Aos que tem interesse no período medieval, mas também na antiguidade tardia e na modernidade, ler manuscritos pode ser desafiador. Hoje temos uma grande variedade de documentos manuscritos digitalizados ao nosso alcance, mas por se tratar de uma escrita “diferente” e de uma língua “estranha”, muitos estudantes acabam optando por fontes de estudos que tenham edições críticas disponíveis.
Este curso livre tem como objetivo apresentar, na teoria e na prática, algumas ferramentas essenciais para a leitura de manuscritos medievais, oferecendo a oportunidade de ampliar a gama de opções para pesquisa ou mesmo encorajando o contato com o texto original das fontes já estudas.
Esta edição terá dez horas/aula. Abordaremos alguns aspectos da história da escrita latina, aspectos morfológicos da escrita, alguns elementos importantes para a análise de manuscritos e muita, muita, prática de leitura. Pensando em oferecer uma ampla variedade de ferramentas para a leitura paleográfica, leremos com os alunos trechos de oito manuscritos em vernáculo (português médio e galego-português), de diferentes grafias e períodos.
Os alunos terão acesso aos documentos e às transcrições completas dos fólios lidos em aula, bem como aos slides, às gravações e outros materiais utilizados em aula.
Carga Horária: 10 horas/aula on-line, ao vivo, pelo Google Meet.
Dias 31 de maio, 02, 07, 09 e 14 de junho. Das 19h às 21h - Horário de Brasília.
As aulas serão gravadas.
Para a obtenção dos certificados é necessário ou ter presença em ao menos 1 (uma) aula, ou entregar uma pequena atividade de transcrição de um documento até dia 19 de junho.
Materiais ficarão disponíveis para consulta no Google Drive e Google Classroom por até 2 (dois) meses após o último dia de curso.