Dia 06/05/2023 das 15:00 às 18:00
Ao vivo na plataforma Google Meet
Se você é um educador que busca maneiras inovadoras de envolver seus alunos em sala de aula, este workshop online é para você. Junte-se a nós para uma jornada de três horas através do mundo da inteligência artificial e descubra como as ferramentas ChatGPT, Midjourney, D-ID e Tome.app podem ser usadas para melhorar a aprendizagem e o ensino.
Durante o workshop, você aprenderá como usar essas ferramentas para criar provas, planos de aula, resumos, tabelas, projetos, infográficos, apresentações, animações e muito mais. Usaremos exemplos práticos para ilustrar como essas ferramentas podem ser integradas em sala de aula.
Veja abaixo a programação completa do workshop:
SEÇÃO 1: Inteligência Artificial (IA)
- O que é IA?
- Principais aplicações da IA
- IA e Educação
SEÇÃO 2: ChatGPT
- Introdução ao ChatGPT: o que é e como funciona;
- Princípios básicos de linguagem natural e processamento de linguagem natural (PLN);
- Explorando as funcionalidades do ChatGPT: como gerar texto, responder a perguntas, traduzir idiomas, dentre outras opções;
- Exemplos práticos de uso do ChatGPT na educação como criação de provas, planos de aula, resumos, projetos, atividades dentre outras opções;
- Boas práticas para o uso ético do ChatGPT na educação;
- Limitações e desafios do uso do ChatGPT na educação.
SEÇÃO 3: Midjourney
- Introdução ao Midjourney: o que é e como funciona
- Explorando as funcionalidades do Midjourney: como criar imagens a partir de descrições textuais em linguagem natural;
- Exemplos práticos de uso do Midjourney na educação como criação de ilustrações, infográficos, cartazes, dentre outras opções.
SEÇÃO 4: D-ID
- Introdução ao D-ID: o que é e como funciona
- Como utilizar o D-ID para criação de animações a partir de imagens e textos em linguagem natural.
SEÇÃO 5: Tome.app
- Criação de aulas e apresentações eletrônicas no Tome.app
SEÇÃO 6: Desenvolvimento de projeto a partir da integração das Inteligências Artificiais
- Desenvolvendo um projeto com a integração do ChatGPT, do Midjourney, D-ID e Tome.app.
Ministrante:
Régis Costa de Oliveira é Doutor em Artes com área de especialização em Artes Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/MA e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). É Coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA campus Centro Histórico. É Coordenador do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Arte e Educação (GPTAE), com pesquisa voltada para o uso das tecnologias digitais na arte e na educação, com ênfase para as realidades virtual e aumentada, metaverso e inteligências artificiais. Nos últimos anos participou de eventos e concursos voltados para as tecnologias digitais, tais como a realidade aumentada e o metaverso:
40º Ars Electronica Festival (2019) em Linz, Áustria - apresentação da performance Inter Faces, com conteúdos em realidade aumentada;
https://ars.electronica.art/outofthebox/de/interfaces/
Chamamento Arte e Cultura no Metaverso, promovido pelo Instituto Itaú Cultural (2022) - Seleção do Projeto da Performance no Metaverso O Peregrino Digital;
https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/chamamento-de-projetos-no-metaverso-conheca-os-selecionados%C2%A0
Aplicativos desenvolvidos e publicados:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.regis.newinterfaces&hl=pt_BR
Espaço no Metaverso: