I Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação - UFRR

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NOTA SOBRE A CERTIFICAÇÃO

Estamos realizando os trâmites administrativos pós-evento para conseguirmos a certificação de todos os inscritos que PARTICIPARAM DE NO MÍNIMO 2 PALESTRAS. 
Todos serão avisados quando a certificação puder ser emitida aqui no site.

DOWNLOAD DOS CERTIFICADOS

Para terem acesso aos certificados de participação e comunicação oral do evento, acessem os links abaixo.


Participação

https://drive.google.com/folderview?id=1BW2uAYLjt59CP0tvPxzOsmeWHD5sh5mo


Comunicação Oral

https://drive.google.com/folderview?id=1BY4bI-qPfX4yYSJssQGvBPyL5io7jqQ8





Obs: Para certificação como participante é necessário ter participado de no mínimo duas palestras e ter assinado as frequências.


SOBRE O EVENTO

I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE/UFRR

 

Tema: Educação no contexto atual: possibilidades e desafios para a formação, práticas docentes e inclusão

 

Este evento é uma realização da coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima juntamente a colaboração do corpo docente e os discentes do programa, para promover um encontro de pesquisas sobre a educação no contexto atual expondo as possibilidades e os desafios para a formação docente, para as práticas educativas e para a inclusão, na perspectiva de realizar uma reflexão sobre os problemas e as possíveis soluções. Assim, o objetivo desse evento é proporcionar aos estudantes e a comunidade em geral, um bom momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pela educação na atualidade.

O I Seminário será um momento oportuno que irá reunir acadêmicos, professores e a comunidade em geral, para trocas de experiências e debates sobre temas ligados à área de pesquisa e ensino, além de promover uma reflexão sobre como atualmente a educação está funcionando.

O evento acontecerá via Youtube, entre os dias 25 à 27 de maio de 2021.

 Durante as palestras, contaremos com a colaboração de tradutores/interpretes de LIBRAS. 


PALESTRAS NO YOUTUBE

Abaixo disponibilizamos os links das palestras dos dias 26/05 e 27/05.


26/05 - Atual conjuntura na educação: Formação docente e o papel da escola na inclusão social

 https://youtu.be/X80_xd_5i0s


27/05 - Desafios e perspectivas atuais dos programas de pós graduação

 https://youtu.be/qM3HPybzKeg

NOVAS ORIENTAÇÕES

Prezados (as), 

Lembramos a todos e todas que I SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA -UFRR, ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2021. Com início dia 25 de maio de 2021, às 19 horas em horário local (Boa Vista, Roraimae às 20 horas em horário de Brasília. A Conferência de abertura – “Desafios da Educação em tempos de pandemia: da Educação Básica a Pós-graduação no Brasil” será ministrada pelo Dr. Enrique Dussel (Universidade Nacional Autônoma do México). 

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: 

1.       Para assistir as transmissões das palestras você deverá realizar o login em sua conta cadastrada no even3, por meio da página do evento https://www.even3.com.br/isdpdpeedufdr2021/

. Localizar a aba transmissão e clicar na atividade que você irá assistir (atividade que estará acontecendo conforme cronograma). 

 

2.       As lives das palestras serão transmitidas no site do evento. Durante as palestras, as perguntas para os palestrantes poderão ser enviadas nos comentários e ao o final, serão passadas ao palestrante. 

 

3.       Os vídeos das apresentações das comunicações orais estarão como transmissão no próprio site do evento, no seu respectivo eixo temático, conforme o cronograma. Os autores dos trabalhos devem ficar atentos às possíveis perguntas que serão feitas sobre seu trabalho durante a transmissão. As contribuições e perguntas podem ser feitas sobre as apresentações na parte de comentários da transmissão. 

 

4.       Os participantes necessitam ficar atentos à frequência que será disponibilizada nos comentários da live para comprovar a participação e posterior certificação. 

 

ATIVIDADES

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Calendar

PALESTRANTES

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RESULTADO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS

 

EIXO TEMÁTICO: EDUCOMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

 

 

NOME

TÍTULO DO RESUMO

APROVAÇÃO

PARECER

 

SIM

NÃO

1

Lucenir Lucena Ferreira;

José Domingos Alves dos Santos;

Carmem Véra Nunes Spotti.

 OS PROCESSOS DE ENSINO NA PERSPECTIVA REMOTA: RELATOS DE PRÁTICAS DOCENTES

 

X

 

 

2

Reginete Sabino de Macel;

Verônica Souza Paula;

Enia Maria Ferst.

