade de Bragança - Fabras - Bragança - Pará - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Edital do Evento


EDITAL PARA INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A Comissão Organizadora torna público o edital de abertura de inscrições na modalidade OUVINTE e COMUNICADOR para apresentação oral no I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE MULTILETRAMENTOS: PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro de 2019 no Auditório do Lions Club de Bragança e na Faculdade de Bragança-FABRA é uma atividade do departamento de Graduação, sob a coordenação dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física da FABRA. 

A proposta do seminário é promover discussões acerca do temático letramento múltiplos e inclusão em ambientes educacionais. Outrossim, é no desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso da leitura e da escrita em práticas sociais que o letramento se concatena à inclusão social ao garantir o acesso de sujeitos em situação de exclusão às diversas situações do cotidiano que envolvem o uso de tais competências, possibilitando mais participação social, cultural e política (SOARES, 2018).  Além disso, o evento discutirá a importância da divulgação de pesquisas acadêmicas sobre as práticas docentes diante do processo de ensino-aprendizagem e dos desafios da promoção de multiletramento nos diferentes espaços educativos.

 

INSCRIÇÕES:

1.1 Podem inscrever trabalhos todos os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação cursos de licenciatura da FABRA e demais IES de Bragança e região.

A inscrição para ouvintes e comunicadores podem ser feitas presencialmente na secretaria da FABRA ou na plataforma digital do evento, no seguinte endereço: https://www.even3.com.br/iseminariointerdisciplinardemultiletramentospraticasdeinclusaoemambienteseducacionais/

PAGAMENTO:

Para comunicadores: deve ser feito na secretaria da FABRA, até a data limite para submissão de trabalhos, a qual está fixada neste edital.

Para ouvintes: Até o dia do evento.

1.2 O valor das inscrições varia de acordo com o período e a modalidade:

 

PARA OUVINTES:

1º Lote: R$ 15,00 até 16/10/2019

2º Lote: R$ 20,00 de 17/10/2019 até o dia do evento.

 

PARA COMUNICADORES:

1º Lote: R$ 15,00 até 16/10/2019

2º Lote: R$ 20,00 de 17/10/2019 até 22/10/2019.

 

1.3 A seleção dos trabalhos para apresentação será feita a partir da submissão de resumos pelos participantes interessados, que deverão ser submetidos através do e-mail: cientificamultiletramentos@gmail.com junto do comprovante de pagamento de inscrição digitalizado.

1.4  A efetivação da inscrição do trabalho, bem como sua posterior aceitação, está condicionada a inscrição do autor e coautores no evento e ao pagamento da taxa de inscrição.

1.5  Cada trabalho poderá ser enviado por até 3 (três) participantes, sendo até 2 (dois) na condição de autores e no mínimo 1 (um) na condição de coautor.

1.5.1  Os participantes poderão submeter no máximo 2 (dois) trabalhos na condição de autor, e no máximo 2 (dois) trabalhos na condição de coautor.

1.6  Ao submeter o trabalho para o evento, o autor e coautores automaticamente autorizam a publicação dos resumos em Caderno de Resumos a ser disponibilizado online.

1.7  Para fazer contato com a coordenação geral do evento o contato é o endereço eletrônico multiletramentosfabra201928@yahoo.com

2.PERÍODO DE INSCRIÇÕES

2.1 O período de inscrições para ouvintes é de 09/10/2019 até o dia do evento.

2.2 O período de submissão dos trabalhos é de 09/10/2019 a 22/10/2019.

 

3. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS:

3.1 O Resumo deverá conter entre 150 e 250 palavras. O trabalho deverá ser encaminhado em formato word e ter a seguinte padronização:

A. Título em negrito e caixa alta

B. Autoria abaixo do título, localizada à direita, explicitando o email e a instituição de origem em rodapé.

C. Texto do resumo

D. Deve ter de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chaves

E. Ser escrito com a fonte Times New Roman; corpo 12; entrelinhas com espaçamento 1,0; parágrafo de 1,5 cm;

F. Usar margens superior e esquerda com 3 cm, e inferior e direita com 2 cm.

G. Ser escrito em língua portuguesa.

H. Seguir as regras da ABNT para referências.

3.2. Resumos que não atendam a estas especificações serão automaticamente desclassificados.

3.3 A existência de plágio gerará desclassificação imediata do trabalho enviado.

3.4 Após a submissão não será permitido substituir, corrigir ou alterar o conteúdo ou qualquer outra informação do Resumo.

