Indígenas, quilombolas e populações tradicionais
Seminário da Rede Modesto da Silveira
Apoio: Fundação Dinarco Reis
Não de hoje o PCB vem atuando junto a segmentos sociais em situação de grande vulnerabilidade social, em particular indígenas, quilombolas e populações tradicionais (pescadores/as artesanais, marisqueiras/os, povos da floresta, quebradeiras de cocos de babaçu, vazanteiras/os, catingueiras/os e outros).
Contudo, ante a percepção de que nos faltam mais dados, elementos informativos e visões das práticas desses grupos, houve por bem em articular esse pequeno curso para poder melhor se debruçar sobre essas importantes realidades nacionais.
O tema avulta num momento em que o país se prepara para a receber a COP 30, ante o fato de que muitas e muitos que compõem esse universo são, não só peças-chave para uma relação com um meio ambiente equilibrado e onde práticas de convivência não destrutiva se desenrolam em alguns casos há centenas e centenas de anos.
Na construção dessa atividade, buscamos reunir, nos seus três módulos, alguém que conheça e domine procedimentos, ritos legais e administrativos de reconhecimento, demarcação e titulação dos territórios desses povos, o que é fundamental para uma visão de como o Estado brasileiro lida com as demandas de tais agrupamentos sociais, implicado que está no modo de produção capitalista, assim como um camarada e/ou companheira/o que tem a vivência, a prática, a cotidianidade das várias e diferentes frentes dessas lutas, os anseios e as expectativas dessas agrupações. Uma mescla que combina teoria e prática, que, assim o sabemos, é fundamental na linha da construção do poder popular e da revolução socialista.
Estamos destacando, para esta tarefa, camaradas, companheiras/os de vários estados, como Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Brasília, Rio de Janeiro e Goiás, isso também como forma de aportar realidades distintas que se põem em nosso país.
A Rede Modesto da Silveira, espera, assim, como parte do Partido que é, estar contribuindo para que possamos acumular em conhecimento e informações de ordem prática que são essenciais para que possamos mais e mais somar, interagir e ser partícipes diretos das lutas das nossas gentes do campo e da cidade.
Como forma também de contribuir com a construção da Fundação de Estudos Políticos, Sociais e Econômicos do Partido Comunista Brasileiro (PCB), será cobrada a taxa de 40,00 para inscrição no Seminário, a ser transmitido pela Plataforma Even3. Os módulos ficam gravados, serão expedidos certificados de participação e haverá inscrições para bolsistas.
Saudações comunistas.
PROGRAMAÇÃO:
Seminário / Curso: Indígenas, Quilombolas, Populações Tradicionais
Divididos em 3 módulos, cada um com duração de 2 horas, com participação de um mediador e dois expositores.
Datas: sábados 10 e 24 de maio, e 7 de junho, das 10h às 12h.
Temas dos módulos:
1 – Quilombolas – Thiago Coqueiro ( Militante do Minervino de Oliveira / RJ, trabalhos com quilombo região Serrana Sul / RJ ) e Helga ( camarada profa. Univ. Fed. de Jataí / GO, integrante da RENAP ) – 10 de maio
2 – Indígenas – Bruno ( CR / DF, Fração Indígena, funcionário FUNAI ) e Luís Katu ( Cacique Potiguar / RN ) – 24 de maio
3 – Populações tradicionais – Eliszângela (OPA / CE, amiga do Partido) e Manoel Estébio (CR / AC, prof. UFAC) – 07 de junho
Como mediadores, teremos camaradas da coordenação da RMS.
APOIE A FUNDAÇÃO DINARCO REIS!