 

PANDEMIA COVID 19: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA DOCENTES QUE MINISTRAM AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS AOS DISCENTES DO CAMPO

 

X

 

 

3

Francisco Alexandre da Silva.

A ESCOLA CIDADÃ E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PÓS PANDEMIA COVID-19

 

X

 

 

4

Alex Moura Silvar;

Carlos Cesar dos Santos.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

NO ENSINO REMOTO

 

X

 

 

5

José Francisco Rocha Simão;

Damião Rocha.

O ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PALMAS EM MEIO À PANDEMIA

 

X

 

 

6

Susann Manuella Lopes Fernandes.

REORGANIZAÇÃO ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DO TOCANTINS: DEMANDAS EDUCACIONAIS E PROATIVIDADE DOCENTE FRENTE A PANDEMIA

 

X

 

 

7

Simone Alves dos Santos;

Jevison de Jesus dos Santos.

EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL.

 

X

 

 

8

Elândia Gomes Araújo;

Enia Maria Ferst;

Alessandra de Souza Santos.

FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: ALUNOS INDÍGENAS E IMIGRANTES EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS, UM OLHAR REFLEXIVO AO PROJETO “@PRENDENDOEMCASABV"

 

X

 

 

9

Iara Garcia Pinto.

“TODOS EM CASA PELA EDUCAÇÃO”: A INTERAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS NAS ATIVIDADES REMOTAS NO ESTADO DO PARÁ.

 

X

 

.

10

Leandro Rafael Salomão Aquino;

João Paulino da Silva Neto.

SABERES AMAZÔNICOS NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS PRODUZIDOS DE 2016 e 2017 DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

 

X

 

 

11

Patrícia de Sousa Silva Monteiro;

Leila Adriana Baptaglin.

 

PERSPECTIVAS EDUCOMUNICACIONAIS NO MODELO DE EDUCAÇÃO A PARTIR DA PANDEMIA DE CONVID-19 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR

 

X

 

 

12

José Francisco Rocha Simão;

Damião Rocha.

O ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PALMAS EM MEIO À PANDEMIA

 

X

*Verificar parecer

 

13

Marcelo Naputano;

Kézia Sousa Lima.

APRENDIZAGEM PSICO AFETIVA: CONVERSAÇÕES EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E OUTRAS LÍNGUAS

 

 

X

*Verificar parecer

 

EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO, DIDÁTICA E CURRÍCULO

 

 

Dalila Marques Lemos

Pedro Augusto Hercks Menin

 

O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

 

X

 

 

 

Arilton Galvão Pimentel

 

AS AVALIAÇÕES DAS APRENDIZAGENS: UM ESTUDO DOS SEUS EFEITOS PSICOLÓGICOS CAUSADOS AOS ALUNOS

 

X

 

 

 

Claudinero Reis de Lima

 

EDUCAÇÃO INDÍGENA EM SÉRIES INICIAIS NA COMUNIDADE CANAUANIM

 

X

 

 

 

Cristianni Antunes Leal

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS BIOCIÊNCIAS COM A TEORIA DA AUTOPOIESE

 

X

 

 

 

Edson Leite

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DO SABER POR MEIO DO MOVIMENTO: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

 

X

 

 

 

Elisângela Andrade do Nascimento

Pedro Augusto Hercks Menin

 

O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO INDÍGENA EM PRODUÇÕES DAS REUNIÕES DA ANPED ENTRE 2000 E 2017

 

X

 

 

 

 

 Francisca Edjane Marcelino Magalhães Scacabarossi

Ana Paula Reis Santos Dias

 

 ENSINO REMOTO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRR: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

X

 

 

 

João Paulino da Silva Neto

Leandro Rafael Salomão Aquino

 

SABERES AMAZÔNICOS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR

 

X

 

 

 

Luciano Moreira dos Santos Silva

 

FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA DOS PROFESSORES POLIVALENTES NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RORAIMA

 

X

 

 

 

Luzineth Rodrigues Martins

Eliaine de Morais Belford Gomes

Thami Amarilis Straiotto Moreira

 

OS CURSOS DE LETRAS DA UFRR:  ALTERIDADE, IDENTIDADE DOCENTE E PRÁTICA PROFISSIONAL

 

X

 

 

 

Cátia Rufino Pereira

 

A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UM DIREITO “LEILOADO”?

