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INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ORTOGRAFIA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Escrever de acordo com a norma consiste em compreender o princípio alfabético da língua e as convenções da escrita ortográfica. Nos primeiros estágios da aprendizagem da ortografia, a criança precisa entender que é possível analisar os sons de uma palavra e escrever os sons utilizando um conjunto de letras (ZORZI, 1988). A compreensão do principio alfabético, por sua vez, necessita de três fatores facilitadores:
1)Capacidade de segmentar a língua falada em unidades distintas;
2) A consciência de que essas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas;
3) O conhecimento das regras de correspondência entre grafemas e fonemas.
A criança necessita, então, integrar diversos saberes, habilidades e estratégias para poder escrever convencionalmente. (CORREA, DOCKRELL, 2007).
Escolares apresentam maior facilidade na escrita ortográfica de palavras REGULARES e de alta FREQUÊNCIA quando COMPARADA à escrita de palavras de BAIXA FREQUÊNCIA, mostrando que quanto maior for a exposição AUDITIVA VISUAL da PALAVRA, mais familiar a palavra se torna, o que facilita a RECUPERAÇÃO LEXICAL ortográfica no momento da ESCRITA.
O conhecimento ortográfico refere-se ao entendimento de como as letras são combinadas para formar palavras, sendo adquirido por meio da exposição repetida, da aquisição da consciência fonológica e do conhecimento das regras para a formação do léxico mental ortográfico
A dislexia, como transtorno funcional de aprendizagem, é uma desordem neurológica caracterizada por uma dificuldade específica no aprendizado da leitura e nas habilidades da escrita, que não são secundárias de alterações cognitivas e/ou oportunidades educacionais formais.