O INTEGRAP é um evento anual organizado por estudantes de graduação e pós-graduação da Unesp/Rio Claro. O evento que tem como principais objetivos a integração das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Rio Claro, a promoção do diálogo e das trocas entre estudantes da graduação, pós-graduados e professores da educação básica e também a divulgação de pesquisas e relatos de experiência na área da Educação.
Neste ano, o INTEGRAP será realizado, de modo online, entre os dias 8 e 11 de Novembro, com atividades no período vespertino e noturno, tal como mesas virtuais, apresentação de trabalhos científicos, relatos de experiências na área da Educação e oficinas temáticas.
Algumas informações importantes:
- O evento é gratuito;
- Haverá emissão de certificado para @s ouvintes e participantes;
- Ocorrerão oficinas durante o evento;
- Haverá intérpretes de Libras na conferência de abertura e nas mesas virtuais;
Normas para submissão de trabalho
Na modalidade de Divulgação científica o texto a ser submetido deverá conter de 4 - 6 páginas, sem contar as referencias. Na modalidade de Socialização de relato de experiência o texto a ser submetido deverá conter de 2 - 4 páginas, sem contar as referencias. O conteúdo deverá ser escrito em português e enviado para apreciação em duas versões (com e sem identificação), em formato PDF.
É obrigatório o uso do template disponibilizado pela comissão organizadora do evento;
A submissão de trabalhos será realizada por meio do Google Forms (https://forms.gle/gU1igL6rpt8oowzr6)
O trabalho submetido deverá ser exclusivo, portanto, caso o conteúdo já tenha sido divulgado em outros meios acadêmicos (eventos, periódicos, etc.) será recusado.
Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.
Neste evento serão permitidos a apresentação de trabalhos com no máximo três autores, sendo 1 autor principal e 2 coautores.
Cada autor principal poderá apresentar um trabalho e os coautores poderão constar em dois trabalhos (nas duas modalidades: resumo expandido e relato de experiência).
MODELOS PARA TRABALHOS NA MODALIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:
Template 1: Resumo expandido
https://docs.google.com/document/d/1XP9n69nYIYH-9aYmaaIqb7YyQ8g9a2DLgfzu8DLKa8E/edit?usp=sharing
Template 1a : Resumo expandido (versão sem identificação)
https://docs.google.com/document/d/1bln2Y5A1ONZvIF86tHMJtqb3_pk04KcDPnh3cKIbAJg/edit?usp=sharing
MODELOS PARA TRABALHOS NA MODALIDADE DE SOCIALIZAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Template 2: Relato de experiência
https://docs.google.com/document/d/1bADUvaPLB2PAogEaGxs0eE-TT5KiJW-im7M6nFD43aE/edit?usp=sharing
Template 2b: Relato de experiência (versão sem identificação)
https://docs.google.com/document/d/1dIzei3ELkn4s-buzgKLMOZ1O-LKgmHP-w0g2hgrxrTo/edit?usp=sharing
EIXO 1. Educação Ambiental
O foco deste eixo são processos de produção de sentidos e concepções de natureza, de relações sociedade - natureza e de educação implícitas nas propostas de "educação ambiental" e suas implicações para as práticas educativas. - A Temática Ambiental e a Educação Ambiental no Contexto da Educação Básica: tendências e perspectivas - Educação Ambiental, Valores e Práticas Pedagógicas - Educação e Educação Ambiental: análise da produção acadêmica - Natureza e relação sociedade-natureza: análise da produção acadêmica em Educação Ambiental
EIXO 2. Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo
O foco desse eixo são as políticas educacionais e sociais, bem como a gestão de sistemas e instituições educacionais, tendo como referencial os contextos econômico e político e as ações cotidianas dos sujeitos contemporâneos. Adolescência e Juventude na Sociedade Contemporânea: estilos de vida, diversidade e educação; Incivilidades, indisciplina e criminalização dos conflitos escolares; Princípios da Organização do trabalho em gestão da educação; Processos de Inserção Social de Jovens na Sociedade Contemporânea: políticas sociais, violência e educação.
EIXO 3. Formação de Professores e Trabalho Docente
Este eixo tem como foco os saberes docentes, os processos de socialização no magistério e nas instituições de formação profissional, as relações que os professores estabelecem com outras instituições e processos de profissionalização do magistério. - A produção dos saberes, das práticas profissionais e a inserção no campo de trabalho da educação física nos processos formais e não formais de e educação; - O campo da formação de professores hoje: tendências, disputas, possibilidades e limites; - Professores em Formação: o currículo. As Práticas Educacionais, os Estágios, os Conteúdos Disciplinares e o Processo de Profissionalização.
EIXO 4. Linguagem - Experiência - Memória – Formação
Este eixo tem como foco a Educação, suas interfaces com as diferentes linguagens e suas manifestações nas e pelas práticas culturais, constitutivas de processos de formação de subjetividade. - A Aventura da Escrita por Pessoas em salas de EJA como Objeto de Formação para Professores (em EJA): por entre práticas culturais, saberes e linguagens,; - A Aventura da Escrita: por entre práticas culturais, saberes, linguagens e cenários; - A Cena que encena a educação: A construção de olhares a partir do cinema, infância e da educação; - Ação Câmera Luz: Entre imagens e olhares experiência de infância e montagens; - EJA na UNESP; - História da matemática e da educação matemática: caminhos para a análise de verdades na formação docente?; - História e Filosofia da Matemática e de seu Ensino.
Datas importantes
Período de submissão de resumos expandidos (Divulgação científica e Relatos de Experiência) : 23/09 - 08/10
Período de Avaliação dos Resumos: 09/10 - 30/10
Divulgação dos Resumos aprovados: 03/11