 

X

 

 

 

Cláudia Cristina Pinto Girard

Dinair Leal da Hora

 

EVOLUÇÃO HISTORICA DO PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA

 

 X

 

 

 

 

 Eli de Matos Araujo

 

 TEMPOS E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: A FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS-DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFRR

 X

 

 

 

Manuel Nambua

 

O PAPEL DA DOCÊNCIA NEGRA NA PRODUÇÃO DO SABER NA UNILAB: RUPTURA EPISTEMOLÓGICA

 

 X

 

 

 

Rhana Beatriz Maia de Freitas

Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

CABANAGEM EM CAMETÁ (1835-1840): OUTROS OLHARES E NOVAS ABORDAGENS NO CONTEÚDO ESCOLAR

 

 X

 

 

 

Marlise Márcia Trebien

Jaci Lima da Silva

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM RORAINÓPOLIS:

ASPECTOS E DESAFIOS

 

 X

 

 

 

Roberta Fernandes Vieira

Jacilene Silva da Cruz

Elialdo Rodrigues de Oliveira

 

A VOZ SILENCIADA DOS PROFESSORES NA FORMULAÇAO DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

 

 X

 

 

 

Robson Verissimo Silva

 

AUTONOMIA A SERVIÇO DE QUEM? UMA ANÁLISE DAS NOÇÕES DE AUTONOMIA NA BNCC À LUZ DE PAULO FREIRE

 

 X

 

 

 

Ronison do Nascimento de Sousa

Fabio Luiz de Arruda Herrig

 

OS JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA EM BOA VISTA-RR: A CRITICIDADE HISTÓRICA E SEU APERFEIÇOAMENTO

 

 X

 

 

 

Gardenya Felix

 

PRESSUPOSTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA ESTATÍSTICA NA PEDAGOGIA E PSICOLOGIA

 

 X

 

 

 

EIXO TEMÁTICO: DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

 

1

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa Sirley;

Gonçalves de Rezende.

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOCENTE E DISCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

X

 

 

2

Alex Correa Pontes;

Natiele da Silva Mendes;

Lincoln Aranha Ribeiro da Silva.

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL ACERCA DO PROJETO DE LEI Nº 5595, DE 2020: DESAFIOS DIANTE DO RETORNO AS AULAS NO CONTEXO DE PANDEMIA DE COVID-19

 

 

 

X

*Verificar parecer

3

Alex Rezende Heleno.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA LEGISLAÇÃO PARA A ESCOLA E PARA A SOCIEDADE

X

 

 

4

Alysson Vinícius Pacífico Barbosa;

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa;

José Júnior Pereira Araújo.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO INTEGRAL DE RIO BRANCO/ACRE: ALGUMAS REFLEXÕES

X

 

 

5

Ana Paula de Sousa Moraes da Silva;

Cinara Franco Rechico Barberena.

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

X

 

 

6

Angelica de Almeida Pereira;

Flávio Corsini Lirio;

Vanessa Lima Lamazon.

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: A VIOLÊNCIA E OS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR

X

 

 

7

Antonia Luzivan Moreira Policarpo;

Anazita Lopes de Miranda Viana;

Esmeraci Santos do Nascimento.

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E AS ATIVIDADES DE ENSINO REMOTO PARA ESTUDANTE SURDO NO CAMPUS BOA VISTA/IFRR

X

 

 

8

Benedito de Souza Lima;

Trífena Kelline Martins Lima;

Ezequiel Batista da Costa Silva.

TECNOLOGIA DE INCLUSÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

DEMOCRACIA NO ACESSO AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

X

 

.

9

Breno Augusto da Costa;

Adriano Eurípedes Medeiros Martins.

CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: ADAPTAÇÃO E ESCOLA

X

 

 

10

Diego Agostinho Dynczuki;

DISCUSSÃO DO FEMINISMO NA ESCOLA: ABORDAGEM E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES E PROFESSORAS DE EMEI E EMEF DA PREFEITURA DE SÃO PAULO-SP

X

 

 

11

Elivânia Lima da Silva;

Flávio Corsini Lirio.

A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO

 

X

 

 

12

Emerson Clayton Arantes;

Rubens Luiz Rodrigues.

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) E A PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

X

 

 

13

Esmeraci Santos do Nascimento;

Alessandra de Souza Santos;

Sérgio Luiz Lopes.

(IN)VISIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

X

 

 

14

Eullir da Silva Bento.

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE DESAFIOS DOCENTES DE UMA ESCOLA INDÍGENA EM ALTO ALEGRE-RR

X

 

 

15

Gabriela Pires Menezes Feijó.

A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA ALUNOS MIGRANTES

X

 

 

16

Igor Aparecido de Lima;

Neide Cristina da Silva.