3.5 Somente serão aceitos trabalhos que versem sobre os eixos temáticos propostos pelo evento.

3.6  Em até 30 dias após o término do evento os comunicadores deverão ser enviados os textos completos dos resumos apresentados, em formato de ensaios científicos (PAPER), com no mínimo 6 e no máximo 8 laudas.

 

3.7 QUANTO A SUA ESTRUTURA O ENSAIO DEVE POSSUIR:

 

Título: descrição que identifique e represente o texto quanto a sua temática.

Resumo: apresentação do conteúdo do texto de forma sucinta, expressando suas principais partes.

Introdução: apresenta o tema do relatório, as premissas e a problemática, perguntas e possíveis hipóteses testadas e os objetivos.

Desenvolvimento: organização lógica da apresentação dos conteúdos, permitindo ao leitor uma contemplação da investigação e entendimento das considerações. Considerações finais: síntese das ideias principais defendidas no texto acompanhadas das considerações do autor frente a investigação.

Referências: lista de obras citadas no texto. 

Devem estar formatados de acordo com as normas da ABNT vigentes. Os trabalhos que atenderem às normas integrarão o caderno de trabalhos acadêmicos do evento.

 

4. ACEITAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

 

4.1. Os trabalhos serão recebidos e analisados pela Comissão Organizadora do evento, com a função de admitir os trabalhos científicos, acompanhar todos os trâmites do processo de avaliação e seleção, examinando e decidindo sobre eventuais propostas de desclassificação.

4.2. Os trabalhos serão avaliados por uma Banca Avaliadora, composta por professores com notório conhecimento nas áreas de conhecimento relacionadas ao evento, tendo a função de avaliar os trabalhos, decidindo sobre sua pertinência temática, relevância e qualidade do estudo realizado.

 

4.3. Os trabalhos submetidos serão avaliados tendo como critérios:

a) Clareza, coesão e coerência textual;

b) Pertinência com as temáticas do evento;

c) Relevância;

d) Qualidade.

4.4. Os trabalhos classificados serão considerados aptos à apresentação oral ou na modalidade banner. O tipo de apresentação precisa ser informado no momento da submissão do resumo, devendo ser especificada no documento do texto.

4.5. O resultado das avaliações será divulgado através do envio da carta de aceite ao participante até o dia 23 outubro de 2019, além do endereço eletrônico do evento e demais mídias sociais da FABRA.

 

5. APRESENTAÇÃO:

 

5.1. A apresentação oral dos trabalhos aceitos está prevista para ocorrer no período matutino e vespertino do dia 26 de outubro de 2019, nas dependências da FABRA, porém a data e/ou horário previstos podem sofrer modificações e serão informados no momento do credenciamento.

5.2. Os trabalhos serão divididos para apresentação em Grupos de Trabalho específicos, de acordo com eixos temáticos definidos pela organização do evento. Para isso, o participante, no ato de inscrição do trabalho, deverá informar em qual eixo temático o seu trabalho está incluído.

5.3. As comunicações orais serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos com duração de no máximo 20 (vinte) minutos para cada trabalho – sendo 15 (quinze) minutos para apresentação e 5 (cinco) minutos para comentários da Banca Avaliadora e do público –, coordenadas por uma Mesa presidida por estudantes da pós-graduação e professores com notório conhecimento na área específica do Grupo de Trabalho.

5.3.1. Cada trabalho terá o tempo máximo de 15 (quinze) minutos para apresentação.

5.3.2. A Mesa Coordenadora de cada Grupo de Trabalho será responsável pela avaliação do conteúdo dos trabalhos e pelo gerenciamento da discussão.

