O Espírito Santo é detentor de uma rica e abundante biodiversidade, com inúmeras espécies endêmicas e promissoras quanto à obtenção de novas substâncias bioativas. Sabe-se que o uso de produtos oriundos do metabolismo animal e vegetal no trato de doenças e como fonte alimentar remonta ao início da civilização, sendo, a priori, um conhecimento empírico que, felizmente, vem sendo validado por diversos estudos.
As discussões levantadas no I Simpósio Estadual de Produtos Naturais propiciarão a troca de experiências entre os grupos de pesquisas capixabas, podendo gerar, em um futuro próximo, novas substâncias, fomentando – assim – a economia do Estado.
O I Simpósio Estadual de Produtos Naturais objetiva dar visibilidade aos avanços nas pesquisas da área de Produtos Naturais, bem como às Suas aplicações para as áreas de Química, Ciências biológicas e da Saúde, além de fornecer informações acerca de conhecimentos científicos àqueles que procuram obter um melhor entendimento do potencial de utilização dos produtos naturais.