Faculdade de Bragança - Fabras - Bragança - Pará - Brasil
EDITAL PARA INSCRIÇÕES
E SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A
Comissão Organizadora torna público o edital de abertura de inscrições na
modalidade OUVINTE e COMUNICADOR para apresentação oral no I SEMINÁRIO
INTERDISCIPLINAR DE MULTILETRAMENTOS: PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM AMBIENTES
EDUCACIONAIS. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro de 2019 no
Auditório do Lions Club de Bragança e na Faculdade de Bragança-FABRA é uma
atividade do departamento de Graduação, sob a coordenação dos Cursos de
Licenciatura em Pedagogia e Educação Física da FABRA.
A
proposta do seminário é promover discussões acerca do temático letramento
múltiplos e inclusão em ambientes educacionais. Outrossim, é no desenvolvimento
de comportamentos e habilidades de uso da leitura e da escrita em práticas
sociais que o letramento se concatena à inclusão social ao garantir o acesso de
sujeitos em situação de exclusão às diversas situações do cotidiano que
envolvem o uso de tais competências, possibilitando mais participação social,
cultural e política (SOARES, 2018). Além
disso, o evento discutirá a importância da divulgação de pesquisas acadêmicas
sobre as práticas docentes diante do processo de ensino-aprendizagem e dos
desafios da promoção de multiletramento nos diferentes espaços educativos.
INSCRIÇÕES:
1.1 Podem inscrever
trabalhos todos os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação cursos de
licenciatura da FABRA e demais IES de Bragança e região.
A inscrição para
ouvintes e comunicadores podem ser feitas presencialmente na secretaria da
FABRA ou na plataforma digital do evento, no seguinte endereço:
https://www.even3.com.br/iseminariointerdisciplinardemultiletramentospraticasdeinclusaoemambienteseducacionais/
PAGAMENTO:
Para comunicadores:
deve ser feito na secretaria da FABRA, até a data limite para submissão de
trabalhos, a qual está fixada neste edital.
Para ouvintes: Até o
dia do evento.
1.2 O valor das
inscrições varia de acordo com o período e a modalidade:
PARA OUVINTES:
1º Lote: R$ 15,00
até 16/10/2019
2º Lote: R$ 20,00 de
17/10/2019 até o dia do evento.
PARA COMUNICADORES:
1º Lote: R$ 15,00 até 16/10/2019
2º Lote: R$ 20,00 de 17/10/2019 até
22/10/2019.
1.3 A seleção dos
trabalhos para apresentação será feita a partir da submissão de resumos pelos
participantes interessados, que deverão ser submetidos através do e-mail:
cientificamultiletramentos@gmail.com junto do comprovante de pagamento de
inscrição digitalizado.
1.4 A efetivação da inscrição do trabalho, bem
como sua posterior aceitação, está condicionada a inscrição do autor e
coautores no evento e ao pagamento da taxa de inscrição.
1.5 Cada trabalho poderá ser enviado por até 3
(três) participantes, sendo até 2 (dois) na condição de autores e no mínimo 1
(um) na condição de coautor.
1.5.1 Os participantes poderão submeter no máximo 2
(dois) trabalhos na condição de autor, e no máximo 2 (dois) trabalhos na
condição de coautor.
1.6 Ao submeter o trabalho para o evento, o autor
e coautores automaticamente autorizam a publicação dos resumos em Caderno de
Resumos a ser disponibilizado online.
1.7 Para fazer contato com a coordenação geral do
evento o contato é o endereço eletrônico multiletramentosfabra201928@yahoo.com
2.PERÍODO DE INSCRIÇÕES
2.1 O período de
inscrições para ouvintes é de 09/10/2019 até o dia do evento.
2.2 O período de
submissão dos trabalhos é de 09/10/2019 a 22/10/2019.
3. NORMAS PARA
ELABORAÇÃO DOS RESUMOS:
3.1 O Resumo deverá
conter entre 150 e 250 palavras. O trabalho deverá ser encaminhado em formato
word e ter a seguinte padronização:
A. Título em negrito
e caixa alta
B. Autoria abaixo do
título, localizada à direita, explicitando o email e a instituição de origem em
rodapé.