5.3.3. A organização do evento, juntamente com a Mesa Coordenadora do Grupo de Trabalho, ficará responsável pelo gerenciamento do tempo das apresentações e de possíveis intervenções do público.

5.3.4. Após o tempo de apresentação, a mesa avaliadora fará suas considerações a respeito do tema exposto pelo(s) autor(es), e em seguida será aberto espaço para considerações dos demais participantes do grupo, no tempo máximo de 5 minutos.

5.3.5. A apresentação deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento por parte dos demais participantes e do público.

5.4. Os trabalhos poderão ser apresentados pelos autores e/ou coautores, individualmente ou em conjunto, desde que respeitado o tempo máximo de apresentação.

5.5. Poderá haver subdivisão e aglutinação de áreas, caso se tenha excesso ou carência, respectivamente, de trabalhos.

5.6. A certificação será feita após o término do evento, mediante o comparecimento de pelo menos 1 dos autores do trabalho aprovado.

 

6. EIXOS TEMÁTICOS:

 

EIXO 1: LETRAMENTO NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

EIXO 2: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

EIXO 3: LINGUAGEM E LETRAMENTO: RECURSOS PEDAGÓGICOS AUDIOVISUAIS E INCLUSÃO SOCIAL.

EIXO 4: INCLUSÃO E ADAPTAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO EXERCÍCIO ASSISTIDO

EIXO 5: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EIXO 6: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO

EIXO 7: O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LICENCIATURA

EIXO 8: GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


Organização Geral

Prof.ª Esp. Valcilene Costa Ribeiro

Prof.ª MSc. Andréia da Silva Ribeiro

Prof. Esp. Benedito Élcio Pinheiro Júnior

Prof. Esp. Hudson Leonardo Silva Ribeiro

 

Comissão Organizadora

Docentes: Prof.ª Esp. Valcilene Costa Ribeiro; Prof.ª MSc. Andréia da Silva Ribeiro; Prof.º Esp. Hudson Leonardo Silva Ribeiro; Prof.º Esp. Benedito Élcio Pinheiro Júnior; Prof. Msc. José Levítitico Silva Santos; Prof.º Esp. Sandreson Marcelo Pereira da Silva; Prof.º MSc. Adelson Cruz; Prof.ª Esp. Diulian Gabrielle Calado Carvalho; Prof.ª Esp. Ilana Maria Lima da silva; Profª Esp. Grazielly Thaise Borges da Costa; Prof. Esp. Fernando Iglesias Ribeiro da Costa.

Discentes: Jordan Walace O. Costa; Talita Louredo; Aline Brito; Leonardo Melo; Emanuel Lucas; Marcely Beatriz Ribeiro da Silva; Elany Sueny D. da Silva; Fábio Melo; Dayana Ribeiro da Silva; Suane Cheila Sousa da Silva; Ana Paula Silva Domindes; Ana Karina Cavalcante; Aline Cardoso Costa; Adriele Reis Sousa; Adriane Reis Sousa; Maria Edivane Silva da Silveira; Luiz Yan Raiol da Silva; Kalila Juliana; Diane da Silva Rodrigues; Adailton Costa da Silva; Ana Camila B. da Silva; Nathyelle dos Reis Costa; Terezinha de Jesus Sousa; Alana Tamylle da Costa Siqueira; Joelma da Costa Macêdo; Zilânda Ribeiro do Nascimento; Carlos Wagner de J. Soares; Tereza Cristina P. Salgado; Maiara Maia do Nascimento; Alderlene Silva Paixão; Gleidson Dias Pereira; Domingo Assis do Rosário; Lilielson da Silva Araújo; Luciana Sousa de Melo; Simone dos Santos Corrêa; Natalia Saiane Miranda Furtado; Anna Paula dos Santos Ribeiro.

Apoio Técnico: Dilvani do Socorro de Lima e Silva; Reinan Mescouto de Araújo; Sabrina Azevedo da Cunha e Allan Marques. 




 

Bragança, 08 de outubro de 2019.

Inscrições

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