Regulamento e Normas do II SHEA
REGULAMENTO GERAL DO
II SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS
O II Seminário de História da Educação do Amazonas (SHEA): Avanços, Desafios e Resistências para Decolonizar/Contracolonizar as Amazônias, será realizado de 20 a 21 de junho de 2025, enquanto um espaço de socialização e visibilização das vivências e das experiências das historiadoras e dos historiadores da educação nos espaços acadêmicos do Amazonas e das Amazônias, bem como das múltiplas determinações e implicações que delas decorrem, as quais pensadas/discutidas, a partir da perspectiva histórico-crítica e decolonial/contracolonial, poderão acrescentar elementos importantes ao aprofundamento das suas discussões e das particularidades expressas nos ambientes acadêmicos amazonenses e amazônidas.
Compreendemos que ampliar o debate a respeito dessas questões é também uma forma de fornecer subsídios para qualificar as relações de estudos e de pesquisas historiográfico-educacionais nos espaços acadêmicos e, consequentemente, contribuir para a construção das ciências-saberes e dos conhecimentos histórico-educacionais da região. Nesse sentido, a realização do II SHEA traz como importância, a possibilidade de subsidiar, contribuir e incentivar a elaboração de políticas públicas de pesquisas históricas e educacionais eficientes e eficazes, pensadas a partir de um processo de participação das atrizes e dos atores envolvidos na educação básica e superior, das necessidades, interesses e anseios institucionais, individuais e coletivos apresentados pelos diferentes agentes e enquanto forma de combater o desconhecimento, a intolerância e o preconceito em relação à História da Educação no Amazonas e nas Amazônias.
1 ORIENTAÇÕES GERAIS
1.1 O II Seminário de História da Educação do Amazonas (SHEA): Avanços, Desafios e Resistências para Decolonizar/Contracolonizar as Amazônias, será um evento híbrido (presencial e on-line/remoto-síncrono), organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Étnico-Políticas e Histórico-Educacionais / Laboratório de Educação, História, Etnicidade e Decolonialidade (GEPEPHE/LEHED), e todas as etapas constantes neste regulamento devem ser observadas a fim de não ocorrerem divergências de compreensão.
2 SUBMISSÕES DE TRABALHOS
2.1 Serão aceitos trabalhos nas modalidades resumo simples, resumo expandido e artigo científico/trabalho completo. Esses dois últimos (resumo expandido e artigo científico/trabalho completo), deverão ser entregues após a aprovação do resumo simples e nas datas definidas no cronograma do II SHEA.
2.2 Os trabalhos podem ser submetidos em português e espanhol.
2.3 Os trabalhos deverão ser submetidos pelo Sistema de Submissão de Trabalhos do II SHEA, e de acordo com o ‘template’ disponibilizado no site do evento. Trabalhos submetidos fora do ‘template’ não serão encaminhados para avaliação do Comitê Científico.
2.4 Cada autora/autor poderá submeter no máximo 3 (três) trabalhos, sendo 1 (um) como autora/autor e 2 (dois) como co-autora/co-autor. Esta regra também se aplica a professoras/professores e orientadoras/orientadores.
2.5 Os trabalhos devem ser submetidos em formato ‘word’. É responsabilidade da/do participante verificar o conteúdo do arquivo antes da submissão.
2.6 Após a submissão, não será possível fazer nenhuma alteração no trabalho.
2.7 Serão, automaticamente, excluídos os trabalhos que: 1) contenham mais palavras do que o número máximo permitido em cada modalidade, conforme as orientações deste regulamento; 2) não estejam em conformidade com o ‘template’ do evento; 3) contenham plágio.
2.8 Dúvidas quanto à submissão de trabalhos deverão ser encaminhadas, exclusivamente, para a Comissão Organizadora do II SHEA, por meio do seguinte e-mail: gepephe.uea@gmail.com
2.1 DO RESUMO SIMPLES
2.1.1 Os trabalhos serão submetidos na modalidade resumo simples, o qual deve conter no mínimo 150 palavras e no máximo 250 palavras, incluindo o título e a autoria.
2.1.2 O resumo deve, obrigatoriamente, ser redigido em um único parágrafo e apresentar os seguintes itens: título, autoria, contextualização, objetivo(s), quadro teórico-metodológico, considerações (finais ou parciais) e palavras-chave (de 3 [três] a 5 [cinco] palavras-chave).
2.1.3 As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e vírgula (;) e finalizada com ponto final (.) na última palavra-chave.
2.1.4 Os trabalhos devem estar de acordo com o ‘template’ disponibilizado no site do evento e devidamente cadastrado no Sistema de Submissão de Trabalhos do II SHEA.
