Em tempos em que as ciências duras se tornaram um tabu em determinados nichos da sociedade, torna-se imperativo às licenciaturas enfrentar a tarefa da formação e divulgação científica dos conhecimentos já sedimentados e utilizados nas tecnologias, bem como das pesquisas mais recentes ligadas à física e suas tecnologias.
Com esse intuito, o Colegiado do curso de Licenciatura em Física do IFB - campus Taguatinga - promove a I Jornada de Física do IFB. Seu propósito é discutir e debater assuntos de interesse na área da Física, voltados para graduandos, professores que atuam no Ensino Médio ou Superior e curiosos por temas científicos em geral.
No momento em que este evento está programado para ocorrer, o país estará ainda passando por difíceis dias, com os estudantes em suas casas, em quarentena, por conta da pandemia do COVID-19. Este é um momento difícil para todos, e se esse evento puder trazer um pouco de ânimo aos nossos estudantes teremos atingido um de nossos maiores objetivos!
No passado, em alguma localidade remota de Woolsthorpe, também durante um período de crise sanitária, Issac Newton viveu uma das quarentenas mais produtivas e criativas de que se tem registro, durante a qual ele remete as seguintes descobertas:
No início do ano de 1665, descobri o método das séries aproximadas e a regra para reduzir a essa série qualquer dignidade [ou potência] de um binômio. No mesmo ano, em maio, descobri o método das tangentes de Gregory e Slusius e, em novembro, passei a dispor do método direto das fluxões; e em janeiro do ano seguinte, tinha a teoria das cores, e em seguida, em maio, ganhei acesso ao método inverso das fluxões. E nesse mesmo ano, comecei a pensar na gravidade como algo que se estendia à órbita da Lua, e (havendo descoberto como calcular a força com que um globo, girando dentro de uma esfera, pressiona a superfície dessa esfera), a partir da lei de Kepler de que os tempos periódicos dos planetas são sesquialteramente proporcionais a suas distâncias do centro de suas órbitas, deduzi que as forças que mantêm os planetas em suas órbitas devem ser inversamente proporcionais ao quadrado de suas distâncias dos centros em torno dos quais eles giram; e assim, comparei a força necessária para manter a Lua em sua órbita com a força da gravidade na superfície da Terra e constatei que elas tinham uma correspondência bastante exata. Tudo isso ocorreu nos dois anos castigados pela peste, 1665-1666. Pois, na época, eu estava no auge da minha idade da invenção e me importava mais com a matemática e a filosofia do que em qualquer outro período desde então
[NEWTON, I. Newton: textos, antecedentes, comentários. In: COHEN, B.; WESTFALL, R. (Orgs.). Rio de Janeiro: Contraponto, 2002, p.209].
Sabemos que, no entanto, diferentemente dos anni mirabiles de Newton, nem todos os estudantes devem estar lidando bem com esse período de isolamento. Diante disso, esperamos que este evento possa servir para insuflar algum ânimo em nossos estudantes quarentenados, para que mantenham o fôlego e nos encontrem animados na ocasião de nosso retorno, quando tivermos atravessado tudo isso juntos, e para que se sintam encorajados a utilizar da melhor forma esse período de ócio forçado, com boas leituras, estudos, aproveitando da melhor forma isso que normalmente nos falta a todos nós, os estudiosos de todas as áreas: tempo!
Queridos estudantes, de todos os semestres! Esperamos que estejam todos bem, que aproveitem produtivamente nosso evento, que participem ao vivo com suas perguntas, e caso precisem de algo, por favor, contactem-nos em nossos horários de atendimento! Estamos juntos nessa! Passemos juntos por tudo isso também!