O I Seminário de Economia Criativa de Cabedelo é um evento promovido pela SECULT Cabedelo e tem como objetivo realizar o lançamento oficial do Plano Municipal de Economia Criativa - Cabedelo + Criativa, bem como a abertura oficial para visitação do Casarão do Padre - Espaço Criativo, como símbolo material do marco zero da cultura popular de Cabedelo.
O evento ocorrerá em caráter hibrido, presencial com 50% da capacidade e com transmissão online para os demais participantes inscritos. Acontecerá no período de 01 a 03 de setembro de 2021, com uma programação que inclui: solenidade de lançamento oficial do Plano Municipal de Economia Criativa - Cabedelo + Criativa; a abertura oficial do Casarão do Padre - Espaço Criativo, palestras, exposições, mini amostra da feira de empreendedores criativos e muito mais.
Breve Contexto
Vale salientar ainda que, o Plano Municipal de Economia Criativa - Cabedelo + Criativa visa à qualificação da oferta de recursos que contribuam para o desenvolvimento e a produtividade de empreendimentos criativos e o fortalecimento do sentimento de pertença da cidade de Cabedelo, através da valorização da identidade local, da diversidade cultural, da inovação, do trabalho colaborativo e da produção associada ao turismo.
O Casarão do Padre - Espaço Criativo, situa-se na antiga Casa paroquial da cidade, localizada na Praça Getúlio Vargas, n° 85 – Centro, Cabedelo. O Casarão ficou conhecido pelo período em que abrigou o então pároco da cidade e o grande incentivador da cultura local, o Padre Alfredo Barbosa. Desta forma, mais uma vez o Casarão do padre terá papel Fundamental no fomento e promoção dos saberes e fazes locais, assim como fora realizado na década de 50.
A Casa paroquial foi construída, provavelmente, no final da década de 30 e/ou inicio da década de 40, registrada em cartório de Registro de imóveis de João Pessoa em 03 de março de 1945, em nome da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A Arquitetura da Casa paroquial traz a memória, duas fortes características preponderante do estilo da arquitetura clássica e eclética. O estilo, que mistura diversas vertentes, tem forte influência desses dois marcos arquitetônicos históricos.