2.1.5 O texto do resumo simples deve estar em fonte Arial tamanho 12 (para o corpo do texto), alinhamento justificado, espaçamento simples.
2.1.6 Não é permitida a inserção de figuras, fórmulas ou esquemas, quaisquer que sejam, no resumo simples.
2.1.7 Recomenda-se rigor na correção e na apresentação do resumo. Atentar para as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2.2 DO RESUMO EXPANDIDO
2.2.1 Após a aprovação dos resumos simples, as/os autoras/autores terão 45 (quarenta e cinco) dias para submeter o resumo expandido pelo e-mail do Grupo de Pesquisa GEPEPHE/LEHED organizador II SHEA (gepephe.uea@gmail.com).
2.2.2 O resumo expandido deve conter no mínimo 700 palavras e no máximo 1000 palavras, sendo estruturado com os seguintes itens: título, autoria, contextualização, objetivo(s), quadro teórico-metodológico, considerações (finais ou parciais) e palavras-chave (de 3 [três] a 5 [cinco] palavras-chave).
2.2.3 As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e vírgula (;) e finalizada com ponto final (.) na última palavra-chave.
2.2.4 Os trabalhos devem estar de acordo com o ‘template’ disponibilizado no site do evento e devidamente submetido pelo e-mail do Grupo de Pesquisa GEPEPHE/LEHED organizador II SHEA (gepephe.uea@gmail.com).
2.2.5 O texto do resumo expandido deve estar em fonte Arial tamanho 12 (para o corpo do texto), alinhamento justificado, espaçamento simples.
2.2.6 Não é permitida a inserção de figuras, fórmulas ou esquemas, quaisquer que sejam, no resumo expendido.
2.2.7 Recomenda-se rigor na correção e na apresentação do resumo. Atentar para as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2.3 DO ARTIGO CIENTÍFICO/TRABALHO COMPLETO
2.3.1 Após a apresentação do trabalho no II Seminário de História da Educação do Amazonas, as/os autoras/autores terão 60 (sessenta) dias para submeter o artigo científico (trabalho completo) pelo e-mail do Grupo de Pesquisa GEPEPHE/LEHED organizador II SHEA (gepephe.uea@gmail.com).
2.3.2 O Artigo Científico (Trabalho Completo) deve conter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas. Sendo estruturado com os seguintes itens: título, autoria, introdução (esta deve apresentar a estrutura do texto, objetivos e a metodologia de trabalho), desenvolvimento, resultados e discussões, considerações finais e referências.
2.3.3 Os trabalhos devem estar de acordo com o ‘template’ disponibilizado no site do evento e devidamente submetido pelo e-mail do Grupo de Pesquisa GEPEPHE/LEHED organizador II SHEA (gepephe.uea@gmail.com)..
2.3.4 As normas de formatação Artigo Científico (Trabalho Completo) são as seguintes: Arquivo em Word, tamanho do papel A4 (29,7 cm x 21 cm); Margem superior: 4,5 cm; Margem inferior: 5,0 cm; Margem direita e esquerda: 2,5 cm; Fonte: Arial, tamanho 1,2; Espaçamento entrelinhas: 1,5; Recuo (parágrafo) de 1,25 cm na primeira linha; Alinhamento do texto: justificado. Notas explicativas no rodapé devem estar em fonte Arial, tamanho 10 enumeradas em algarismos numéricos.
2.3.5 As páginas deverão ser numeradas a partir da primeira página, no canto inferior direito. Tabelas, gráficos e quadros deverão ser enumerados e inseridos no espaço a eles destinados, com suas respectivas legendas e fontes, seguindo as normas da ABNT. As figuras (em extensão ‘jpg’ – a partir de 200 dpi) devem estar incluídas no arquivo Word.
2.3.6 As palavras estrangeiras e destaques devem ser citadas em itálico. Nomes próprios estrangeiros não deverão estar em itálico.
2.3.7 As referências deverão ser elencadas ao final do documento, em ordem alfabética, sem numeração e em espaçamento simples. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar, respeitando a ordem cronológica de publicação. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de “a, b, c...”. Somente devem constar na lista os autores efetivamente utilizados para a elaboração do trabalho.
2.3.8 As citações diretas ou indiretas e a lista de referências devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
3 DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
3.1 Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios: adequação da proposta ao eixo temático submetido, apresentação objetiva dos elementos do resumo, pertinência dos conteúdos em relação ao(s) objetivo(s), relevância da temática para a História da Educação no Amazonas, qualidade da redação e organização do texto (neste quesito se inclui: ortografia, gramática, sintaxe, coerência, coesão, objetividade e estrutura formal).