A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DO PEDAGOGO HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO – SP

X

 

 

17

Ilcilene Antonia Lourenço Dias;

José Júnior Pereira Araújo.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES, PRINCÍPIOS, POLÍTICAS E DIRETRIZES

 

X

 

 

18

Irisdalva Barbosa Mendes;

Silvana Mara Carvalho Moura;

Alessandra de Sousa Santos.

UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS (PPS) DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE UIRAMUTÃ-RR

 

X

 

 

19

Isabelly Raiane Silva dos Santos.

A INFLUÊNCIA DE EVENTOS ACADÊMICOS-CIENTÍFICOS ONLINE NA FORMAÇÃO DOCENTE OMNILATERAL NA PERSPECTIVA MARXISTA

 

X

*Verificar parecer

20

Joana Maria Teles Albuquerque;

Cinara Franco Rechico Barberena.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: A ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO SURDO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BOA VISTA, RR

X

 

 

21

José Júnior Pereira Araújo;

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa;

Alysson Vinícius Pacífico Barbosa.

INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

 

X

 

 

22

José Wellington Macêdo Viana;

Thais Faustino Bezerra.

O LÚDICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA EDUCANDOS COM DISLEXIA

X

 

 

23

Lana Camila Santos Gonçalves;

Sandra Moraes da Silva Cardozo;

Larissa Ribeiro Vieira.

 

APRENDIZAGEM DIALÓGICA: SUPERANDO DESIGUALDADES EDUCATIVAS E SOCIAIS NA ESCOLA

 

X

 

 

24

Larissa Ribeiro Vieira;

Sandra Moraes da Silva Cardozo;

Lana Camila Santos Gonçalves.

METODOLOGIA COMUNICATIVA CRÍTICA: A INTERSUBJETIVIDADE NA RELAÇÃO

 

X

 

 

25

Mikaelly Cristiny de Almeida Pereira;

Suziane da Silva Oliveira.

O PAPEL DO PROFESSOR E O DESAFIO DE SUA PRÁTICA EDUCATIVA EM TEMPOS ATUAIS

 

X

 

 

26

Rayane Ancelmo Leal.

OS ATRAVESSAMENTOS SOCIOCULTURAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS (PRÉ)PANDÊMICOS: UM OLHAR FILOSÓFICO

 

X

*Verificar parecer  

27

Rhaiana Castelo Branco Gomes;

Jimmy Iran dos Santos Melo.

ESCOLAS DEMOCRÁTICAS VS. ESCOLAS AUTORITÁRIAS

X

 

 

28

 Robson Ari da Costa.

MERITOCRACIA: CONHECER PARA COMBATER

 

 

X

*Verificar parecer

29

Robson Silva Santos.

A VIVÊNCIA DA IDENTIDADE DE GÊNERO: A CONSTRUÇÃO DO CORPO E O DIREITO A EDUCAÇÃO

X

 

 

30

Sandra Moraes da Silva Cardozo;

Lana Camila Santos Gonçalves;

Larissa Ribeiro Vieira.

MODELO DIALÓGICO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: CONSTRUINDO PRÁTICAS IGUALITÁRIAS E DEMOCRÁTICAS NA ESCOLA

X

 

 

31

Silvio Neves da Silva

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM AS QUESTÕES DE DIVERSIDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DA MULHER

 

X

 

 

32

Waldeni Monteiro Fontes.

INCENTIVO À LEITURA E O PRAZER DE LER INTERDISCIPLINARIDADE E A INCLUSÃO DE ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR

 

 

 

X

*Verificar parecer

 

EIXO TEMÁTICO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES

 

1

Daihana Maria dos Santos Costa.

ANÁLISE DAS FOLHAS DE PAGAMENTO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMETÁ NO CONTEXTO DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

 

X

*Verificar parecer

2

Priscilla Novaes Nogueira Gomes;

Lucas Lopes Pinto;

 

A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS E DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:  O AVANÇO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO PAÍS.

X

 

 

3

José Domingos Alves dos Santos;

Lucenir Lucena Ferreira;

Sergio Luiz Lopes.

AS PRIMEIRAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL: DO SÉCULO XVI E XVII SOBRE A ÉGIDE DO RATIO STUDIORUM

X

 

 

4

Maria de Lourdes Leoncio Macedo

Jocyleia Santana dos Santos;

Daniela Ado Maldonado.

