O Congresso Internacional INTERSABERES NA ERA DA IA: Convergências entre Educação, Ciência, Inovação e Desenvolvimento Sustentável constitui uma iniciativa interdisciplinar da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Bacabal, voltada à integração entre ensino, pesquisa e extensão, em permanente diálogo com a sociedade.
O evento tem como propósito promover reflexões e debates acerca da educação, saúde, direitos humanos, inovação, tecnologia e sustentabilidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os princípios da extensão universitária.
A programação contará com palestras nacionais e internacionais, mesas-redondas, grupos de trabalho (GTs), minicursos, oficinas, apresentação de pôsteres e premiação de trabalhos científicos, reunindo estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais e representantes da comunidade.
Para informações sobre submissão de trabalhos, consulte as normas e os templates disponibilizados pelo evento.
Participe do evento ONLINE: Link do Canal
Assiste a Cerimônia de Abertura do Intersaberes : CLICK AQUI
AVISO IMPORTANTE
Informamos que o envio das apresentações dos trabalhos nas modalidades Comunicação Oral Online e Pôster Online deverá ser realizado exclusivamente pelo link abaixo:
CLIQUE AQUI
O prazo para envio é até o dia 25 de agosto de 2026.
Solicitamos aos participantes que observem atentamente as orientações para o envio dos arquivos.
Comissão Organizadora
Congresso Internacional INTERSABERES NA ERA DA IA
INTERSABERES reconhece os trabalhos científicos premiados em seus cinco eixos temáticos
O I Congresso Internacional INTERSABERES NA ERA DA IA premiou os trabalhos científicos que se destacaram em seus cinco eixos temáticos. Realizado entre os dias 24 e 27 de agosto de 2026, no Campus Bacabal da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o evento teve como tema “Convergências entre Educação, Ciência, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”.
A premiação reconheceu a qualidade científica, a relevância social, a inovação e a contribuição acadêmica das pesquisas apresentadas. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão científica, considerando critérios estabelecidos nas fichas de avaliação do Congresso.
Confira os trabalhos premiados:
Eixo 1 – Engenharia, Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Território
1º lugar
“Desenvolvimento de software para análise estrutural de pontes submetidas a cargas móveis”
Apresentador: Ramon Melo de Sousa
2º lugar
“Microbiologia computacional e IA na descoberta de enzimas para a degradação de plásticos: uma revisão narrativa”
Apresentadora: Letícia Santos Silva
3º lugar
“Proposta de habitação de interesse social para a realidade da cidade de Caxias-MA”
Apresentadora: Slanna Larissa Costa Matias
Eixo 2 – Direito, Gestão e Desenvolvimento Territorial: Equidade, Governança e Justiça Social
1º lugar
“Justiça restaurativa nos territórios tradicionais: a experiência dos pré-círculos e círculos com comunidades quilombolas e povos indígenas na Amazônia Legal”
Apresentadora: Hanna Fernandes Porto
2º lugar
“A proteção do consumidor idoso diante da contratação fraudulenta de empréstimos bancários”
Apresentadora: Ana Clara Lima Barros
3º lugar
“Gestão pública e territorial da assistência social: classificação de municípios brasileiros por indicadores socioeconômicos e o papel das novas tecnologias digitais”
Apresentadora: Francisca Eliete da Cruz Moraes Moura
Eixo 3 – Educação em Saúde, Inovação e Interdisciplinaridade
1º lugar
“Análise de fatores associados à baixa adesão ao rastreamento no laudo de requisição do exame citopatológico na Unidade Básica de Saúde Pedro Rodrigues, no município de Lago Verde-MA”
Apresentadora: Raquel de Araújo Fernandes
2º lugar
“O equilíbrio psicológico em meio aos processos de envelhecimento: uma abordagem sobre a saúde mental dos idosos”
Apresentadora: Anna Alicia Alves Curvina
3º lugar
“Arborização urbana e prevenção de zoonoses em espaços acadêmicos”
Apresentadora: Hellen Brito de Araújo
Eixo 4 – Educação, Currículo, Linguagens e Formação Docente
1º lugar
“Da confiabilidade das IAs do tipo LLM como ferramenta de aprendizagem na Matemática do Ensino Fundamental”
Apresentador: Rodrigo Brito Salazar
2º lugar
“Metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais na inclusão de alunos autistas”
Apresentador: Carlos André Souza dos Santos
3º lugar
“O uso do xadrez como ferramenta didático-pedagógica aplicada ao ensino de Matemática no Colégio Militar de Bombeiros (Bacabal–Maranhão)”
Apresentador: Iarley Silva Sousa
Eixo 5 – Inovação, Tecnologia e Transformação Digital
1º lugar
“Principais inteligências artificiais aplicadas à prática jurídica brasileira: uma revisão da literatura sobre ferramentas especializadas”
Apresentadora: Thawane Jansen de Sousa
2º lugar
“Inteligência artificial no diagnóstico anatomopatológico: algoritmos de visão computacional na leitura de lâminas histopatológicas oncológicas”
Apresentadora: Sabrina Sousa da Silva
3º lugar
“Gamificação no Ensino Fundamental: relato de experiência com desafios práticos no Cisco Packet Tracer para a introdução a redes de computadores e cidadania digital”
Apresentador: Gabriel de Menezes
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Campus Bacabal e da Coordenação-Geral do Congresso, parabeniza todos os autores, orientadores e colaboradores dos trabalhos premiados, bem como os demais pesquisadores que participaram do evento.
Cada pesquisa apresentada reafirmou o compromisso da comunidade acadêmica com a produção e a socialização do conhecimento, além de evidenciar o potencial da ciência para transformar realidades e contribuir para uma sociedade mais inovadora, inclusiva e sustentável.
O reconhecimento aos trabalhos premiados representa, sobretudo, um incentivo à continuidade da pesquisa, à formação de novos pesquisadores e ao fortalecimento do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.