4 DOS EIXOS TEMÁTICOS/GRUPOS DE TRABALHO
4.1 Os Eixos Temáticos do II Seminário de História da Educação do Amazonas (SHEA): Avanços, Desafios e Resistências para Decolonizar/Contracolonizar as Amazônias, serão os seguintes: 1) História das Instituições, Culturas Escolares e Políticas Educacionais; 2) Historiografia, Fontes, Sujeitos, Docências e das Práticas Escolares e 3) Etnias/Povos Originários, Gênero, Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e História da Educação.
4.2 Os trabalhos inscritos nesses Eixos Temáticos, comporão os Grupos de Trabalho/Sessões de Apresentação (presencial e on-line/remota-síncrona), os/as quais ocorrerão em datas e horários estabelecidos.
4.3 Cada Grupo de Trabalho/Sessão de Apresentação terá a duração de até 3 (três) horas, por isso recomenda-se o ingresso com antecedência máxima de 10 (dez) minutos do horário de abertura das suas atividades.
4.4 Será limitado o número de 8 (oito) trabalhos por Grupo de Trabalho/Sessão de Apresentação. Caso exceda esse quantitativo, fica a critério da Comissão Organizadora do II SHEA, abrir novas sessões para as apresentações.
4.5 O funcionamento do Grupo de Trabalho/Sessão de Apresentação se dará da seguinte forma: 1) cada trabalho (presencial ou on-line/remota-síncrona), terá o tempo de 10 (dez) a 12 (doze) minutos para apresentação; 2) a cada 4 apresentações de trabalhos haverá 15 minutos de comentários e considerações das/dos participantes.
4.6 Será disponibilizado pela Comissão Organizadora do II SHEA, ‘template’ oficial do evento para apresentação dos trabalhos nas sessões presenciais e on-line (remotasíncrona).
4.7 Os trabalhos aceitos (Cartas de Aceite) serão disponibilizados as/aos autoras/autores Sistema de Submissão de Trabalhos do II SHEA, conforme o cronograma estabelecido.
4.8 Cada Grupo de Trabalho/Sessão de Apresentação terão listas de presenças que serão disponibilizadas ao final das apresentações.
5 DAS APRESENTAÇÕES
5.1 As apresentações de trabalhos acontecerão de forma presencial e remota/síncrona em salas criadas pela Comissão Organizadora do II SHEA, em dia e horário a ser informado, após a divulgação dos trabalhos aprovados.
5.2 A apresentação poderá ser realizada por qualquer uma/um das/dos autoras/autores ou co-autoras/co-autores do trabalho.
5.3 A/O autora/autor ou co-autora/co-autores terá o tempo de 10 (dez) a 12 (doze) minutos para apresentação do seu trabalho, seja na modalidade presencial ou on-line (remota/síncrona).
5.4 A/O apresentadora/apresentador do trabalho deve permanecer até o final do Grupo de Trabalho/Sessão de Apresentação, podendo ocorrer a perda da certificação caso saia antes do término.
5.5 A lista de apresentação seguirá os horários divulgados pela Comissão Organizadora do II SHEA, não podendo ocorrer alterações, sem aviso prévio, encaminhado por e-mail, com justificativa para tal.
6 DOS PAGAMENTOS
6.1 Todas/Todos as/os autoras/autores e co-autoras/co-autores devem estar inscritas/inscritos no evento e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, para submeter trabalho no II Seminário de História da Educação do Amazonas (SHEA): Avanços, Desafios e Resistências para Decolonizar/Contracolonizar as Amazônias.
6.2 O pagamento deverá ser realizado no ato da submissão do trabalho, no Sistema de Submissão de Trabalhos do II SHEA.
6.3 Todas/Todos as/os autoras/autores e co-autoras/co-autores devem estar inscritas/inscritos no evento e com taxa de submissão paga, no ato da submissão.
6.4 Aquelas/Aqueles cujos trabalhos enviados não forem aprovados para apresentação, não terão direito à restituição do valor pago pela inscrição.
6.5 Aquelas/Aqueles cujos trabalhos enviados não forem aprovados, poderão frequentar todas as sessões do evento e receberão certificado de participação, correspondente à modalidade ‘ouvinte’, desde que possuam frequência mínima de 75% nas atividades do II SHEA.
7 ANAIS DO EVENTO E CERTIFICAÇÕES
7.1 Somente receberão os certificados do evento as/os participantes que estejam com sua inscrição completa e processada, e com a frequência mínima de participação no evento em 75% nas atividades propostas.
