O Seminário Indígenas e quilombolas na universidade: o desafio da experiência e da avaliação das ações afirmativas tem como finalidade reunir a comunidade universitária com o propósito de conduzir uma análise aprofundada das políticas de ações afirmativas voltadas para indígenas e quilombolas, ressaltando a relevância das experiências regionais como base para uma discussão de alcance nacional. A conjuntura histórica que deu origem ao Processo Seletivo Extraordinário para Indígenas e Quilombolas (PSEIQ), realizado no Campus Binacional de Oiapoque em 2018, desempenhou um papel crucial ao identificar a urgência das ações afirmativas no âmbito local e, em diálogo com os coletivos indígenas e quilombolas, resultou na criação da Resolução n.º 21/2022, que veio a estabelecer e implementar a política de ações afirmativas na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Em consideração as conquistas alcançadas e os desafios que ainda persistem no âmbito universitário, buscamos problematizar iniciativas e percursos que outras instituições de ensino superior estão adotando para assegurar que indígenas e quilombolas tenham efetivamente acesso às vagas reservadas e possam permanecer no ensino superior. Embora a reserva de vagas para indígenas e quilombolas nas universidades brasileiras não seja uma novidade, a UNIFAP ainda precisa estabelecer de maneira consistente a sua política institucional em todos os seus campi. Nossa intenção é reunir os beneficiários dessas políticas, sobretudo indígenas e quilombolas, juntamente com especialistas e demais interessados no assunto, além da comunidade regional, com o objetivo de destacar essa necessidade e fomentar um diálogo aberto e construtivo. Apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos pelas universidades federais, em particular no que diz respeito à inclusão e permanência de pessoas indígenas e quilombolas em ambientes de ensino superior altamente disputados e restritos, o Seminário se propõe a retomar a discussão e construção de caminhos possíveis para a afirmação das políticas de reserva de vagas para indígenas e quilombolas nos cursos regulares da universidade.