As demandas da infância exigem que pais e profissionais estejam atualizados sobre novos aspectos destas faixas etárias, a fim de responderem às necessidades destas. Entretanto, não são apenas os pais e profissionais que experimentam situações desafiadoras nessa fase, as próprias crianças também vivem experiências complexas que podem influenciar em um possível desenvolvimento de psicopatologias (Del Prette & Del Prette, 2013).
Desta forma, o estudo da psicopatologia na infância engloba o entendimento e a diferenciação de comportamentos esperados e clínicos, as características relacionadas às etapas do desenvolvimento infantil, os fatores genéticos e ambientais implicados, além dos fatores de risco e proteção para a ocorrência de um transtorno mental. Dessa forma, ao avaliar transtornos mentais infantis, espera-se que o terapeuta leve em conta estes fatores a fim de diagnosticar e avaliar o melhor tratamento ou encaminhamento para cada criança (Dutra & Serra, 2017).
Nesse sentido, a Liga Acadêmica de Psicoterapia Infantil apresenta a 1° Imersão em Psicopatologia Infantil com o intuito de promover aos seus ouvintes uma melhor compreensão acerca do manejo na clínica infantil, realizando duas palestras com profissionais da área da Psiquiatra e Psicologia para discutir acerca dos principais diagnósticos que chegam ao consultório e suas possíveis intervenções.
Cronograma do Evento
- 19h00: Abertura do evento com a 1° palestra ministrada pela Dra. Michele Gomes Maciel, Psiquiatra da Infância e Adolescência.
- 20h00: Coffe-Break
- 20h30h: 2° palestra ministrada pela Ms. Otília Loth, Psicóloga Clínica com atuação na área infantil e Especialista em Neuropsicologia.