7.2 Os certificados serão emitidos em até 30 dias, após o evento.
7.3 Os anais do II SHEA serão de forma eletrônica, com ISSN e serão publicados pelo GEPEPHE LEHED Edições em parceria com editora nacional.
7.4 O II Seminário de História da Educação do Amazonas (SHEA): Avanços, Desafios e Resistências para Decolonizar/Dontracolonizar as Amazônias, terá os seguintes tipos de publicação/anais: 1) Cadernos de Resumo (resumos simples); 2) Livro de Resumos (resumos expandidos); 3) E-book (artigo científico/trabalho completo), a serem disponibilizados nas datas definidas no cronograma do evento.
8 DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 Os casos omissos neste regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora do II SHEA.
Submissão de Oficinas e de Minicursos
Comunicado de Normas e de Regras para a Submissão de Oficinas e Minicursos no II Seminário de História da Educação do Amazonas (SHEA): Avanços, Desafios e Resistências para Decolonizar/Contracolonizar as Amazônias.
1 APRESENTAÇÃO
1.1 A Organização Geral do II SHEA, apresenta o presente Comunicado de Normas e de Regras para a Submissão de Oficinas e de Minicursos.
2 OBJETIVO DESTE COMUNICADO
2.1 O presente Comunicado tem por objetivo, estabelecer as normas e os critérios para a submissão e a seleção de oficinas e de minicursos a serem realizados no dia 21 de junho de 2025 no II SHEA.
3 REQUISITOS E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
3.1 Poderão propor as oficinas ou os minicursos, qualquer pessoa que tenha interesse em participar do II SHEA.
3.2 Cada proponente poderá submeter somente uma proposta de oficina ou de minicurso.
3.3 Os minicursos e as oficinas serão realizadas no dia 21 de junho de 2025, no horário das 08:45h às 10:20h.
3.4 A proposta deverá ter, no máximo, 1 hora e 30 minutos de duração e deverá ser oferecida em apenas um dia.
4 DA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS E DE MINICURSOS
4.1 O prazo para submissão de propostas de oficinas e de minicursos no II SHEA, será de 01/06/2025 a 04/06/2025.
4.2 A realização de oficinas e de minicursos serão nos formatos remoto-síncrono (on-line) e presencial, a ser indicado no momento de submissão da proposta.
4.3 As propostas de oficinas e de minicursos deverão ser submetidas, exclusivamente, por meio do seguinte link: https://forms.gle/tbcxAJ8qZu3AMrTb8.
4.4 Na proposta de oficina e de minicurso, deverá constar os seguintes itens: Nome(s) das(os) Proponente(s); E-mail das(os) Proponente(s); Título da Proposta; Objetivo Geral da Proposta; Identificação da Proposta; Modalidade da Proposta e Número de Participantes.
5 DA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS E DE MINICURSOS
5.1 A Comissão Organizadora do II SHEA realizará a seleção das propostas apresentadas, no período de 05/06/2025 a 06/06/2025 por meio da avaliação, conforme os critérios abaixo:
- Submissão da proposta devidamente preenchida;
- Adequação às normas gramaticais e de redação;
- Clareza na exposição de ideias;
- Aplicabilidade e significância da temática e do objetivo geral;
- Vinculação da proposta ao II SHEA.
6 DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
6.1 A divulgação do resultado das propostas de oficinas e de minicursos selecionados será realizada no dia 06 de junho de 2025, por meio do envio do resultado aos e-mails das(os) proponentes e no sítio eletrônico oficial do II SHEA.
6.2 Os recursos ao resultado deverão ser encaminhados para o e-mail: gepephe.uea@gmail.com.
7 DA CERTIFICAÇÃO
7.1 Serão emitidos certificados para todos os ministrantes de oficinas e de minicursos, constando a carga horária deles.
7.2 Para receber o certificado é obrigatória a inscrição do ministrante no evento, o qual terá a isenção da taxa de pagamento.
7.3 Somente serão emitidos certificados as/aos ministrantes, após o cumprimento de todas as etapas que envolvem a realização da atividade.
8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 As/Os proponentes, ao submeterem as propostas de oficinas e de minicursos, deverão conhecer e aceitar as normas estabelecidas neste Comunicado, sendo desclassificados as/os proponentes que não observarem tais normas.
8.2 Caso haja desistência na realização de oficina ou de minicurso selecionado, a/o proponente deverá comunicar tal fato à Comissão Organizadora do II SHEA, por meio do seguinte e-mail: gepephe.uea@gmail.com, o mais breve possível.
8.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do II SHEA.
Manaus, 30 de maio de 2025.
Comissão Organizadora do II SHEA