A inovação acadêmica tem que ser entendida de forma sistêmica, ou seja, não é recomendável que a instituição faça mudanças eventuais e pontuais. É preciso um olhar amplo sobre a área acadêmica, como por exemplo, uma instituição não pode investir em metodologias ativas sem repensar o perfil do professor, aliás, não se pode falar em perfil do professor e em metodologias sem a instituição ter clareza da concepção de ensino e de aprendizagem. O conceito de aprendizagem é mais amplo do que o de metodologias.
Por isso, é preciso de um plano e de um planejamento. Muitas instituições erram quando pensam prioritariamente nas metodologias e não no perfil dos professores. A pergunta que um gestor precisa saber responder: qual é o seu plano de inovação acadêmica e onde se quer chegar?
A postura sistêmica é necessária, mas a instituição pode estabelecer um passo a passo. Não se faz mudanças culturais com imposições ou drásticas. Por isso, o ITPAC Porto Nacional acredita na perspectiva de processo de inovação acadêmica.
A inovação acadêmica é um grande iceberg, que possibilita vários olhares e que possui diversas dimensões. Não é possível compreendê-lo com apenas um olhar. Enxergar apenas uma de suas dimensões representa uma visão distorcida e limitada do iceberg.