 

O ENSINO DE HISTÓRIA EM PALMAS, TOCANTINS

X

 

 

5

Rosielma Barroso da Silva;

Leila Adriana Baptaglin.

ESTADO DO CONHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A FEMINIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL NA ÚLTIMA DÉCADA

X

 

 

6

Everton Henrique Mesquita de Arruda;

Edileia de Sousa Silva;

Jediane Gomes Rodrigues.

PAULO FREIRE: ANTES E DEPOIS DO EXÍLIO

X

 

 

7

Esthéfane Sabrine Aparecida Lima Gazal.

ENSINO SECUNDÁRIO EM MONTES CLAROS: ENTRE DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES NA IMPRENSA (1878-1960)

X

 

 

8

Breno Augusto da Costa.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EM ÁLVARO VIEIRA PINTO: DESENVOLVIMENTO E LIBERTAÇÃO NACIONAL

X

 

 

9

Janguila de Anacleto dos Reis;

Pedro Augusto Hercks Menin.

A EDUCAÇÃO POPULAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: 20 ANOS DE PESQUISAS PUBLICADAS NA ANPED

X

 

 

10

Nelcicleide Viana Dias Caridade;

Denise de Barros Capuzzo.

PRÁTICAS REPRESENTATIVAS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA HISTÓRIA: DA ANTIGUIDADE A CONTEMPORANEIDADE

X

 

 

11

Vitor Fernando Matias Melo.

EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E PERSPECTIVAS

X

 

 

12

Marcelo Amaral Coelho;

Fabio Ricardo Reis de Macedo.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL VISUAL: ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL

 X

 

 

13

Leonardo Sobrinho Câmara;

João Henrique da Silva.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA: A HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RORAIMA

X

 

 

 

EIXO TEMÁTICO: MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS

 

1

Joice de Lima Costa;

Sérgio Luiz Lopes;

TERRA INDÍGENA YANOMAMI YE´KWANA: MOVIMENTOS SOCIAIS - DA DEMARCAÇÃO AO PGTA

X

 

 

2

Diego Miranda Aragão.

AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO FORMAIS DAS ASSESSORIAS JURÍDICAS UNIVERSITÁRIAS POPULARES (AJUPs) COMO PROCESSOS FORMATIVOS COMPLEMENTARES AO ENSINO JURÍDICO TRADICIONAL

X

 

 

3

Dilma Costa Ferreira;

 Idemar Vizolli.

OS MITOS M?BÊNGÔKRE E EDUCAÇÃO INDÍGENA: UM BREVE ENSAIO

X

 

*Verificar parecer

4

Edilene Batista Gomes.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES SOBRE A EFICIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO FUTURO PROFESSOR

X

 

*Verificar parecer

5

Geanice Raimunda Baia Cruz;

Gilmar Pereira da Silva.

A EAD NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, COMO UMA EXPERIENCIA EM UM POLO UAB, NO BAIXO TOCANTINS

X

 

*Verificar parecer

6

Jennifer Barbosa Barros;

 Jéssica de Almeida.

UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE ESPANHOL FRENTE AO CONTEXTO DE MIGRAÇÃO VENEZUELANA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA – RORAIMA: O SABER E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE

X

 

*Verificar parecer

7

Lucas Lopes Pinto;

Priscilla Novaes Nogueira Gomes.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

X

 

*Verificar parecer

 

8

Naranúbia Lima Barros;

Rosângela Duarte.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: A EDUCAÇÃO QUE ACONTECE NA EQUOTERAPIA

X

 

*Verificar parecer

 

9

Pâmela Barroso de Araújo Cruz;

Jéssica de Almeida.

OS AMBIENTES INSTITUCIONALIZADOS E NÃO-INSTITUCIONALIZADOS NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFRR: TRAÇOS DE COLONIALIDADE

X

 

 

10

Sandra do Nascimento Moura;

Maristela Bortolon de Matos.

DA COMUNIDADE À UNIVERSIDADE: OS DESAFIOS DOS DISCENTES INDÍGENAS NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

X

 

 

 

11

Suziane da Silva Oliveira.

O DIREITO A EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA POPULAÇÃO DO CAMPO: MANIFESTAÇÃO PEDAGÓGICA VERSUS REALIDADE SOCIAL

X

 

 



 *Verificar parecer: O comitê avaliativo redigiu um parecer sobre o resumo submetido, caso seja de interesse dos autores dos resumos com essa legenda, enviem um e-mail solicitando o mesmo para o endereço eletrônico  "isemináriodoppge@gmail.com".

