Aos que tem interesse no período medieval, mas também na antiguidade tardia e na modernidade, ler manuscritos pode ser desafiador. Hoje temos uma grande variedade de documentos manuscritos digitalizados ao nosso alcance, mas por se tratar de uma escrita “diferente” e de uma língua “estranha”, muitos estudantes acabam optando por fontes de estudos que tenham edições críticas disponíveis.
Este curso livre tem como objetivo apresentar algumas ferramentas essenciais para a leitura de manuscritos medievais, oferecendo a oportunidade de ampliar a gama de opções para pesquisa ou mesmo encorajando o contato com o texto original das fontes já estudas.
Esta edição de abril e maio foi ampliada! Dez horas/aula para podermos olhar com mais detalhes alguns tópicos que apenas mencionamos em edições anteriores sobre alguns aspectos da escrita como a pontuação, as ligaduras, os nexos, a morfologia, as abreviaturas e as datações. Nesta edição, as duas horas/aulas extras serão destinadas à pratica de leitura, ampliando a variedade de caligrafias medievais que normalmente mostramos no curso.
Temas: O que é paleografia; as escritas medievais e seus aspectos; tipos de documentos manuscritos medievais; onde encontrar manuscritos medievais; como ler manuscritos medievais; como fazer a transcrição de manuscritos.
Serão 10 horas/aula on-line, pelo Google Meet.
Dias: 26 e 28 de Abril; 03, 05 e 10 de Maio. Das 19h às 21h, horário de Brasília.
Aulas serão gravadas.
Haverá certificado (se tiver presença mínima de 2 aulas)
Os estudantes terão acesso à plataforma do Google Classroom, bem como a uma pasta no Google Drive, onde serão disponibilizados materiais que serão vistos em aula, materiais de apoio e bibliografia complementar.