A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é a especialidade médica do cuidado integral, da medicina centrada no indivíduo, do respeito ao contexto social e cultural com foco centrado na Atenção Primária à Saúde (APS). Nela, cuida-se de indivíduos e famílias, independentemente da idade, cultura, ciclo de vida, gênero, aparelho ou órgão.
Por isso, é considerada a especialidade estratégica na organização dos sistemas de saúde, uma vez que a APS é quem deve, preferencialmente, estruturar esses sistemas. Cabe à MFC garantir e zelar pelo primeiro contato, pela longitudinalidade, pela integralidade, pela coordenação do cuidado e pela orientação familiar e comunitária.
No corrente ano de 2020, no qual vários desafios e novos paradigmas de cuidado são impostos, não é estranho que a própria MFC reflita sobre seu papel no cuidado à saúde. Contatos virtuais, contato físico reduzido, novos patógenos e novas tecnologias, questionamentos sobre a Ciência médica são assuntos e situações que o MFC, além de outros profissionais atuantes na APS, tem se deparado, com o compromisso de não deixar de refletir sobre as questões de vulnerabilidade e determinantes sociais em saúde que se impõem independente do contexto e que, em verdade, tendem a se tornar mais pujantes.
Em 2017, fora feita uma aposta valorosa no Sul de Minas: realizar a Primeira Jornada Sul Mineira de Medicina de Família e Comunidade. Realizada e Coordenada na Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS).
Esperamos neste ano de 2020 fomentar a MFC do Sul de Minas, garantindo espaços de integração e divulgação da especialidade, o fortalecimento da APS e mostrar a atuação da APS, em contextos de pandemia e epidemia, na proteção e cuidado, em especial dos grupos mais vulneráveis.