(Na descrição do e-mail deve estar escrito "SOLICITAÇÃO DE PARECER", e no corpo da mensagem os nomes completos dos autores, título do resumo e a indicação de qual eixo temático seu resumo pertence).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aos autores aprovados que desejarem uma carta de aceite, também encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico  "isemináriodoppge@gmail.com".

(Na descrição do e-mail deve estar escrito "SOLICITAÇÃO DE CARTA DE ACEITE", e no corpo da mensagem os nomes completos dos autores, título do resumo e a indicação de qual eixo temático seu resumo pertence).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os autores aprovados necessitam enviar dentro do prazo estabelecido no cronograma os vídeos apresentando seus resumos (respeitar as normas estabelecidas para o envio dos vídeos).

(Enviar seu vídeo para o endereço eletrônico do seu respectivo eixo temático. Na descrição do e-mail deve estar escrito "VÍDEO DA COMUNICAÇÃO ORAL", e no corpo da mensagem os nomes completos dos autores e o título do resumo, além do vídeo em anexo).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBS: Verificar se os nomes estão corretos. Caso haja algum erro, identificar através de e-mail para o endereço eletrônico "isemináriodoppge@gmail.com" (os nomes precisam estar corretos para certificação futura).

(Na descrição do e-mail deve estar escrito "CORREÇÃO DE DADOS", e no corpo da mensagem os nomes completos dos autores, título do resumo e a indicação de qual eixo temático seu resumo pertence).


EIXOS TEMÁTICOS

As inscrições para os EIXOS TEMÁTICOS serão do 12/04/2021 até 02/05/2021.

INFORMAÇÕES:

Para validar sua inscrição no eixo temático, deverá  se inscrever inicialmente como ouvinte no evento, para posteriormente se inscrever em ATIVIDADES (especificamente no eixo temático escolhido), e por fim, enviar o resumo para seu eixo temático;

Nos eixos temáticos cada participante poderá se inscrever apenas uma vez como autor principal, e duas vezes como co-autor;

Cada resumo só poderá ter até três autores;

Os resumos devem seguir as normas de submissão.


- EDUCOMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

Para finalizar a inscrição na presente atividade deverá ser enviado o resumo para submissão para o e-mail: edu.intercul@gmail.com

Descrição do eixo: Nesse eixo temático buscamos recepcionar investigações que envolvam a reorganização didático pedagógica que vem sendo realizada no ambiente da educação formal e não formal para dar conta das demandas educacionais decorrentes da Pandemia da Covid-19. Essa reorganização vincula-se ao uso de recursos tecnológicos ou ainda, os mais variados recursos que passam a ser utilizados para que a comunicação entre educador e educando aconteça. Atende assim, a perspectiva da educomunicação e da interculturalidade no contexto cultural contemporâneo.


- EDUCAÇÃO, DIDÁTICA E CURRÍCULO

Para finalizar a inscrição na presente atividade deverá ser enviado o resumo para submissão para o e-mail: educacaodidaticaecurriculo@gmail.com

Descrição do eixo: Esse eixo temático procura evidenciar o contexto político-educacional contemporâneo da Didática, destacando a ação docente. Analisar as dimensões do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação educacional. Refletir sobre as políticas de currículo. Compreender o currículo como cultura e poder. Apresentar as políticas educacionais com base nas transformações das formas de provisão, de padrões de acesso, de trabalho nas relações interinstitucionais, nos valores e na ética.


- DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Para finalizar a inscrição na presente atividade deverá ser enviado o resumo para submissão para o e-mail: democ.inclusao@gmail.com

Descrição sobre o eixo: O presente eixo temático engloba discussões que tematizam Democracia, Educação e Inclusão como conceitos que se articulam para pensar o processo de formação, das práticas pedagógicas e da escolarização de todos as pessoas. O eixo temático - Democracia, Educação e Inclusão, parte do entendimento de que questões sociais, culturais, políticas e econômicas constituem o processo educacional e suas relações com o conceito democrático, numa formação ontológica humana, em sujeitos autônomos e críticos para viver em sociedade. E nessa premissão, em discursos democráticos vinculados a ideia de diretos educacionais, direitos humanos, educação para todos é que a inclusão, emerge como práticas de inserção e participação de todas as pessoas, independente de suas características sociais, culturais, de gênero, de deficiências, raça, dentre outras diferenças. Diferenças essas que ao mesmo tempo em que constituem os alunos em seus diferentes espaços escolares, também operam na produção de sujeitos, na caracterização de comunidades e na formação da sociedade.  


- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES

Para finalizar a inscrição na presente atividade deverá ser enviado o resumo para submissão para o e-mail: histo.educacao@gmail.com

Descrição sobre o eixo: Serão aceitos no eixo temático de História da Educação trabalhos que tenham o objetivo de estudar a educação nos vários momentos históricos: Antiguidade, Idade Média, Época Moderna e Contemporânea. Cultura e educação no mundo contemporâneo. Também a história da Educação Brasileira, considerando todas as modalidades como Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena e demais pesquisas referente ao processo histórico de cada nível ou modalidade de ensino.


- MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS

Para finalizar a inscrição na presente atividade deverá ser enviado o resumo para submissão para o e-mail: mov.suj.processoseducativos@gmail.com

Descrição sobre o eixo: O Eixo Temático “Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos” pretende conversar sobre estudos em andamento ou concluídos sobre os movimentos sociais no campo da educação, abrindo a possibilidade para refletir sobre as mobilizações sociais e políticas realizadas em espaços escolares e não escolares. Os temas podem articular os movimentos sociais com as políticas educacionais, formação de professores, práticas pedagógicas, currículo e avaliação, educação especial, educação do campo, educação escolar indígena, educação profissional, educação à distância, educação de jovens e adultos, entre outros.

INSCRIÇÕES

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Calendar

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SUBMISSÕES

 

NORMAS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS

 

Os resumos devem ser redigidos em português e devem ser enviados no arquivo Word ou similares. Os resumos deverão ter no mínimo 1000 e máximo 1500 caracteres (sem espaço).

Informações gerais para a formatação e o envio dos resumos:

  • Deve conter título e palavras-chaves (de três a cinco palavras);
  • Não computarão para a contagem dos caracteres o título e as palavras-chaves;
  • Cada autor(a) só poderá submeter apenas um resumo no evento como primeiro autor;
  • Todos os autores(as) deverão estar inscritos no evento e no eixo temático a qual o resumo será submetido;
  • Não poderá ter citações nos resumos;
  •  Deve ser utilizado o template disponibilizado neste site;
  • O resumo deve ser enviado ao e-mail específico do eixo temático inscrito, sendo o título do e-mail o título do evento e na descrição do e-mail deverão constar os nomes dos autores(as);
  •  Os resumos aprovados serão divulgados neste site, conforme cronograma.


 

TEMPLATE PARA RESUMO

 


Os resumos com temáticas mais relevantes serão selecionados para compor um livro.

 



NORMAS PARA PRODUÇÃO DOS VÍDEOS



Os resumos aprovados deverão ser apresentados (por vídeo gravado) conforme as normas abaixo:

1) Aparelhos

Para se gravar, você poderá utilizar um celular, uma câmera ou mesmo a webcam do seu computador.

Dê preferência para o aparelho com o qual você já tenha familiaridade e que lhe permita produzir um vídeo com boa qualidade.

Se optar por utilizar um smartphone, utilize-o na horizontal, assim o vídeo poderá ser visto, posteriormente, em tela cheia. Conte, também, com um suporte para manter o seu aparelho imóvel durante a gravação. Existem tripés baratos para câmeras e celulares, mas você não precisa adquiri-los. É possível utilizar objetos (livros, canecas, móveis, fita adesiva etc.) para imobilizar bem o seu aparelho.

2) Local da gravação

Dê preferência a ambientes claros e sem ruídos. Considere aproveitar a luz do dia para a gravação e experimente utilizar fones de ouvido com microfone para a gravação do áudio (os microfones acoplados aos fones de ouvido normalmente cortam sons indesejáveis do ambiente).

3) Enquadramento

Posicione-se de modo a deixar o seu rosto na metade superior da tela. Você pode escolher aparecer de corpo inteiro ou apenas da cintura para cima. Se desejar utilizar texto ou imagem na apresentação, posicione-se em um dos lados da tela (sugestão: lado direito) para que, depois, na edição, você possa utilizar os espaços “vazios”. Conte, se possível, com a ajuda de alguém para encontrar os melhores enquadramentos.

4) Duração do vídeo

Lembre-se sempre do tempo que você tem para a exposição (cinco minutos). Considere a possibilidade de utilizar um roteiro para auxiliá-lo/a.

5) Edição dos vídeos

Você não necessariamente precisará realizar edições no seu vídeo, caso ele seja gravado em apenas um “take” e você não queira inserir novos elementos gráficos na tela.

