II SIMPÓSIO DE  CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS                                                            ESCOLA PLENA PINDORAMA

II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA PLENA PINDORAMA

presencial Auditório da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus - Rondonópolis - Mato Grosso - Brasil

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UM OLHAR SOBRE A VIDA

O objetivo Geral do Simpósio de Ciências Humanas é promover um debate entre professores, autoridades civis e estudantes de Ensino Médio sobre o cuidado e a valorização da vida, tendo em vista a conscientização de que a vida merece mais cuidados, a fim de que se possa vivê-la em plenitude.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  Sensibilizar os adolescentes de que o modo como tratamos e cuidamos uns dos outros precisa melhorar.

ü  Despertar na consciência juvenil que a vida precisa ser valorizada e vivida de forma adequada.

ü  Demonstrar o que a falta de cuidado com a vida pode gerar para a pessoa, à família e à sociedade.

ü  Apresentar como a literatura caracteriza o cuidado da vida.

 

                                    O CUIDADO E A VALORIZAÇÃO DA VIDA


“O modo como tratamos e cuidamos uns dos outros tem de melhorar de alguma forma”.[1]

 

O suicídio, um tabu. Esse tabu “é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos”, segundo a Organização Mundial da Saúde. E ainda é preferível não falar desse grave problema de saúde pública? Será que não deveríamos trazer essa questão para a discussão no interior de escolas e universidades, na condição de ação preventiva? Além disso, quais políticas públicas foram criadas pelas diferentes esferas federativas para reduzir o número de mortes por suicídio? Haja vista que o suicídio é tido como “prioridade na agenda global de saúde” e considerado um problema que mata uma pessoa a cada 40 segundos em algum lugar no mundo.[2]

Morrem no Brasil, vítimas do suicídio, em média, 30 pessoas por dia. O que, afinal, leva tantas pessoas a pensarem em pôr fim à própria vida e muitas a fazê-lo? Como é possível evitar o suicídio? Discutir e dialogar, de forma adequada, sobre o assunto, com posterior encaminhamento, quiçá, seja algo que ajude a salvar vidas.

As inquietações permanecem ao lado de algumas definições para essa forma deixar essa realidade, sejam elas oriundas de dicionários ou da literatura. Por um lado, por exemplo, o Dicionário Oxford de Filosofia define o suicídio como “morte intencional de si mesmo” (BLACKBURN, 1997, p. 372); o Dicionário de Filosofia Nicola Abbagnano, em uma dentre as várias definições, apresenta-o como “a saída para uma situação insustentável e o único modo de salvar a dignidade e a liberdade” (ABBAGNANO, 2012, 1095), que o indivíduo encontra. Por outro lado, na literatura, temos Platão, em sua obra: Fédon, colocando em evidência que “nada existe de irracional no dever de não nos matarmos” (PLATÃO, 1987, p. 63); para o filósofo Albert Camus “o suicídio é uma solução para o absurdo” (CAMUS, 2018, p. 09); ao pensador alemão Johann Von Goethe, o suicídio é tido simplesmente como “uma resolução” frente a um grande e profundo sofrimento, do qual padece o indivíduo. Não obstante, o sociólogo, filósofo e antropólogo francês, Émile Durkheim, caracteriza o suicídio, entre as diferentes definições apresentadas em sua obra O Suicídio, como “o ato de desespero de um homem que não faz mais questão de viver”. (DURKHEIM, 2000, p. 13) Afinal, o que desperta ou gera o irracional, o absurdo e o desespero do indivíduo no seio da existência?

Como podemos perceber, as definições são variadas, porém, todas elas, em síntese, caracterizam de maneira afim a decisão que o indivíduo toma, por alguma razão, de tirar à própria vida. Essa razão, aqui, defendemos que está relacionada às afecções. Isso é o objeto deste artigo. No entanto, como evitar o suicídio? ‘Eis aí todo o problema’. Um problema que afeta pessoas no mundo todo, inclusive em nossa cidade, Rondonópolis.

Por essas razões, portanto, justifica-se a relevância da abordagem da temática o cuidado da vida no II Simpósio de Filosofia e Ciências Humanas da Escola Estadual Pindorama - 2018.

 


Inscrições

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CRONOGRAMA


Início: 7:40 - Abertura Oficial e mesa com autoridades

8:00h - Apresentação Cultural


1ª Palestra – Tema: O cuidado com o outro. 

Palestrante: Dr. Carmem Lucia/UFMT

Horário: 8:15h às 8h35 – Acréscimo de 15 minutos para perguntas.


2ª Palestra – Tema:  O que a legislação preconiza sobre o valor da vida

Palestrante :Advogada Dr. Elizete

Horário: 8h50 às 9h 20 – Acréscimo de 15 minutos para perguntas.

Coffee Break: 9h35 às 09h50.


3ª Palestra – Tema:  A contribuição da Escola Plena no projeto de vida dos protagonista. 

Palestrante:  Ms Aline Fernanda  - CEFAPRO

Horário: 9h50 às 10h20 – Acréscimo de 15 minutos para perguntas.

4ª Palestra: Amor e Morte 

Palestrante: Prof. Ms. Joémerson Sales

Horário: 10h35 às 11h05 – Acréscimo de 15 minutos para perguntas.

APRESENTAÇÃO  CULTURAL: 11h20 – 11h30. - Escola Maggi


ALMOÇO: 11h30 às 12:30h.


12:30  - apresentação cultural – Escola Adolfo


5ª Palestra – Tema: Suicídio e literatura: o que o outro e os sentimentos podem nos fazer?

Palestrante: Professor Valdinei Caes. 

Horário: 12:50h30 às 13:20h00 – Acréscimo de 15 minutos para perguntas.


6ª Palestra – Tema: Um olhar sobre a vida dos recém nascidos pela família e pelo Estado. 

Palestrante: Enfermeira Especialista Jessika

Horário: 13:30h às 14:00h– Acréscimo de 15 minutos para debate


Apresentação cultural - Pindorama


7ª Palestra – Tema: A contribuição da família na prevenção de prejuízos à vida

Palestrante: Assistente social do Creas - Roseane

Horário: 14:15h às 14h45 – Acréscimo de 30 minutos para debate


8ª Palestra – Tema: A Sociedade do espetáculo.

Palestrante: Prof. Guilherme Salvati

Horário: 15h às 15h30 – Acréscimo de 30 minutos para debater as três últimas palestras.


Encerramento: 15:40  horas

ORGANIZAÇÃO

A equipe organizadora conta com a participação dos professores (as): Rafael Brilhante (Geografia), Rosilene Pio (História), Guilherme Salvati (História) Pedro Barreto de Melo (Geografia), Valdinei Caes (Filosofia), Irenilde Wingert (Orientadora de área de Ciências Humanas) e Liliane Oliveira (Coordenadora Pedagógica).

O II Simpósio de Ciências Humanas e sociais tem como fundamento o artigo: O suicídio e as afecções: um ensaio sobre o suicídio, escrito pelo Prof. Valdinei Caes para o Congresso de Pesquisa em Educação 2018 (CONPEDUC).



[1] MOREIRA, Isabela. Precisamos falar sobre o suicídio. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Revis

ta/noticia/2017/07/precisamos-falar-sobre-o-suicidio.html. Acesso em: 06 jul. 2018.

[2] Cf. OMS: Suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. Disponível em: https://googleweblight.com/i?u=https://nacoesunidas.org/oms-suicidio-e-responsavel-por-uma-morte-a-cada-40-segundos-no-mundo/amp/&hl=pt-BR. Acesso em: 02  jul. 2018.

 

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