C. Texto do resumo
D. Deve ter de 3
(três) a 5 (cinco) palavras-chaves
E. Ser escrito com a
fonte Times New Roman; corpo 12; entrelinhas com espaçamento 1,0; parágrafo de
1,5 cm;
F. Usar margens
superior e esquerda com 3 cm, e inferior e direita com 2 cm.
G. Ser escrito em
língua portuguesa.
H. Seguir as regras
da ABNT para referências.
3.2. Resumos que não
atendam a estas especificações serão automaticamente desclassificados.
3.3 A existência de
plágio gerará desclassificação imediata do trabalho enviado.
3.4 Após a submissão
não será permitido substituir, corrigir ou alterar o conteúdo ou qualquer outra
informação do Resumo.
3.5 Somente serão
aceitos trabalhos que versem sobre os eixos temáticos propostos pelo evento.
3.6 Em até 30 dias após o término do evento os
comunicadores deverão ser enviados os textos completos dos resumos
apresentados, em formato de ensaios científicos (PAPER), com no mínimo 6 e no
máximo 8 laudas.
3.7 QUANTO A SUA ESTRUTURA O ENSAIO DEVE POSSUIR:
Título: descrição
que identifique e represente o texto quanto a sua temática.
Resumo: apresentação
do conteúdo do texto de forma sucinta, expressando suas principais partes.
Introdução:
apresenta o tema do relatório, as premissas e a problemática, perguntas e
possíveis hipóteses testadas e os objetivos.
Desenvolvimento:
organização lógica da apresentação dos conteúdos, permitindo ao leitor uma
contemplação da investigação e entendimento das considerações. Considerações
finais: síntese das ideias principais defendidas no texto acompanhadas das
considerações do autor frente a investigação.
Referências: lista
de obras citadas no texto.
Devem estar
formatados de acordo com as normas da ABNT vigentes. Os trabalhos que atenderem
às normas integrarão o caderno de trabalhos acadêmicos do evento.
4. ACEITAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1. Os trabalhos
serão recebidos e analisados pela Comissão Organizadora do evento, com a função
de admitir os trabalhos científicos, acompanhar todos os trâmites do processo
de avaliação e seleção, examinando e decidindo sobre eventuais propostas de
desclassificação.
4.2. Os trabalhos
serão avaliados por uma Banca Avaliadora, composta por professores com notório
conhecimento nas áreas de conhecimento relacionadas ao evento, tendo a função
de avaliar os trabalhos, decidindo sobre sua pertinência temática, relevância e
qualidade do estudo realizado.
4.3. Os trabalhos
submetidos serão avaliados tendo como critérios:
a) Clareza, coesão e
coerência textual;
b) Pertinência com
as temáticas do evento;
c) Relevância;
d) Qualidade.
4.4. Os trabalhos
classificados serão considerados aptos à apresentação oral ou na modalidade
banner. O tipo de apresentação precisa ser informado no momento da submissão do
resumo, devendo ser especificada no documento do texto.
4.5. O resultado das
avaliações será divulgado através do envio da carta de aceite ao participante
até o dia 23 outubro de 2019, além do endereço eletrônico do evento e demais
mídias sociais da FABRA.
5. APRESENTAÇÃO:
5.1. A apresentação
oral dos trabalhos aceitos está prevista para ocorrer no período matutino e
vespertino do dia 26 de outubro de 2019, nas dependências da FABRA, porém a
data e/ou horário previstos podem sofrer modificações e serão informados no
momento do credenciamento.
5.2. Os trabalhos
serão divididos para apresentação em Grupos de Trabalho específicos, de acordo
com eixos temáticos definidos pela organização do evento. Para isso, o
participante, no ato de inscrição do trabalho, deverá informar em qual eixo
temático o seu trabalho está incluído.
5.3. As comunicações
orais serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos com duração de no
máximo 20 (vinte) minutos para cada trabalho – sendo 15 (quinze) minutos para
apresentação e 5 (cinco) minutos para comentários da Banca Avaliadora e do
público –, coordenadas por uma Mesa presidida por estudantes da pós-graduação e
professores com notório conhecimento na área específica do Grupo de Trabalho.
5.3.1. Cada trabalho
terá o tempo máximo de 15 (quinze) minutos para apresentação.
5.3.2. A Mesa
Coordenadora de cada Grupo de Trabalho será responsável pela avaliação do
conteúdo dos trabalhos e pelo gerenciamento da discussão.
