O II Simpósio Ambiental da Cidade de Aroazes PI e I Primeira Conferência vem com a temática Agricultura Sustentável.
Agricultura Sustentável, é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.
Alguns dos Principais Benefícios da Agricultura Sustentável são.
1 - CONSERVAR O MEIO AMBIENTE E PREVENIR A POLUIÇÃO.
Ao adotar práticas sustentáveis, os agricultores reduzirão sua dependência de energia não renovável, reduzirão o uso de produtos químicos e economizarão recursos escassos.
Manter a terra saudável e reabastecida pode percorrer um longo caminho quando se considera o aumento da população e da demanda por alimentos.
2 - REDUÇÃO DE CUSTOS E FOCO NOS LUCROS
Cultivar de maneira mais inteligente e transportar alimentos da fazenda para a mesa de maneira mais eficiente será benéfico para qualquer pessoa envolvida com a indústria agrícola.
Dados de IoT de sensores instalados em tudo, desde semeadores, pulverizadores e espalhadores a drones, imagens de satélite e solo que monitoram e acompanham todos os aspectos da produção agrícola, garantindo assim que não hajam imprevistos e que uma lucratividade maior possa ser alcançada.
3 - MELHORAR A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEM DESPERDIÇAR.
Como explicamos, o aumento populacional previsto é motivo de preocupação.
Hoje, existe a oportunidade de desenvolver práticas agrícolas do ponto de vista puramente produtivo, e a agricultura sustentável é a rota com mais oportunidades.
Ao investir na agricultura sustentável, as pessoas se tornam responsáveis em proteger o ecossistema que alimentará todas as próximas gerações que estão por vir.