II Seminário Discente Ciência Política - UnB

II Seminário Discente Ciência Política - UnB

presencial Instituto de Ciência Política (IPOL) - Distrito Federal - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

XX Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediatrica

Quarta-Feira, 1 de Maio

Cuiabá, MT

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - II SEMINÁRIO DISCENTE IPOL/UNB


15/07 a 05/08 - Período de inscrição de temáticas para Seminários Temáticos;

25/08 a 17/09Período de inscrição de resumos expandidos nos Seminários Temáticos;

05/10 - Prazo de envio de resumos;

13/10 - Divulgação dos resumos aprovados;

03/11 - Prazo do envio dos trabalhos completos.


FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

 https://forms.gle/AWcbnXyEaxdJJE969


SEMINÁRIOS TEMÁTICOS


A multiplicidade do neoliberalismo

Lays Vieira - Ipol/UnB

Carolina L. Gonçalves - Ipol/UnB

 

O ST tem por objetivo trazer para o diálogo pesquisadores de graduação e pós-graduação que estejam desenvolvendo trabalhos que abordem o neoliberalismo em suas várias facetas. Espera-se oferecer insights frutíferos para entender os fenômenos sócio-políticos contemporâneos correlacionados, recortados e/ou que tem em sua base tal categoria (polissêmica). Metodologicamente, o ST terá cinco grandes eixos temáticos, abrigando desde estudos teóricos até comparativos e estudos de caso: As moralidades e subjetividades do neoliberalismo; Os diferentes neoliberalismos e suas interrelações; Democracia e neoliberalismo(s); Neoliberalismo(s) no Sul Global; Neoliberalismo(s) e sociologia fiscal. Trabalhos longitudinais, experimentais e novas abordagens que se encaixem nas temáticas propostas, também são bem-vindos. Ressalta-se que os tópicos apresentados não devem servir para limitar a participação, estando aberto a novas constituições teóricas e metodológicas. Destacamos também a importância de trabalhos que dialoguem com áreas correlatas, como a Economia e o Direito, e que adotem perspectivas teórico-analíticas plurais.


Teoria e pensamento político

Kaio Felipe - IESP-UERJ

Mateus Lôbo - PPGSOL-UnB

 

Este Seminário Temático busca acolher pesquisas voltadas ao múltiplo conjunto de investigações pertinentes aos campos de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. Interessam-nos, no âmbito da Teoria Política, estudos de cunho normativo ou historiográfico sobre autores, ideologias e/ou tradições de reflexão política clássicas, modernas ou contemporâneas. Quanto à área de Pensamento Político Brasileiro, o propósito é reunir investigações acerca dos “clássicos” da área, mas também refletir sobre como o repertório das “Interpretações do Brasil” é acionado pelas instituições, práticas sociais e projetos políticos – por meio de marcadores como “gênero”, “nação”, “raça”, “região” – para forjar uma imagem de “povo brasileiro”. Por fim, estimula-se a apresentação de perspectivas comparativas que analisem os tradicionais objetos de ambas as áreas à luz de questões contemporâneas, tais como a geopolítica do saber e o status da Teoria e do Pensamento Político na América Latina.


Movimentos sociais, partidos e sistema político

Ana Vaz – Ipol/UnB

Mariana Fonseca – Ipol/UnB

 

Os acontecimentos políticos dos últimos 10 anos (2013, golpe, eleição de 2018 e pandemia da covid 19), a conjuntura nacional e internacional impactaram diretamente a relação e a interação entre os movimentos sociais, os partidos políticos e o sistema político partidário brasileiro. Novas articulações, formas de atuação e atores entraram em cena. Nesse ST abrigamos análises sobre como as organizações políticas, sejam elas partidárias ou não, tem se relacionado com o Estado brasileiro e a sociedade civil nos últimos anos.  Diante desse cenário, esse seminário temático estimula apresentação de trabalhos em tornos de: a) organizações partidárias e suas relações com movimentos sociais; b) transformações promovidas por atores politicos e suas dinâmicas de participação; c) mudanças em ativismos, repertórios ou tipos de interação entre sociedade civil, partidos políticos e Estado; d) novas relações entre partidos políticos, suas bases eleitorais e sociedade civil; e) movimentos sociais e políticas públicas.


Justiça e Democracia: Dinâmicas da atuação do sistema de justiça ante tensões por ruptura democrática

 

Igor Costa – Ipol/UnB

Leandro Prazeres – Ipol/UnB

 

O ST “Justiça e Democracia: dinâmicas da atuação do Sistema de Justiça ante tensões por ruptura democrática” busca promover o debate acerca da postura das instituições que compõem o sistema de Justiça em tempos nos quais se tornou comum a pregação de pautas antidemocráticas e acenos autocráticos vindos de diversos estratos e atores da sociedade, inclusive, daqueles que, em regra, deveriam proteger a democracia e seus signos, na forma do que dispõe a Constituição de 1988. O campo dos estudos judiciais na Ciência Política ainda está em construção no Brasil e carece, neste momento, principalmente, de estudos empiricamente informados sobre como têm se comportado as instituições responsáveis do sistema com vistas a lançar luzes sobre sua atuação e sua conformidade com aquilo que o constituinte originário designou como obrigação a cada uma delas, seja o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e até mesmo as polícias. Os trabalhos submetidos podem pautar-se pela utilização de variáveis diversas, objetivando demonstrar como têm se comportado essas instituições e quais são os rumos possíveis dentro de um cenário de ameaças constantes à democracia. A abrangência do objeto de estudo poderá contemplar diferentes níveis federativos e/ou internacionais. Também é esperada que as propostas contenham diversidade metodológica (estudos de caso e análises comparadas, por exemplo), privilegiando uma diversificação das abordagens analíticas e trabalhos que contemplem áreas como as Ciências Sociais e as Ciências Sociais Aplicadas.


Desafios da democracia brasileira

 

Esta Sessão Temática pretende discutir experiências, potencialidades e desafios que atravessam a democracia brasileira. Serão bem-vindos trabalhos que tratem tanto da ampliação e a legitimação da democracia, em seus aspectos processuais e substantivos, quanto aqueles que joguem luz nas dinâmicas de resistência e enfrentamento às violências institucionais e segregacionistas, devido ao cenário político atual, o qual enfrenta processos de (des)institucionalização de políticas participativas e mudanças nas políticas públicas. Serão aceitas tanto contribuições predominantemente teóricas, quanto empíricas, focadas nos mais diferentes níveis de análise, que apresentem questões sobre a estabilidade e efetividade da democracia. Ainda, considerando o papel da representação na democracia, as possíveis formas de ampliação da representação – mandatos coletivos e movimentos de renovação política – e interação com os diversos poderes de Estado – Executivo, Legislativo ou Judiciário.


FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

 https://forms.gle/AWcbnXyEaxdJJE969

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

https://forms.gle/AWcbnXyEaxdJJE969

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}