5.3.3. A organização
do evento, juntamente com a Mesa Coordenadora do Grupo de Trabalho, ficará
responsável pelo gerenciamento do tempo das apresentações e de possíveis
intervenções do público.
5.3.4. Após o tempo
de apresentação, a mesa avaliadora fará suas considerações a respeito do tema
exposto pelo(s) autor(es), e em seguida será aberto espaço para considerações
dos demais participantes do grupo, no tempo máximo de 5 minutos.
5.3.5. A
apresentação deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento por parte
dos demais participantes e do público.
5.4. Os trabalhos
poderão ser apresentados pelos autores e/ou coautores, individualmente ou em
conjunto, desde que respeitado o tempo máximo de apresentação.
5.5. Poderá haver
subdivisão e aglutinação de áreas, caso se tenha excesso ou carência,
respectivamente, de trabalhos.
5.6. A certificação
será feita após o término do evento, mediante o comparecimento de pelo menos 1
dos autores do trabalho aprovado.
6. EIXOS TEMÁTICOS:
EIXO 1: LETRAMENTO
NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.
EIXO 2: PRÁTICAS
INCLUSIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
EIXO 3: LINGUAGEM E
LETRAMENTO: RECURSOS PEDAGÓGICOS AUDIOVISUAIS E INCLUSÃO SOCIAL.
EIXO 4: INCLUSÃO E
ADAPTAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO EXERCÍCIO ASSISTIDO
EIXO 5: FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EIXO 6: PROCESSOS DE
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO
EIXO 7: O ESTÁGIO NA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LICENCIATURA
EIXO 8: GESTÃO DA
ESCOLA BÁSICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Organização Geral
Prof.ª Esp.
Valcilene Costa Ribeiro
Prof.ª MSc.
Andréia da Silva Ribeiro
Prof. Esp.
Benedito Élcio Pinheiro Júnior
Prof. Esp. Hudson
Leonardo Silva Ribeiro
Comissão Organizadora
Docentes: Prof.ª Esp. Valcilene Costa Ribeiro; Prof.ª MSc. Andréia da Silva Ribeiro; Prof.º Esp. Hudson Leonardo Silva Ribeiro; Prof.º Esp. Benedito Élcio Pinheiro Júnior; Prof. Msc. José Levítitico Silva Santos; Prof.º Esp. Sandreson Marcelo Pereira da Silva; Prof.º MSc. Adelson Cruz; Prof.ª Esp. Diulian Gabrielle Calado Carvalho; Prof.ª Esp. Ilana Maria Lima da silva; Profª Esp. Grazielly Thaise Borges da Costa; Prof. Esp. Fernando Iglesias Ribeiro da Costa.
Discentes: Jordan Walace O. Costa; Talita Louredo; Aline Brito; Leonardo Melo;
Emanuel Lucas; Marcely Beatriz Ribeiro da Silva; Elany Sueny D. da Silva; Fábio
Melo; Dayana Ribeiro da Silva; Suane Cheila Sousa da Silva; Ana Paula Silva
Domindes; Ana Karina Cavalcante; Aline Cardoso Costa; Adriele Reis Sousa;
Adriane Reis Sousa; Maria Edivane Silva da Silveira; Luiz Yan Raiol da Silva;
Kalila Juliana; Diane da Silva Rodrigues; Adailton Costa da Silva; Ana Camila
B. da Silva; Nathyelle dos Reis Costa; Terezinha de Jesus Sousa; Alana Tamylle
da Costa Siqueira; Joelma da Costa Macêdo; Zilânda Ribeiro do Nascimento;
Carlos Wagner de J. Soares; Tereza Cristina P. Salgado; Maiara Maia do
Nascimento; Alderlene Silva Paixão; Gleidson Dias Pereira; Domingo Assis do
Rosário; Lilielson da Silva Araújo; Luciana Sousa de Melo; Simone dos Santos
Corrêa; Natalia Saiane Miranda Furtado; Anna Paula dos Santos Ribeiro.
Apoio Técnico: Dilvani do Socorro de Lima e Silva; Reinan Mescouto de Araújo; Sabrina
Azevedo da Cunha e Allan Marques.
Bragança,
08 de outubro de 2019.
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