O Curso “Introdução ao funcionalismo linguístico” constitui iniciativa estratégica do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas (GESF) em contribuir para a disseminação e consolidação dos estudos funcionalistas no cenário nacional de pesquisas e investigações na área de Linguística, principalmente de Linguística Descritiva.
Sediado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Câmpus de Três Lagoas) e liderado pelos Profs. Drs. Taísa Peres de Oliveira (UFMS) e Sebastião Carlos Leite Gonçalves (UNESP), o GESF abriga, em seu interior, pesquisadores que se filiam a diferentes vertentes do funcionalismo linguístico, como, por exemplo, o funcionalismo holandês (representado pela Gramática Discursivo-Funcional) e os Modelos Baseados no Uso, contando também com atuação de pesquisadores do campo da Sociolinguística, com interesse em fenômenos variacionistas.
Essa faceta heterogênea do GESF não está apenas nos diversos temas e objetos de pesquisa abrigados em seu interior, mas se fortalece à medida que se tem consolidado nacionalmente como grupo interinstitucional, abrigando e promovendo o constante diálogo e parceria entre pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
É partindo desse cenário que nasce o Curso “Introdução ao funcionalismo linguístico”, um curso a ser ofertado remotamente por membros do GESF e que prevê um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e prático, buscando apresentar, de maneira geral, os princípios e os métodos da pesquisa funcionalista e, ainda, destacar suas potencialidades para análises e descrições linguísticas diversificadas.