De toda forma, cabe mencionar que, caso você queira/precise realizar edições, é perfeitamente possível realizá-las na maior parte dos smartphones, por meio de aplicativos, e em computadores você poderá utilizar softwares específicos para a edição. Existem, inclusive, opções de programas para iniciantes, que são simples e gratuitas. Por meio delas, é possível alcançar bons resultados. Tais softwares permitem também incluir letterings (ou seja, rótulos) com informações de destaque, entre outros recursos que podem ser utilizados para tornar o seu vídeo mais dinâmico.

Após editado, o ideal é que você exporte o vídeo em arquivo MP4 ou MOV, usando a configuração 1920x1080 para formato Full HD ou 1280x720 para formato HD.

6) Disponibilização do vídeo

O vídeo deverá ser encaminhado para o e-mail específico do seu eixo temático, seguindo as seguintes orientações: O título do vídeo deverá ser o título do seu resumo, e na descrição do e-mail deverão constar os nomes dos autores(as).

Algumas sugestões de aplicativos e programas de edição para iniciantes:

Movie Maker para Windows 

Shotcut

ClipChamp

PowToon

Kizoa

VivaVideo (app)

Magisto (app)

WeVideo (app)

IShot (app)

 

CRONOGRAMA

 

12 de abril

24 de maio

Inscrição para ouvinte

 

12 de abril

02 de maio

Inscrição para comunicação oral

 

03 de maio

16 de maio

Avaliação dos resumos para comunicação oral

 

18 de maio

Resultado da Avaliação das inscrições para comunicação oral

 

19 de maio

23 de maio

Encaminhamento das apresentações orais (vídeos) por partes dos aprovados para comunicação oral

 

25 DE MAIO 2021

Noite

19h – 21h

Abertura do evento

Intérprete de Libras:

 

Thiago Viana de Souza

 

Conferência de Abertura:

Desafios da Educação em tempos de pandemia: da Educação Básica a Pós-graduação no Brasil

Dr. Enrique Dussel (Universidade Nacional Autônoma do México)

Dr. João Paulino da Silva Neto (Mediador)

Tradutores/Intérpretes de Libras:

 

-Iolanda Viana da Silva

 

-Thiago Viana de Souza

 

-José Gabriel Ribeiro Figueiredo

 

 

 

 

 

26 DE MAIO DE 2021

Tarde

14h – 17h

Comunicação Oral

Eixos Para a Comunicação Oral

- EDUCOMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

- EDUCAÇÃO, DIDÁTICA E CURRÍCULO

- MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS

 

Noite

19h – 21h

Mesa:

Atual conjuntura na educação: Formação docente e o papel da escola na inclusão social


Dra. Maria José Nascimento Soares (UFS)

 

Dr. Alex Ratts (UFG)

 

Dr. Sérgio Luiz Lopes (Mediador)

 

Tradutores/Intérpretes de Libras:

 

-Maria Neires Vidal


- Letícia Matos Moraes


- Dalcídes dos Santos Aniceto Júnior

 

 

 

 

27 DE MAIO DE 2021

Tarde

14h – 17h

Comunicação Oral

Eixos Para a Comunicação Oral

- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES

- DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

 

Noite

19h – 21h

Mesa redonda

Desafios e perspectivas atuais dos programas de pós graduação

Dr. Marcos José Salgado Vital (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR)

Dr. Vinícius Dernardin Cardoso (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UERR)

 

Dr. Flávio Corsini Lirio (Mediador)

Tradutores/Intérpretes de Libras:

 

-Anazita Lopes de Miranda Viana

 

-Maria Amélia Firmino da Fonseca

 

- Maycon Kennedy Barbosa Mota

 

 

 

 

 

CERTIFICADOS

Receberão certificado de ouvinte aqueles que se inscreverem no site do evento e comparecerem a, no mínimo, duas palestras do evento. 

O link para os certificados serão disponibilizados posteriormente, neste site. 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Dr. Flávio Corsini Lirio;   Dra. Maria Edith Romano Siems (Coordenação).


Angelica de Almeida Pereira / Antonia Luzivan Moreira Policarpo / Aline Ellen Nunes De Carvalho / Alisson Beleza Marinho / Dafne Sousa de Oliveira / Dalila Marques Lemos / Eli Matos de Araujo / Gardenya da Silva Felix / George Brendom Pereira dos Santos / Leonardo Sobrinho Câmara / Mikaelly Cristiny de Almeida Pereira / Naranubia Lima Barros / Patrícia de Sousa Silva Monteiro / Suziane da Silva Oliveira / Vanessa Lima Lamazon (Organizadores).

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